Escritores

Como divulgar seu livro e vender mais como autor (apesar da crise editorial)

Todo escritor sonha em ter os seus trabalhos reconhecidos, mas para isso ele precisa saber como divulgar seu livro.

Se você se encontra nessa jornada em busca de deixar o ostracismo literário e quer que as pessoas te reconheçam como pessoa pública, enquanto reconhecem o seu trabalho, saiba que é extremamente importante que você saiba como divulgar seu livro.

Ah, mas a responsabilidade da divulgação está na editora, nas livrarias, na mídia?

A resposta é: não!

O maior interessado no sucesso do seu trabalho é você.

É claro que editora, investidores, livrarias e afins são interessados, por tabela, no sucesso do seu livro. Entretanto, o trabalho é seu e você sempre será o interessado mais direto no sucesso dele.

Por isso, é muito importante que você tenha total noção sobre como divulgar seu livro.

Seu livro como marca pessoal

Como dissemos anteriormente, saber como divulgar seu livro está diretamente ligado ao fato do seu reconhecimento como profissional.

Quando você escreve, aquilo que está transcrito faz parte da sua identidade.

Se o livro tem um tema mais técnico, de estudo, ele é fruto do seu esforço em adquirir conhecimentos; se ele for um romance, a história tem sempre um “que” do autor, você.

Isso que nem vamos entrar no mérito das biografias, até porque nenhum projeto literário tem mais identidade do que esse.

Em todos esses casos, o seu projeto literário leva a sua marca, possui a sua identidade, faz parte do seu marketing pessoal e por isso tudo cabe a você ter total domínio sobre como divulgar seu livro.

Divulgar seu livro vende você

Umas das maiores frustrações profissionais dos escritores é não entender que as suas obras são suas marcas registradas e que a divulgação dela culmina diretamente na sua divulgação profissional, ou seja, como divulgar seu livro também é como divulgar você.

O ditado popular diz que o homem chega ao seu “nirvana” quando em sua vida já plantou uma árvore, teve um filho e escreveu um livro – para que você tenha noção da importância pessoal em carregar um projeto literário com o seu nome.

Um projeto do porte de escrever um livro traz uma grande responsabilidade que precisa ser valorizada, e essa valorização passa justamente em saber como divulgar seu livro, já que é através dele que você será chamado para trocar experiências públicas.

Como divulgar seu livro com tantos empecilhos

Um grande fator que dificulta como divulgar seu livro nos dias atuais se encontra no título do texto e chama-se crise editorial.

Essa tal crise editorial é mais um fruto da crise financeira que tem abalado o mercado nacional nos últimos anos, mas não vem apenas disso.

A crise editorial é a ponta do iceberg da crise financeira em que o país vive nos últimos anos, mas, também, é fruto de uma crise cultural da atual geração.

A cada ano que passa lemos menos, e quando falamos isso é no modo geral.

Culturalmente, um dos fatores no qual temos lido menos é devido a correria diária e a intensidade das nossas atividades.

Fruto da “Era Pós-Digital”, as novas gerações estão chegando sem ao menos ter sido inserida ao mundo da leitura.

A perda de leitores assíduos culmina na diminuição na tiragem e venda de livros e crises financeiras em editoras e livrarias, que, de duas, uma, tem fechado ou diminuído o seu contingente de estabelecimentos.

Com a falta de interesse por meio do público geral, como divulgar seu livro passa a ser uma função muito mais difícil do que anos atrás.

Muito embora o fator divulgação tenha ganhado grandes aliados desde o advento virtual, a correria proveniente deste momento onde tudo é digital e online é um dos fatores que têm gerado o desinteresse na leitura, fruto da correria diária, como falamos anteriormente.

Então, como divulgar seu livro

como divulgar seu livro

Como tudo na vida, se vemos empecilhos precisamos achar as soluções, e isso não é diferente quando se trata de como divulgar seu livro.

Por isso, trouxemos uma lista de ações práticas que você deve tomar para ter sucesso em como divulgar seu livro.

1. Seja criativo

As pessoas estão cansadas das mesmas divulgações e estratégias, então trabalhar a criatividade é o primeiro passo sobre como divulgar o seu livro.

Entretanto, ao mesmo tempo que ser criativo depende de boas doses de loucura, também é bom que tenha pontos de lucidez para que o senso de criatividade não chega à bizarrice.

Vá na contramão das ações comuns, mas não deixe de observar o mercado e o perfil do seu público.

Utilizar plataformas onlines como o Youtube ou as redes sociais linkando até o site ou página do seu livro, ou até mesmo as suas como autor, com um trailer do livro é uma ideia que pode ser muito interessante para divulgar o seu trabalho.

Além disso, utilizar essas plataformas para disponibilizar capítulos online para dar aquele “gostinho de quero mais” ou até mesmo conteúdos extras, são iniciativas criativas que podem ser muito positivas sobre como divulgar seu livro.

2. Explore influenciadores

Faça um mapeamento das principais influências digitais que podem te ajudar sobre como divulgar seu livro.

Para isso, esses influenciadores precisam ter um grande público nas redes sociais e, além do mais, esse público precisa ser engajado com as suas postagens.

Mas de nada adianta o público ser grande e engajado se ele não tem nada a ver com o perfil de público interessado no seu livro.

Então, busque influenciadores que tenham um público que case com o seu, faça uma parceira para que ele leia o seu livro e, após isso, faça comentários sobre ele para os seus seguidores.

3. Tenha um planejamento de divulgação

Uma coisa é comum, seja nas divulgações tradicionais, criativas, onlines, ou não, como divulgar seu livro depende de planejamento.

Levantamento de custos, materiais de propaganda, elenco de fatores que possam auxiliar na divulgação do seu livro etc, é fundamental para o sucesso de como divulgar seu livro.

Agora que você sabe como divulgar seu livro

É importante que você não deixe esse conhecimento como água parada. Muitas pessoas desejam saber como divulgar seu livro, e como dissemos nesse texto não entendem que isso está totalmente atrelado à sua divulgação profissional.

Por isso, te convidamos a compartilhar esse post com os seus amigos nas redes sociais.

Como divulgar seu livro vai muito além das três dicas acima.

Muitas pessoas pensam que essas técnicas são como receitas de bolo, mas, na verdade, como dissemos, as estratégias que você utilizará sobre como divulgar seu livro dependerão muito de fatores como o seu público e o mercado literário, por exemplo.

E está aí a importância que você compartilhe esse texto nas suas redes sociais, pois conhecimento não é para ser guardado.

Se você foi ajudado com as dicas e técnicas apresentadas neste post, divulgue essas informações em suas redes sociais e ajude outras pessoas da mesma maneira que você foi ajudado com esse artigo

Artigos relacionados
EscritoresStorytelling

6 tipos de narrativa que todo escritor deveria conhecer

Sobre o que vamos falar? As narrativas são formas de contar determinada situação ou…
Saiba Mais
EscritoresStorytelling

É melhor ser Ghost Writer ou autor? Como seguir em um dos dois caminhos

Sobre o que vamos falar? Quais são os dois caminhos que você pode escolher para trabalhar com…
Saiba Mais
Escritores

Como escrever um livro: 3 motivos para você escrever o seu best-seller

Principais assuntos deste post Escrever um livro não é nada fácil, principalmente quando você…
Saiba Mais