Se você acha que criatividade e inovação são qualidades inatas e não podem ser desenvolvidas, pense novamente. Este artigo desmistifica essa noção e oferece estratégias práticas para estimular a criatividade em sua empresa, transformando-a em um ambiente mais inovador e lucrativo. Bora ler?👇
Principais assuntos deste post
- Ambiente de Trabalho: A criação de um ambiente propício é crucial para estimular a criatividade dos colaboradores.
- Cultura de Troca de Ideias: Promover uma cultura onde as ideias são compartilhadas pode potencializar a criatividade na empresa.
- Educação e Treinamento: Oferecer cursos e treinamentos pode ajudar a desenvolver habilidades criativas e inovadoras nos colaboradores.
- Nosso Kit de Inovação reúne ótimos livros sobre o tema. Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto:
Quem não gostaria de ter uma empresa mais criativa, onde os colaboradores pensam ideias únicas e originais e encontram inovações e soluções para os problemas que surgem?
A maioria dos líderes e empreendedores acredita que isso faz parte de um mundo ideal que, apesar de muito bom, não é uma realidade. A verdade é que tanto a criatividade, quanto a inovação, podem ser estimuladas e desenvolvidas.
Mas, como estimular a criatividade e inovação dentro de uma empresa? Neste artigo, vamos falar sobre algumas atitudes que estimulam os seus colaboradores a pensarem e agirem de forma mais criativa no trabalho.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- Como estimular a criatividade e a inovação nos negócios
- Quais as diferenças entre criatividade e inovação?
- Quais os benefícios de estimular a criatividade e a inovação?
- Exemplos de estímulos que você pode aplicar no seu negócio
- Aprenda a inovar no seu negócio e ter mais lucro
Como estimular a criatividade e a inovação nos negócios
Talvez você não saiba, mas tem como estimular a criatividade e o pensamento inovador nos seus colaboradores.
A inovação, é um fruto direto da criatividade. E a criatividade, por sua vez, é uma habilidade que todos nós temos – a diferença é que algumas pessoas estimulam e desenvolvem, e outras não.
Sendo assim, o que precisamos entender é que tem como estimular a criatividade, fazendo com que os colaboradores pensem de forma mais inteligente e original.
Uma das consequências diretas disso serão as ideias e inovações que esses mesmos colaboradores terão no ambiente de trabalho.
Se você quer construir uma empresa mais inteligente e inovadora, precisa, então, entender como estimular a criatividade dos seus colaboradores. Uma empresa criativa só pode ser feita através de pessoas criativas – e conseguir isso pode ser mais fácil do que você pensa.
+Dica: A criatividade pode ser estimulada e desenvolvida. O livro Potencializando Sua Criatividade aborda muito bem esse assunto. Clique para conferir.
Experimente novas abordagens
Criatividade tem uma relação íntima com o novo e diferente. Para que você entenda o que queremos dizer com isso, precisamos explicar, de forma resumida, como funciona a criatividade no cérebro dos seus colaboradores – e no de qualquer pessoa.
Nosso cérebro processa estímulos e informações através de neurônios. Esses mesmos neurônios formam grupos (redes neurais) entre si, de acordo com suas funções e características. Agora começamos a entender como funciona a criatividade na prática.
Alguns estudos explicam que pessoas mais criativas têm simplesmente uma facilidade maior de conectar essas redes de neurônios e colocá-las para trabalhar juntas. Mas não é só isso.
O mais importante nisso tudo, é que um cérebro criativo tem a capacidade de unir e usar ao mesmo tempo, redes neuronais que não costumam trabalhar juntas. Isso significa que, quando temos ideias criativas, estamos usando o cérebro de um jeito diferente.
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Por isso, a forma como abordamos os problemas, os processos que utilizamos para realizar tarefas e uma série de outros fatores, têm o potencial de reprimir ou de estimular o pensamento criativo.
Isso tem relação íntima com dois aspectos chave no cotidiano de uma empresa: a comunicação e os processos de produção ou de execução de tarefas.
Comunicações chatas, imprecisas ou hostis moldam a percepção do colaborador que as ouve. Mesmo sem perceber, ele vai agir e pensar de forma correspondente ao tom da comunicação que recebeu.
Além disso, os processos também merecem uma atenção especial. Processos internos para produzir e executar tarefas podem ser importantes. No entanto, muitas empresas cultivam processos desnecessários, que limitam a autonomia criativa dos colaboradores.
Repensar esses pontos e se certificar de que as abordagens não são repressoras da criatividade é uma atitude simples e que já pode fazer grande diferença.
Ofereça um ambiente de trabalho criativo e propício
O fator do ambiente é outro ponto que também pode ser utilizado nesse processo, por mais inusitado que pareça. Existem duas formas comprovadas cientificamente para fazer isso.
A primeira delas diz respeito à organização do ambiente de trabalho. É muito provável que você já tenha visto alguém associar bagunça e criatividade – mas calma, vamos explicar a verdade sobre isso.
Algumas pessoas confundem e associam bagunça e criatividade pelo motivo que explicamos a algum parágrafo. O cérebro, em um pico de criatividade, utiliza redes neuronais diferentes ao mesmo tempo e foge do “padrão” cerebral normal.
Isso seria a base do argumento de que pessoas criativas são desorganizadas. A neurociência, na verdade, explica que a desorganização atrapalha o processo analítico e gera um desgaste mental maior, o que pode minar a criatividade de qualquer um.
Para estimular o pensamento criativo, um ambiente deve ter um “meio termo”. Isso significa que ele deve ter um nível de organização que não seja exagerado ou excessivo.
Uma organização impecável, além de não estimular a criatividade, pode sabotá-la, já que é pode ser trabalhoso ou “chato” manter tudo impecável e perfeito.
Por outro lado, a “bagunça” também deve ser limitada, caso contrário, gera confusão e cansaço mental. Ela deve ser, no máximo, uma consequência da liberdade criativa, ou seja, algumas coisas fora do lugar, mas por uma questão de praticidade.
As cores também influenciam. Estudos indicam fortemente que o azul e o verde são as cores que mais nos induzem ao fluxo de pensamentos criativos e à criação de ideias inovadoras.
Então, realmente, tem como estimular a criatividade dos colaboradores a partir das cores no ambiente de trabalho. Para isso, basta distribuir um pouco mais de azul e de verde pelo ambiente.
Pintar uma ou outra parede com um destas cores, se possível, é a ideia mais óbvia e que vai, sim, ajudar. Mas não é a única forma de fazê-lo. Ao longo do ambiente, e em locais estratégicos, objetos que tenham essas cores visivelmente é algo simples e efetivo.
+Dica: Em termos de comunicação, o livro Comunicação e Persuasão, do músico Álvaro Fernando, é um dos melhores conteúdos para aperfeiçoar a sua forma de se comunicar. Clique aqui para saber mais.
Ofereça cursos e treinamentos
Conhecimento teórico também é uma alternativa. Existem conteúdos que podem ser muito úteis, tanto em forma de cursos, treinamentos ou até mesmo de livros, que ensinam a pessoa a pensar de forma mais criativa e inovadora.
Muitas vezes, as empresas utilizam de treinamentos e conhecimento teórico para desenvolver e aperfeiçoar as capacidades dos seus colaboradores. Ora, a criatividade é uma habilidade como qualquer outra, e pode ser estudada, compreendida e praticada.
Como estamos mostrando, um empreendedor ou líder tem como estimular a criatividade e o pensamento inovador de seus colaboradores de diversas formas. E a teoria pode, sim, ser um dos caminhos para isso, por mais que não seja o único.
Crie uma cultura de troca de ideias entre os colaboradores
Quando falamos em criatividade e inovação, estamos falando, em última instância, de ter ideias. É evidente que, para produzir ideias, é melhor ter dezenas de cérebros do que apenas um.
Você pode pensar que a empresa tem essa vantagem, por ter o cérebro de seus colaboradores trabalhando a seu favor. No entanto, você pode e deve usar esse mesmo princípio para potencializar isso.
A única forma de fazer isso é criando uma cultura de troca de ideias entre os colaboradores da empresa. Essa talvez seja a dica mais simples de todo este artigo.
O hábito de ter ideias ou processo criativo é exercitado e estimulado quando somos expostos a um fluxo de ideias. Principalmente se essas virem de outras pessoas.
É uma lógica muito parecida com o Brainstorming (que também deve ser colocado em prática), onde os colaboradores expõem suas ideias e, juntos, trabalham essas ideias complementando ou adaptando-as.
Quais as diferenças entre criatividade e inovação?
Criatividade e inovação são coisas diferentes, mas têm a mesma origem: as ideias. Criatividade, como nós já explicamos, é a habilidade de ter ideias únicas e originais com relação a qualquer coisa.
Por ser uma habilidade que todos temos, tem como estimular a criatividade das pessoas em qualquer ambiente ou idade. Principalmente quando você quer gerar mais inovação.
A inovação é o ato de ter ideias novas e úteis dentro do ambiente de negócios – e também pode ser estudada por quem quer praticá-la.
Uma pessoa criativa nem sempre é inovadora no trabalho ou nos negócios. Mas uma pessoa inovadora sempre é criativa. Com isso, dá para entender como estimular a criatividade é uma forma de estimular a inovação.
Quais os benefícios de estimular a criatividade e a inovação?
Observando a história da humanidade, podemos perceber um detalhe inusitado: o mundo é movido por ideias. Tudo o que existe de bom, todas as evoluções, toda a riqueza, tudo o que melhora a vida das pessoas, tem origem em uma ideia.
Se você for um empreendedor, deve saber que quem tem ideias tem uma grande vantagem competitiva nos negócios. Empresas criativas e inovadoras são prova cabal disso.
Exemplos de estímulos que você pode aplicar no seu negócio
Além dessas práticas que indicamos, existem outras pequenas atitudes que podem complementar este conteúdo ou simplesmente te ajudar a colocá-lo em prática.
Uma dessas atitudes é a que acabamos de citar acima, o Brainstorming. O brainstorming pode ser utilizado de forma individual ou coletiva.
Na forma individual, a pessoa deve simplesmente anotar todas as ideias possíveis que vem à sua mente, sem questioná-las ou trabalhá-las.
O objetivo é de fato retirar ideias “brutas” da mente e passar para o papel. Só depois disso, essas ideias podem ser selecionadas e aperfeiçoadas à realidade.
Coletivamente, o brainstorming é feito em reuniões, onde se segue um processo muito parecido com o brainstorming individual. A diferença é que todo mundo tem ideias e, depois de passá-las para o papel, discutem juntas.
Premiar ideias também pode ser um caminho. Essa prática é chamada de gamificação e pode ser usada para objetivos como estimular a criatividade, inovação ou desempenho no trabalho.
Resumidamente, uma gamificação é uma premiação para quem atinge objetivos. O objetivo, nesse caso, pode ser ter uma ideia boa o bastante para receber uma premiação. Os colaboradores naturalmente irão se interessar e se motivar a ter ideias.
+Dica: O livro Gamificar explora esse assunto de forma didática e prática. Clique aqui para saber mais sobre o livro.
Aprenda a inovar no seu negócio e ter mais lucro
Por fim, é importante entender que a inovação pode e deve ser estudada e compreendida por qualquer empreendedor. Para isso, é necessário ler bons livros sobre o assunto.
Nosso Kit de Inovação oferece um conteúdo prático e abrangente para quem quer entender o que é inovação e, claro, aplicar isso na prática. Esse conteúdo está distribuído em quatro livros:
- Os Verdadeiros Heróis da Inovação, de Matt Kingdom;
- Dez Tipos De Inovação, de Larry Keeley;
- A Revolução Digital, de Christopher Surdak;
- Olhe Mais Além, de Andy Stefanovich.
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