Empreendedorismo

Negócios lucrativos: 7 dicas indispensáveis para aumentar seus ganhos

Sobre o que vamos falar?

  • Confira as 7 dicas indispensáveis que separamos para te ajudar a criar negócios lucrativos em 2023.
  • O que realmente está por trás de negócios lucrativos? Tentamos responder essa pergunta neste artigo.
  • Se você precisa saber se o seu negócio é lucrativo, deixamos algumas dicas que vão te ajudar nessa análise.
  • Empreender com estratégia aumenta muito as suas chances de ter sucesso. Por isso, recomendamos que você leia o nosso Kit De Estratégia De Negócios. Clique no botão abaixo para saber mais:

Quero Aprender a Criar Estratégias De Negócios

 

Todo empreendedor sonha em criar negócios lucrativos. Na verdade, isso não é bem um sonho; para empreendedores, este é um objetivo. Como todo objetivo, existem caminhos ou estratégias para alcançá-lo.

Mas existe, de fato, alguma fórmula para ter sucesso nos negócios que qualquer empreendedor pode replicar na sua vida? E se existe, até que ponto isso funciona na prática?

A verdade é que por trás de negócios lucrativos existem empreendedores competentes e capazes. Neste artigo, reunimos 7 dicas que, sendo aplicadas na prática, te tornam esse tipo de empreendedor. Por isso, continue com a gente e aproveite a leitura.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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7 dicas indispensáveis para ter sucesso nos negócios

7 dicas indispensáveis para ter sucesso nos negócios

Você certamente já percebeu que existem alguns traços ou características comuns entre os empreendedores e líderes.

Apesar de cada um deles ser um caso único, realmente existem algumas virtudes e comportamentos que praticamente todo empreendedor bem sucedido tem.

Se você quer criar e guiar negócios lucrativos assim como eles, precisa usá-los como exemplo e espelhar algumas dessas características. Considerando isso, listamos 7 dicas que, aos poucos, vão te tornar esse tipo de empreendedor.

 

1. Seja persuasivo

Não é de hoje que falamos sobre a importância da persuasão para criar e liderar negócios lucrativos e bem sucedidos.

Se você estudar sobre a vida de grandes líderes e empreendedores da história, vai perceber que praticamente todos eles eram persuasivos de alguma maneira. Este é, sem dúvidas, o traço mais comum em quem tem sucesso nos negócios.

A persuasão é a capacidade de usar suas palavras para influenciar os pensamentos e as decisões das outras pessoas. Ela pode acontecer tanto através da fala, como através da escrita.

Percebemos a importância dessa capacidade quando entendemos que ter persuasão é ter poder, em praticamente qualquer área. Afinal, todas as formas de poder na sociedade moderna são mantidas através da persuasão.

Vender, por exemplo, é o ato de persuadir o consumidor a comprar um produto ou serviço (é isso, inclusive, que torna os negócios lucrativos).

Mas muitas outras relações e formas de poder no mundo de hoje são alcançadas e mantidas com base na persuasão, na habilidade de influenciar emoções, pensamentos e decisões de outras pessoas.

Todo empreendedor precisa ser persuasivo, se quiser criar e gerenciar negócios lucrativos em qualquer área.

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2. Tenha visão estratégica

Grandes empreendedores, que criam e dirigem negócios lucrativos e prósperos, sabem tomar decisões corretas.

A maioria das pessoas não têm essa capacidade e tomam decisões baseadas no que elas acham ou em crenças falsas – o que também podemos chamar de viés cognitivo.

Em outras palavras, considerar motivos errados leva a decisões erradas. E decisões erradas sabotam qualquer empreendimento. Por isso, um empreendedor precisa tomar decisões de forma racional e sensata.

Para fazer isso, ele deve ter uma visão estratégica e entender o contexto das coisas antes de tomar decisões. Se você quer construir negócios lucrativos, não pode ter uma visão limitada, como a maioria das pessoas acaba tendo.

Desenvolver uma visão estratégica é praticamente obrigatório para ter sucesso nos negócios e em posições de liderança.

+Dica: Empreender sem estratégia é um dos piores erros que alguém pode cometer. Recomendamos fortemente que você leia Sua Estratégia Precisa de Uma Estratégia, um livro clássico sobre estratégias de negócios. Para saber mais sobre o livro, é só clicar aqui.

3. Desenvolva a resiliência

Você deve imaginar que, em qualquer lugar do mundo, empreender e construir negócios lucrativos é um ato desafiador. Não tem jeito, por melhor que você seja, vai se deparar com dificuldades, problemas, imprevistos e crises.

Em qualquer área da vida humana essas coisas existem. Nos negócios, não é diferente. E você só vai chegar longe se for capaz de lidar com isso. Uma das virtudes do empreendedor bem sucedido é a resiliência.

Resiliência nada mais é que a capacidade de resistir à pressão e continuar lutando por um objetivo, mesmo que as coisas estejam difíceis. Todos nós temos medos, inseguranças e dificuldade para lidar com o desconforto.

As pessoas resilientes também sofrem com tudo isso, mas elas não deixam que estes problemas guiem suas vidas. É exatamente isso que todo empreendedor precisa fazer – atingir seu objetivo, apesar de toda pressão e dificuldade que isso impõe.

4. Torne-se mais produtivo

4. Torne-se mais produtivo

Para qualquer pessoa ou empresa, a produtividade é a base de qualquer valor que se cria. Quanto mais produtivo se é, mais valor você tende a gerar – pelo menos na maioria das vezes.

Um empreendedor que constrói e lidera negócios lucrativos precisa, antes de mais nada, gerar mais valor que a média. Muito disso depende da sua produtividade.

Isso não quer dizer que você precisa trabalhar até a exaustão só para produzir muito mais do que as outras pessoas. Significa, apenas, que você deve aproveitar ao máximo o seu tempo de trabalho.

5 horas de trabalho produtivas valem muito mais do que 10 horas com uma produtividade instável e dispersa. Sem contar que, hoje, a maioria das pessoas produz abaixo do que realmente são capazes de produzir.

Se você não estudar sobre produtividade ou não se importar com isso, tende a cair nessa tendência e produzir de forma limitada.

+Dica: Produtividade é saber gerenciar a relação entre o seu tempo, as suas tarefas e a sua disposição. Por isso, recomendamos que leia nosso artigo onde listamos 7 dicas para ter uma alta produtividade. Clique aqui para ler o artigo.

5. Pense grande

Olha, se você realmente tem o objetivo de criar negócios lucrativos, é essencial que você pense grande. Pensar grande é o ponto de partida de qualquer empreendedor.

Você deve ter notado que, ao longo deste artigo, repetimos algumas vezes que os grandes empreendedores são diferentes da maioria das pessoas.

O motivo disso é que figuras como Steve Jobs, Howard Schultz, Bill Gates, Elon Musk, dentre outros, sempre pensaram grande e tiveram grandes objetivos.

Enquanto isso, a maioria das pessoas que conviveu com estes grandes empreendedores tinham objetivos limitados e, mesmo tendo as mesmas condições e oportunidades, não tiveram, nem de longe, os mesmos resultados.

Tudo isso pelo simples fato de não pensarem grande. Entenda que os seus objetivos e planos acabam se projetando na sua vida, de alguma forma. Afinal, você não vai chegar no topo se não tiver esse objetivo.

6. Torne-se um líder de verdade

Todas as dicas que listamos neste artigo são extremamente úteis e necessárias para quem quer ser um grande empreendedor e construir negócios bem sucedidos. Mas você pode colocar tudo a perder se não entender uma coisa: todo empreendedor é um líder.

Empreender é liderar um negócio e isso significa, também, liderar as pessoas que trabalham nesse negócio. Não existem negócios lucrativos e prósperos sem um líder de verdade.

E aí chega o ponto crítico: não basta ser um líder na teoria. Você precisa ser um líder de fato. Diferente do que muita gente pensa, um líder não é um manda-chuva, que distribui ordens e broncas aos colaboradores.

Um líder pode ser comparado com um guia durante uma trilha. A missão principal de qualquer líder é tornar as coisas melhores para a empresa, para os colaboradores e para os clientes. Empreender exige liderança – e liderança exige competência.

+Dica: Assim como qualquer habilidade, a liderança pode ser estudada e desenvolvida por qualquer pessoa. Para isso, você pode ler o artigo em que comentamos sobre os 6 melhores livros sobre liderança. Clique aqui para ler o artigo.

7. Nunca pare de aprender

A sétima dica pode (e deve) ser aplicada em qualquer área da sua vida e, assim, como todas as outras, é uma característica que os maiores empreendedores têm em comum: nunca pare de aprender ou de se aperfeiçoar.

Uma pessoa, seja quem for, que pensa estar no auge e que, por isso, não precisa melhorar em nada, está prestes a estagnar e entrar em decadência.

É uma lógica simples – se ela acredita que não há mais para onde subir, a única opção será cair. Todo mundo pode melhorar em alguma coisa, sempre.

Um dos segredos dos empreendedores mais bem sucedidos da história é justamente o fato de que eles não aceitam estagnar e procuram melhorar e aprender coisas novas. Aconselhamos que você faça o mesmo.

O que está por trás dos negócios lucrativos?

O que está por trás dos negócios lucrativos?

Além de empreendedores ou líderes que seguem todos estes princípios acima, você sabe dizer o que mais está por trás de negócios lucrativos?

O que gera receita e torna qualquer negócio lucrativo e próspero são as vendas – que são, de certa forma, a base de toda a economia do mundo. Para ser lucrativa, uma empresa deve, antes de qualquer outra coisa, vender bem.

Lembra que a primeira dica deste artigo diz que todo empreendedor precisa ser persuasivo? Mas, além disso, também é fundamental entender um tipo específico de persuasão: a que se utiliza para vender.

Não podemos ignorar que a essência do empreendedorismo são as vendas e, portanto, um empreendedor precisa ser um vendedor de ideias e de produtos.

Como saber se o seu negócio pode ser mais lucrativo

Como saber se o seu negócio pode ser mais lucrativo

Muitos empreendedores enfrentam o dilema de terem negócios lucrativos, mas que parecem estagnados. Acontece muito com pequenas e médias empresas, que crescem até certo ponto, se tornam lucrativas, e de repente param de crescer.

Isso indica, então, que o negócio cresceu até o seu limite e não pode mais ser escalado ou se tornar mais lucrativo? Na maioria das vezes, não. Isso costuma ser um sintoma da falta de estratégia em uma empresa. Para isso, damos uma dica ao final deste artigo.

Como criar negócios lucrativos

Como criar negócios lucrativos

Sejamos realistas: criar e manter negócios lucrativos sem estratégia é praticamente impossível. É importante entender que, além de ter um objetivo, você precisa ter um plano para atingi-lo.

Por esse motivo, nosso último conselho é que você estude estratégia e, assim, aumente as chances de ter sucesso com o seu negócio. Você pode fazer isso lendo o nosso Kit de Estratégia de Negócios, que reúne quatro livros essenciais sobre o assunto:

Se você quer entender os princípios de estratégias para construir e guiar negócios lucrativos, é só clicar no botão abaixo e saber mais sobre o Kit Estratégia de Negócios:

Quero Aprender a Criar Estratégias De Negócios

 

Os Melhores Livros sobre Estratégia de Clientes: O cliente tem que ser o centro das atenções

Os Melhores Livros sobre Estratégia de Clientes: O cliente tem que ser o centro das atenções
Estratégias como o customer success, que colocam o cliente no centro, estão por trás do sucesso de algumas das maiores empresas no mundo.
Isso não é por acaso!
Ao colocar o cliente no centro e trabalhar para satisfazê-lo da melhor forma, essas empresas ganham um diferencial e conseguem faturar ainda mais, com os mesmo clientes.
Veja alguns livros que te ensinam a entender e aplicar do jeito certo esse tipo de estratégia na sua empresa.  

Customer Success, de Hiram Damin

Customer Success, de Hiram Damin
Em seu livro Customer Success - O Sucesso das Empresas Focadas em Clientes, o especialista em estratégia do cliente Hiram Damin, apresenta um método comprovado para aplicar e obter resultados sólidos com estratégia do cliente.
A obra é um verdadeiro passo a passo para satisfazer clientes.
No livro, o autor ensina a construir uma marca forte e aumentar o faturamento da sua empresa aplicando o customer success e colocando o seu cliente no centro. Clique abaixo para adquirir o livro.

Compre o Customer Success

 

O Paladar Não Retrocede, de Carlos Ferreirinha

O Paladar Não Retrocede, de Carlos Ferreirinha
Entre as empresas que aplicam estratégia do cliente, existem algumas que são ainda mais estimadas e vistas com bons olhos pelo seu público.
São as empresas do chamado mercado de Luxo. Estas empresas costumam ter preços bem maiores que as outras e, mesmo assim, têm um público fiel e que está sempre disposto a pagar quanto for preciso pelos seus produtos e serviços – porque acreditam que vale a pena.
O empresário Carlos Ferreirinha explica que, por trás disso, há um modelo de Gestão de Luxo.
Em seu livro O Paladar Não Retrocede, Ferreirinha ensina como isso funciona e como diversas empresas podem repetir. Clique abaixo para conferir mais sobre o livro.

Compre o O Paladar Não Retrocede

 

Liderando Ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli

Liderando ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli
Sem dúvidas, a Starbucks foi um dos maiores exemplos de como colocar o cliente no centro pode fazer uma empresa decolar e dominar o seu mercado – e que faz isso em nível mundial.
Joseph Michelli estudou profundamente o que estava por trás do sucesso da rede de cafeterias, entrevistando funcionários e até mesmo o CEO da empresa, Howard Schultz, que foi o maior responsável por esse feito.
No livro, Michelli mostra os resultados desse estudo e apresenta os 5 princípios práticos que permitiram a Starbucks sair de uma pequena cafeteria em Seattle, nos Estados Unidos, para mais de 30 mil lojas em todo o mundo. Clique abaixo para adquirir o livro.

Guiados Pelo Encantamento, de Joseph Michelli

Guiados Pelo Encantamento, de Joseph Michelli
Mais um exemplo de empresa que, além de criar uma estratégia do cliente eficaz e bem sucedida, conseguiu construir uma percepção de luxo e alto valor em torno de seus produtos.
Em Guiados Pelo Encantamento, Joseph Michelli explica quais foram os fundamentos que levaram a Mercedes-Benz a criar essa cultura e essa imagem que torna a empresa única aos olhos de clientes em todo o mundo.
Desde criar uma grande visão para gerar experiências excepcionais do cliente, identificar as exigências, necessidades e desejos em constante mudança de seus clientes e mapear as jornadas de seus clientes e os pontos de contato mais importantes, o livro conta com mais outras estratégias que você pode aplicar para os seus clientes. Você pode adquirir o livro clicando no botão abaixo.

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Kit Estratégia do Cliente

Estes livros explicam de forma profunda o sucesso por trás das estratégias que colocam o cliente no centro e, indo além, ensinam como empresas de diferentes setores e tamanhos podem aplicar essas estratégias de forma eficiente.
Você pode adquirir todos os livros que recomendamos neste artigo juntos, no nosso Kit Estratégia do Cliente. No Kit, estão reunidos:
  • Customer Success, de Hiram Damin;
  • O Paladar Não Retrocede, de Carlos Ferreirinha;
  • Liderando ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli;
  • Guiados Pelo Encantamento, de Joseph Michelli.
Se você quer se tornar quase um especialista em estratégia do cliente e aprender como usar este tipo de estratégia e obter resultados na prática, adquira o Kit Estratégia do Cliente, Clicando no botão abaixo:
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