Desenvolvimento de carreira

Gestão de equipe: como liderar e desenvolver pessoas no trabalho

Sobre o que vamos falar?

  • Saber liderar pessoas é uma habilidade que todo gestor de equipes precisa desenvolver, pois somente assim os profissionais de uma empresa vão conseguir entregar um serviço de alta qualidade!
  • Neste artigo, você vai saber quais são as principais competências que um gestor de equipe precisa ter para gerir bem seus liderados e como construir sua autoridade diante da equipe é importante.
  • Além disso, você também vai saber quais são as práticas que todo gestor de equipe precisa fazer para aplicar uma boa gestão e porque ser um líder influente e persuasivo é fundamental.
  • Quer saber como melhorar a sua comunicação com a equipe e se tornar um líder verdadeiramente influente? Adquira o Kit de Persuasão e Influência clicando no botão abaixo.

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O talento vence jogos, mas trabalho em equipe e inteligência vence campeonatos.
– Michael Jordan

Toda equipe precisa de um líder para chegar a algum objetivo. Imagine, por exemplo, um time de futebol que não tenha um líder (ou capitão) para direcionar ações da equipe. Certamente, todos os jogadores se sentiriam desnorteados em campo!

Este é o sentimento dos profissionais de uma empresa que trabalham sem uma gestão de equipe que os guie em um determinado projeto. As pessoas se sentem perdidas e, muitas vezes, não conseguem reconhecer a importância do seu próprio trabalho.

Desta forma, a equipe inteira se sente desmotivada e insatisfeita em trabalhar na organização – o que acaba afetando a produtividade e a qualidade final dos produtos/serviços que a empresa oferece.

Portanto, se você quer gerir melhor a sua equipe e fazer com que seus colaboradores trabalhem motivados na sua empresa, leia este texto até o final! Você vai aprender como aplicar uma gestão de equipe eficiente e melhorar a sua liderança.


Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

Como gerir bem uma equipe?

Como gerir bem uma equipe?

Um bom gestor de equipe é aquele que faz o time alcançar os objetivos estratégicos da empresa da maneira mais eficiente possível. No entanto, para isso, ele precisa desenvolver algumas capacidades específicas.

Atenção: todos os bons gestores de equipe têm essas capacidades em comum, confira quais são elas logo abaixo.

1. Comunique-se de maneira clara

Uma gestão de equipe eficiente só pode acontecer se o líder souber se comunicar de maneira clara com os colaboradores da empresa. Para isso, é preciso que ele saiba transmitir informações com facilidade, de modo que todos entendam o que ele disser.

Se comunicando de maneira clara, a equipe vai conseguir fazer tudo o que foi pedido pelo gestor, sem que haja mais problemas de entendimento.

+ Dica: a persuasão é um elemento fundamental na comunicação de quem trabalha na gestão de equipe. Se você quer melhorar sua capacidade de persuadir, adquira agora o livro Comunicação e Persuasão, de Alvaro Fernando.

2. Desenvolva um processo de produção eficiente

Para produzir um serviço ou produto de maneira mais rápida e com qualidade, é preciso que na sua empresa tenha um bom processo de produção, de forma que cada profissional faça determinada parte do trabalho.

Uma das responsabilidades da gestão de equipe é justamente elaborar processos de produção que façam os profissionais se tornarem mais produtivos, prezando sempre pela qualidade final do produto.

3. Faça treinamentos com seus colaboradores

A aplicação de treinamentos que visam melhorar o desempenho da equipe é fundamental para o bom funcionamento da sua empresa, principalmente, porque 70% dos funcionários relatam que não têm pleno domínio do trabalho que fazem.

Se você trabalha com gerindo profissionais, aplique os métodos necessários de treinamento para desenvolver as competências das pessoas que trabalham com você. Assim, você vai conseguir desenvolver as maiores aptidões dos seus colaboradores.

 

O que NÃO fazer ao gerir uma equipe

O que NÃO fazer ao gerir uma equipe

O maior erro de quem trabalha com gestão de equipe de equipe cometem ao conduzir seus funcionários é querer ser mais chefe do que líder.

Isto acontece porque muitos gestores não treinam seus colaboradores para exercer um trabalho mais eficiente, não se comunicam de maneira clara e, simplesmente, enviam tarefas sem dar qualquer feedback.

Saiba que este modo de aplicar a gestão de equipe não é feito por um verdadeiro líder! Se você quiser se tornar um líder eficiente, siga o conselho do empreendedor Michael Oliveira: “A força mais poderosa da liderança é o exemplo”.

 

Funções e perfis comportamentais

Funções e perfis comportamentais

Sempre que você estiver lidando com sua equipe, saiba: cada pessoa que trabalha com você tem um perfil comportamental diferente e vai exercer seu trabalho de acordo com seu padrão de comportamento.

Portanto, se você quer que um profissional exerça perfeitamente sua função em um determinado cargo, faça-se a seguinte pergunta: “será que o perfil comportamental deste funcionário auxilia ou atrapalha no exercício desta função?”.

Os 4 tipos de perfis comportamentais são: executor, comunicador, planejador e analista.

Pessoas que lidam melhor em situações desafiadoras, posições de liderança e tomadas de decisão rápidas são executoras. Profissionais criativos, que apresentam muitas ideias em uma reunião e são entusiasmadas com novos projetos são comunicadoras.

Já aqueles que agem naturalmente como conciliadores e evitam tomar decisões arriscadas são os chamados planejadores. E os profissionais que preferem trabalhar com dados e informações concretas são conhecidos como analistas.

Analise quais são os perfis comportamentais de cada um dos seus liderados e, a partir do padrão comportamental de cada um, distribua os profissionais nos cargos mais adequados na sua gestão de equipe.

 

Tenha uma missão clara

Tenha uma missão clara

Para que as pessoas que compõem sua equipe se sintam motivadas, elas precisam saber porque estão trabalhando na sua empresa.

E só existe um modo de realmente eficiente de fazer isso: apresentando a missão da empresa para os profissionais e a importância do trabalho deles para o cumprimento desta missão.

Além da equipe sentir que seu trabalho tem uma importância real e de que está sendo valorizada, você vai poder perceber que a produção será afetada positivamente, pois seus liderados vão estar satisfeitos com o próprio trabalho.

Portanto, quando fizer reuniões com os seus profissionais, lembre-os porque o trabalho deles é importante para a empresa. E, além disso, busque sempre manter o espírito de equipe entre os colaboradores com a sua gestão de equipe!

 

Seja um líder que gerencia pessoas

Seja um líder que gerencia pessoas

Gerir equipes é uma atividade essencialmente de liderança. E para liderar uma equipe com eficiência, você precisa saber como desenvolvê-la da melhor forma.

Estima-se que 85% das demissões ocorrem por causa de comportamento inadequado. Ou seja: profissionais que foram contratados, mas que não souberam desempenhar suas funções com qualidade.

Ao contrário do que muitos devem achar, a culpa dessas demissões não recai sobre os profissionais demitidos, mas sobre os líderes que não souberam aplicar treinamentos que mudassem este cenário.

 

+ Dica: Quer saber como aumentar sua autoridade diante da gestão de equipe e se tornar um líder influente dentro da sua empresa? Adquira agora o Kit de Persuasão e Influência.

 

6 habilidades de um bom gestor

6 habilidades de um bom gestor

Todo gestor de equipe precisa desenvolver habilidades específicas para conseguir liderar pessoas de maneira eficiente. Se você quer se tornar este tipo de líder (e não aquele que só sabe repassar tarefas) busque desenvolver desde já as seguintes competências:

1. Autoconfiança

Para que outras pessoas confiem em você, elas precisam perceber primeiro que você tem confiança em si mesmo. Caso contrário, gerir pessoas que desconfiam de você e da sua liderança, será um processo extremamente difícil.

Não se mostre inseguro! Na gestão de equipe, demonstre que você confia em si mesmo e se garante em conduzir as pessoas do seu time da melhor forma. Desta maneira, você vai conquistar a admiração dos liderados com mais facilidade.

Mas atenção: ser autoconfiante não é ser arrogante. Confie sempre no seu potencial e nas suas habilidades, mas não despreze seus subordinados por isso.

2. Prudência ao tomar decisões

Todo gestor de equipes precisa tomar decisões importantes, que afetam diretamente a produtividade dos colaboradores e, principalmente, a qualidade do produto final. Um gestor que seja apressado ou imprudente pode se dar muito mal ao conduzir seus profissionais!

Então, antes de tomar decisões importantes, pense o tempo que for preciso para tomar a decisão certa. Assim, você vai evitar muitos problemas internos na empresa e garantir aos seus liderados que eles estão sendo bem conduzidos pelo líder.

3. Autocontrole

Outro ponto que um gestor de equipes precisa desenvolver é o seu autocontrole. Muitas vezes, na gestão de equipe, lidar com problemas durante a produção, cobranças de superiores e possíveis erros dos seus liderados é algo rotineiro.

Se estressar com a equipe ou se mostrar desmotivado nestas situações é o pior caminho que você pode seguir.

Demonstrar descontrole à equipe ou descontar suas frustrações nela pode afastar você dos seus liderados e ainda fazer com que eles não te vejam como uma autoridade, mas como alguém autoritário.

4. Capacidade de lidar com erros

Capacidade de lidar com erros

Um líder não contorna problemas, e muito menos varre os problemas que encontra “para debaixo do tapete”. Um líder simplesmente resolve problemas – e para isso ele é contratado.

Na rotina da gestão de equipe, resolver problemas relacionados a atrasos de entrega, qualidade da produção e reclamações de clientes pode ser algo constante. Para resolver esse tipo de problema, um gestor precisa encontrar soluções eficientes.

Algumas possíveis soluções são: aplicar treinamentos para a equipe ou monitorar a produção para corrigir erros imediatos. Quem deve ser capaz de decidir qual a melhor solução para resolver determinados problemas é o gestor de equipes.

5. Motivação para o time

A motivação é um elemento fundamental para o bom desempenho de profissionais dentro de uma empresa. Profissionais motivados trabalham com mais vontade e, por isso, fazem um serviço com maior excelência.

Manter a motivação de uma equipe é um desafio em toda gestão de equipe, mas existem algumas práticas que podem ajudar o time a permanecer motivado, como: conceder bonificações a quem exercer seu trabalho com eficiência, premiar profissionais pelo seu desempenho, distribuir brindes etc.

Encontre uma maneira de manter o “espírito de equipe” vivo e motive seu time a trabalhar melhor!

6. Persuasão e Influência

Existem líderes, e existem líderes persuasivos e influentes! Líderes que dominam a persuasão e sabem influenciar outras pessoas têm um sucesso muito maior quando vão lidar com uma equipe de trabalho.

Isto acontece porque a persuasão e a influência possibilitam ao gestor de equipe uma comunicação eficiente na hora de interagir com seus liderados, seja fazendo cobranças, repassando tarefas ou aplicando treinamentos.

 

Gerencie a sua equipe da melhor maneira!

Gerencie a sua equipe da melhor maneira!

A responsabilidade sobre o desempenho do trabalho de outros profissionais recai sobre uma única pessoa: o gestor de equipe. Se a equipe não está produzindo como deveria, ou se a equipe está insatisfeita, o gestor de equipe precisa resolver este tipo de problema.

Uma gestão de equipe não se faz apenas passando ordens, mas sim conduzindo sua equipe para que seus profissionais exerçam o melhor trabalho possível – e ninguém melhor para fazer isso do que um gestor de equipe persuasivo e influente!

Portanto, se você quer melhorar a sua comunicação com seus liderados e construir a sua autoridade como gestor de equipe, adquira agora o Kit de Persuasão e Influência clicando no botão abaixo!

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