Empreendedorismo

5 dicas para ser um empreendedor de sucesso usando a lógica do luxo

Sobre o que vamos falar?

  • O Luxo tem se mostrado uma das estratégias de posicionamento mais eficientes no mundo dos negócios, principalmente em um momento de crise econômica que vivemos.
  • Neste artigo, você irá aprender o que é o Luxo, como introduzir a sua empresa neste mercado tão promissor e conquistar os seus clientes através do seu posicionamento.
  • Empresas milionárias conquistaram o seu lugar no mercado construindo as suas marcas no Luxo. O segredo disso é o posicionamento estratégico que você irá aprender logo abaixo.
  • Mas se você quer aprender a lógica das marcas de luxo e aplicar na sua empresa para se diferenciar no mercado, toque no botão abaixo e conheça o livro “O Paladar não Retrocede”

ADQUIRA JÁ O LIVRO: O PALADAR NÃO RETROCEDE

“Nem todas as empresas podem ou devem ser Luxo, mas absolutamente todas podem aprender com a inteligência de gestão do Luxo.” – O Paladar Não Retrocede, de Carlos Ferreirinha

Você já parou para pensar no que faz marcas como Louis Vuitton, Rolex, Ferrari e Porsche Cayenne serem tão desejadas por todo tipo de pessoa, independente da classe social?

As pessoas amam essas marcas e desejam comprar esses produtos sem nem saber o porquê. É esse amor inconsciente por marcas que transmitem elegância e sofisticação que move milhões de reais todos os anos no mercado de Luxo.

O segredo dessas marcas é que elas souberam se posicionar no mercado de Luxo, transmitindo uma mensagem de grandiosidade e conquistando o amor de um público cada vez maior ao passar dos anos.

Todo empreendedor que quer parar de competir por preço usa a inteligência da gestão de luxo para diferenciar seus produtos, elevar os padrões de consumo, despertar emoções, gerar desejo e manter a marca relevante ao longo do tempo.

Você quer entender como se tornar um empreendedor de sucesso usando a lógica do luxo e diferenciar a sua marca, independente do nicho, cativando o coração dos clientes? Então, essa é uma leitura obrigatória!

Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

Por que o luxo funciona e diferencia a sua marca para você ser um empreendedor de sucesso?

Por que o luxo funciona e diferencia a sua marca? - 5 dicas para ser um empreendedor de sucesso usando a lógica do luxo

Quando você escuta a palavra “Luxo”, o que vem na sua cabeça? Glamour, riqueza, prazer? Geralmente, são essas emoções que a palavra “luxo” causa nas pessoas.

Sabendo que a maioria das pessoas tem um desejo inconsciente por tudo que há de mais elevado e sofisticado no mercado, várias marcas utilizaram a estratégia do Luxo para ter vantagem sobre seus concorrentes.

Mas marcas de Luxo não vendem só para gente rica?”, você pode se perguntar. Não necessariamente! E é justamente isso que pode diferenciar a sua marca no mercado e te tornar um empreendedor de sucesso.

Se você parar para analisar o mercado nos últimos anos, marcas como Gucci e Giorgio Armani se posicionaram como marcas de Luxo. No entanto, não são apenas pessoas de classes mais altas que consomem os seus produtos.

Muito pelo contrário! Estas marcas cobrem uma fatia enorme de mercado relacionada a classes sociais com poder aquisitivo menor.

Quantas pessoas que, independentemente da classe social, você vê usando produtos “de marca”? Várias, não é mesmo? Pois então, esta é uma das principais causas do crescimento do mercado de Luxo nos dois últimos anos, como você poderá ler logo abaixo.

E o motivo disso é simples: marcas de luxo não vendem o produto em si. Na verdade, elas vendem a “sensação”, o sentimento de pertencimento, de poder, ou, simplesmente, de Luxo.

As pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos ou serviços que despertem ótimas emoções, além da sensação de exclusividade por pertencer a um grupo seleto de pessoas que podem comprar esta experiência.

Se você quer saber como usar a lógica do luxo das grandes marcas para tornar sua empresa exclusiva e atrair a atenção do público, leia o livro “O Paladar não Retrocede”.

5 dicas para usar o luxo ao seu favor e sair do “jogo do preço”

5 dicas para usar o luxo ao seu favor e sair do “jogo do preço” - 5 dicas para ser um empreendedor de sucesso usando a lógica do luxo

A verdade é que quando uma empresa se posiciona como marca de Luxo, uma grande parte da concorrência deixa de existir. Marcas de luxo só concorrem com outras marcas de Luxo.

Então preste atenção: se você quer ser um empreendedor de sucesso e ultrapassar milhares de concorrentes, aplique as dicas de posicionamento que iremos te apresentar logo abaixo.

 

1 – Experiência e emoção

Marcas de Luxo evocam sentimentos como status, riqueza e, principalmente, poder. É este sentimento de satisfação em utilizar um produto de Luxo que o consumidor deseja sentir.

Entrar em uma festa vestindo um terno Kiton, ou chegar em um evento dirigindo uma Mercedes-Benz é uma experiência única pelo qual vale a pena pagar caro só para sentir.

Este é o ponto principal que faz com que as marcas de luxo tenham tanto sucesso. No entanto, mesmo que sua empresa não atue no ramo do Luxo, você pode utilizar esta lógica, aplicar na sua empresa e se diferenciar.

Para isso, tudo que você precisa fazer é criar uma estratégia para transmitir uma experiência real aos seus clientes.

Assim, seus clientes vão procurar cada vez mais sua empresa porque eles se sentem bem, gostam da sensação de poder usar sua marca, e se sentem únicos. Não se trata de um bom produto, mas de uma experiência encantadora.

No fim das contas, seu público quer ter em mãos um produto único, desejado por muitos, mas obtido por poucos. A sensação de poder é o que deve mover o seu cliente a consumir o seu produto.

Foque o seu Marketing Digital nisto.

 

2 – Inovação e democratização

Um empreendedor de sucesso, que se arrisque no mercado de Luxo, sempre tem em mente que a marca não deve se prender a um único tipo de público, mas sim abranger públicos de diferentes camadas sociais.

Este pensamento das marcas de luxo pode ser aplicado na sua empresa. Para isso, você precisa conhecer bem seu público-alvo, e criar produtos que envolvam várias parcelas da sociedade, de modo que você consiga atender clientes de diferentes níveis de poder aquisitivo.

Lembre-se que o segredo da estratégia do Luxo não está na precificação do produto, mas no posicionamento da sua marca.

Para criar uma boa experiência ao público, é necessário despertar sua criatividade e inovação. A melhor maneira de fazer isso é consultando especialistas em despertar emoções; o livro ‘A Fina Arte do Sucesso’ mostra como fazer isso com o mundo das artes.

3 – Blinde a sua empresa da crise

A fidelização dos clientes de marcas de Luxo é algo muitas vezes incompreensível. Mesmo em períodos de crise econômica, o mercado de luxo permanece em constante crescimento no Brasil, diferentemente das marcas convencionais.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael), o mercado de Luxo cresceu 51,74% no período de um ano, entre 2020 e 2021, e, somente no último ano (2020), apesar da pandemia mundial, o mercado de Luxo movimentou mais de US $5.226 bilhões.

Isso mostra que, contrariando as tendências do mercado e o padrão de consumo esperado, ainda que com um valor aquisitivo menor, as pessoas continuam satisfazendo os seus desejos de obterem produtos que elevem o seu status.

A lição que fica é a seguinte: marcas de luxo não tem apenas clientes, elas têm verdadeiros fãs. Então, se quiser blindar a sua empresa de crises econômicas, não tenha medo de investir em estratégias de fidelização de clientes.

Além disso, blindar a empresa da crise se trata também de manter viva a paixão pelo que faz. As melhores empresas são as que contam com empreendedores e colaboradores apaixonados pelo que fazem, assim como o Marcelo Pimenta revela no livro “Economia da Paixão”.

        +DICA: Descubra as 7 práticas principais que todas as empresas de sucesso utilizam para aumentar as vendas. Clique aqui se quiser saber como vender mais

 

4 – Dê máxima atenção aos detalhes

Dê máxima atenção aos detalhes - 5 dicas para ser um empreendedor de sucesso usando a lógica do luxo

Uma das características fundamentais de toda marca de Luxo é a promoção de experiências completas – experiências que causam um absoluto êxtase no consumidor por causa da atenção que essas marcas dão aos detalhes.

Um exemplo de serviços de luxo que surpreendem o público em cada detalhe são as passagens de avião de 1° classe da marca Singapore Airlines.

As suítes de seus aviões são equipados com cama, poltrona giratória, televisão de 32 polegadas e um guarda-roupa exclusivo para cada passageiro.

Além disso, após embarcarem, seus passageiros recebem um kit de amenidades com produtos de beleza feitos pela Lalique em parceria com a Singapore Airlines.

Este é o exemplo perfeito de como as marcas de Luxo devem se posicionar no mercado.

Então, para ser um empreendedor de sucesso neste mercado, faça como as grandes marcas de luxo: leve ao seu público experiências ricas em detalhes por meio dos seus produtos ou serviços, dando atenção em cada momento da jornada de compra do seu cliente.

 

5 – Invista no poder de consumo dos jovens

Jovens são essencialmente consumistas e buscam satisfazer as suas vontades a todo custo.

Investir no poder de compra da chamada “Geração Z” é uma estratégia de posicionamento que poderá potencializar as vendas da sua marca e tornar você empreendedor de sucesso no mercado de Luxo.

Com o poder de consumo da “Geração-Z”, empresas como Gucci, Dior e Alexander McQueen se tornaram campeãs entre as marcas de Luxo mais usadas pelos jovens, segundo a Vogue Business.

Portanto, uma ótima forma de posicionar a sua marca aproveitando esta lógica do mercado de Luxo é voltar seus produtos para esta “Geração-Z”, aproveitando a vontade de consumir desta geração.

 

Como fazer tudo isso e se tornar um empreendedor de sucesso usando o Luxo?

Como fazer tudo isso e se tornar um empreendedor de sucesso usando o Luxo? - 5 dicas para ser um empreendedor de sucesso usando a lógica do luxo

A estratégia do Luxo não faz mágica. Se você quiser se posicionar da maneira certa no mercado usando a lógica do luxo, então comece fazendo uma autoanálise da sua empresa para entender quais pontos podem ser substituídos ou reformulados para se adaptar.

Cada detalhe que envolva a experiência do seu cliente deve ser pensado com base nessa estratégia, desde a forma de atendimento aos brindes que a sua marca disponibiliza para os clientes.

Tudo deve ser milimetricamente planejado.

Para saber como planejar a transformação e o posicionamento da sua empresa na lógica do Luxo e se tornar um empreendedor de sucesso, o primeiro passo é sair do conhecimento superficial de internet para adquirir um conhecimento profundo sobre tudo que envolve o mercado de Luxo.

E a melhor fonte de conhecimento que você pode adquirir são os livros! No blog da DVS Editora sempre recomendamos a compra de livros relevantes relacionados aos temas mais importantes para os nossos leitores.

Então, para adquirir um conhecimento profundo sobre o mercado do Luxo, nós indicamos para você o livro de Carlos Ferreirinha: O Paladar não Retrocede. Para adquiri-lo é só clicar no botão abaixo.

QUERO TER SUCESSO NO MERCADO DO LUXO

Artigos relacionados
Empreendedorismo

Estratégia e Negócios: O Guia Definitivo para o Empreendedor de Sucesso

O conhecimento em estratégia e negócios é um fator determinante para o sucesso de um…
Saiba Mais
Empreendedorismo

5 passos para fazer sua empresa crescer em tempos difíceis

Conheça a necessidade de ter uma abordagem estratégica clara, a importância de vender mais, a…
Saiba Mais
Empreendedorismo

Empreendedorismo, criatividade e inovação: como gerir tudo isso?

Sobre o que vamos falar? Por conta de um mercado de trabalho muito concorrido, você aprenderá…
Saiba Mais