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7 pontos que não podem faltar na sua gestão de conteúdo

Sobre o que vamos falar?

  • Existem pontos essenciais que não podem faltar durante a produção. Esses são tópicos que todo Gestor de Conteúdo precisa saber e que, sem eles, uma produção de conteúdo não vai para frente.
  • Neste artigo, você vai saber quais são esses pontos importantíssimos e por que você precisa aplicá-los no seu Marketing de Conteúdo. Se você aplicar cada um desses pontos, a sua gestão de conteúdo será um sucesso.
  • Gerir uma equipe de Marketing de Conteúdo pode até parecer difícil, mas não é para quem tem um direcionamento claro do que deve ser feito. Seguindo todas as etapas necessárias aqui deste post, ter uma equipe produtiva e com alto nível de conteúdo é apenas questão de tempo.
  • Se você quiser se aprofundar realmente na Gestão de Conteúdo com especialistas, o KIT de Marketing de Conteúdo da DVS vai te ajudar a chegar lá mais rápido e do jeito certo.

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Todo setor de uma empresa precisa de um gestor para liderar e direcionar uma equipe de trabalho. No Marketing de Conteúdo não é diferente! Para que um projeto de produção de conteúdo tenha sucesso, é indispensável a presença de um Gestor de Conteúdo.

O Gestor de Conteúdo é um profissional dedicado a liderar um projeto de Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing de uma empresa, planejando todas as etapas do Conteúdo, indo desde a criação das pautas até a revisão dos artigos produzidos pelos redatores.

Ele não apenas cuida dos processos e estratégias de conteúdo, como também lidera a equipe. A função desse líder é direcionar os seus liderados para um objetivo em comum, prezando pelas habilidades únicas de cada pessoa.

É na Gestão de Conteúdo que o líder coordena, direciona a equipe, cria ações e monitora os resultados depois de cada publicação de conteúdo, seguindo os objetivos que a empresa deseja.

Agora que você entendeu a importância de um gestor na equipe de conteúdo, saiba quais são os pontos essenciais para uma gestão de conteúdo e por que eles devem ser aplicados.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

Como se tornar um Gestor de Conteúdo de alto nível?

 

1. Aprenda a criar Personas

Aprenda a criar Personas - 7 pontos que não podem faltar na sua gestão de conteúdo

Quem trabalha com Marketing Digital, escuta praticamente todos os dias sobre persona e sabe bem como a criação desse cliente ideal é necessária quando o assunto é vender, principalmente pela internet.

Persona é a representação simplificada do cliente ideal de uma empresa, ou seja: do ‘melhor’ consumidor, de quem ela quer ter como maioria na carteira de clientes.

Persona vem do Latim “Pessoa”. Antigamente, a palavra “pessoa” também era usada para atores no teatro clássico, quando representavam personagens. Logo, quando a empresa cria uma persona, ela inventa um personagem, com história, características e personalidade.

Esse personagem é criado para que a empresa entenda melhor seus clientes, criando comunicações e ações voltadas para o que essas pessoas comprariam.

Entendendo a fundo como esse cliente ideal pensa, fica mais fácil replicar uma comunicação que funcione e atraia outros clientes similares para a empresa.

Mas, para isso, essa persona precisa refletir as principais características das pessoas que compram na empresa, como:

  • Nome (seja fictício ou de um cliente real)
  • Faixa etária;
  • Atividade profissional;
  • Dores e desejos específicos;
  • Classe social;
  • Escolaridade;
  • Cargo;
  • Profissão;
  • Estado Civil;
  • Filhos;
  • Estilo de vida etc.

A ideia é fazer dessa persona uma pessoa concreta para direcionar as campanhas de conteúdo, quase que de carne e osso.

Mas o que a persona tem a ver com a Gestão de Conteúdo?

Bem, se a função de uma produção de conteúdo é vender um produto ou serviço para um público específico, o objetivo da persona é fazer com que a equipe responsável pela produção tenha alguém concreto para se comunicar.

Saber para quem o conteúdo está sendo produzido é fundamental, já que você entende a linguagem que pode utilizar, como falar e o que convenceria essa pessoa a tomar uma ação.

Somente tendo ideia da pessoa que vai consumir esse conteúdo é que o Gestor vai conseguir coordenar a produção e ajustar a comunicação do conteúdo, para que as dores e os desejos dos possíveis clientes sejam atendidos e o público se interesse pelos produtos / serviços.

 

2. Cuide da produção de conteúdo

Cuide da produção de conteúdo - 7 pontos que não podem faltar na sua gestão de conteúdo

Toda produção ou criação de conteúdo tem algum objetivo. Seja criar relacionamento com os clientes, aumentar o reconhecimento de marca, aumentar o alcance de público, educar e qualificar um público ou vender um produto / serviço.

Mas, para que o objetivo seja alcançado, o Gestor de Conteúdo não só deve contar com uma equipe preparada e com habilidades de produção, como também deve ter essas mesmas habilidades enraizadas. Veja quais são a seguir!

ATENÇÃO!!!

Só tem duas maneiras de ter essas capacidades a seguir e gerir de verdade uma equipe de conteúdo:

1 – Sendo redator antes de se tornar gestor. Nesse caminho, você passa primeiro pela produção, entende na prática como a redação funciona e depois então vira gestor. Assim, você vai ter um olhar crítico e as habilidades necessárias para desenvolver seus redatores.

2 – Entrando direto como gestor de conteúdo. Nesse caso, você aprende com especialistas o que é a redação e como ter um olhar crítico na gestão, sem precisar, necessariamente, passar pela redação.

O segundo caminho é mais rápido, mas exige que você aprenda com as pessoas certas, seguindo apenas os melhores conselhos.

Aqui na DVS Editora, lançamos os melhores e mais reconhecidos autores em Marketing de Conteúdo. Criamos um KIT de livros essenciais para quem quer desenvolver as habilidades de conteúdo e ser um grande redator ou gestor de conteúdo.

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Escrita clara e objetiva

Uma equipe de Marketing de Conteúdo deve ser composta por bons redatores. Redatores que saibam escrever de forma simples, mas com profundidade, fazendo com que seus leitores entendam e absorvam o conteúdo.

Além disso, para que o leitor tenha ainda mais interesse no texto, o redator tem que ir direto ao ponto, sem enrolar na mensagem que precisa passar.

As chances do leitor ir embora de um texto em que ele se sente “enrolado” são altíssimas, e, com toda certeza, esse tipo de texto não terá um bom ranqueamento no Google (principal plataforma de distribuição de textos de blogs e sites).

Mantenha seu texto simples, mas profundo, com as informações que o seu leitor realmente está buscando.

Assim, ele vai permanecer dentro do texto, aumentando as chances de ser educado pelo texto, elevando a consciência dele sobre o assunto, criando um relacionamento duradouro com a sua marca e, com certeza, comprando seu produto/serviço.

Escritores de ‘classe mundial’

Gary Halbert definiu os grandes redatores, capazes de gerar múltiplos dígitos para outras empresas, como ‘escritores de classe mundial’, pois eles se comunicam tão bem que seus conteúdos não só criam conexão, como também geram vendas.

Claro, considerando o contexto do Gary Halbert, entendemos que os redatores da época são os copywriters de hoje.

Apesar do copywriting ser diferente do conteúdo em estruturas e estratégias, um redator ou gestor de conteúdo que conhece os fundamentos do Copywriting se torna valioso para o mercado e diferente dos concorrentes.

O Paulo Maccedo, escritor best-seller do Livro Vermelho de Copywriting’, iniciou a carreira e passou boa parte dela na redação de conteúdo, criando não só as peças de conteúdo, como também fazendo a gestão dos conteúdos da sua empresa antes de contratar alguém. Ele passou por todas as etapas de produção e planejamento de conteúdo, até o dia em que começou a se especializar em copywriting e, hoje, é uma autoridade no mercado.

Um gestor precisa de uma equipe de Marketing de Conteúdo que produza textos de alto nível, que se preocupe em educar, criar relacionamento e vender com os conteúdos. É isso que vai dar resultado e fazer com que seus clientes continuem com a sua empresa.

Você pode aprender diretamente com o Paulo Maccedo e seguir os mesmos passos que ele com o Livro Vermelho do Copywriting, lançado pela DVS Editora. Você pode conferir o livro clicando aqui.

Domínio das técnicas de SEO

Como diz Rafael Rez, no seu livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, o blog é o centro da produção de conteúdo; é ele que dá vida para o Marketing de uma empresa.

Com a criação de um blog, a empresa constrói uma autoridade no mercado e sai na frente de inúmeros concorrentes que não utilizam este canal.

E onde as técnicas de SEO entram nisso?

Simples: as técnicas de SEO são formas de ranquear um conteúdo ou site no no topo das buscas do Google. Usar o SEO para estar entre os 10 primeiros resultados do Google, ou a primeira página na busca deve ser o objetivo de todo produtor e gestor de conteúdo.

Esse posicionamento no topo do Google significa, na maior parte das vezes, que seu conteúdo está aparecendo para um público maior e mais qualificado.

Para que os textos do blog sejam considerados relevantes pelo Google, é preciso que a equipe esteja bem formada e conheça os princípios do SEO, como:

  • Um redator da equipe de Marketing de Conteúdo que entenda as técnicas de SEO
  • Um gestor que saiba revisar o SEO e entenda em um nível mais profundo – o ideal é que esse gestor seja um Especialista em SEO.

        +DICA: Aumente a sua presença no digital aprendendo a criar um blog do zero e a produzir conteúdo de alta qualidade em poucos passos. Clique aqui e saiba mais.

3. Crie briefings detalhados

Crie briefings detalhados - 7 pontos que não podem faltar na sua gestão de conteúdo

Outro fator importantíssimo de uma boa Gestão de Conteúdo é a criação de um planejamento do conteúdo que será publicado. É isso que chamamos de Briefing no Marketing de Conteúdo.

A função do briefing é ter um plano de produção de conteúdo que direcione a equipe com o máximo de detalhes possível.

Isso dará uma clareza maior para os redatores, evitando muitas dúvidas no meio do caminho e mostrando ao cliente uma prévia do que o conteúdo vai entregar aos leitores, com os tópicos principais, fazendo com que a etapa de aprovação da pauta seja mais clara.

Para criar um briefing que tenha essa finalidade, o responsável pela gestão de conteúdo precisa detalhar no briefing os seguintes pontos:

  • Temas e títulos de cada texto;
  • Principais palavras-chave para introduzir no conteúdo;
  • Quantidade de palavras-chave por texto;
  • Categoria dos conteúdos;
  • Nível de consciência do leitor;
  • Descrição dos textos (tópicos de cada texto);
  • Links internos e externos;
  • Chamada para ação (CTA).

 

4. Faça a revisão dos conteúdos

Faça a revisão dos conteúdos - 7 pontos que não podem faltar na sua gestão de conteúdo

Após a produção do conteúdo, o Gestor de Conteúdo precisa revisar o que foi produzido antes da publicação.

Isso acontece porque, por mais que o Gestor tenha passado todo o planejamento de para a equipe, é possível que alguns erros tenham que ser corrigidos e alinhados com o objetivo do conteúdo.

Sem uma revisão, o conteúdo passará com alguns erros que poderiam ser evitados antes da publicação. Portanto, após a produção, revise o conteúdo produzido e corrija o que for necessário.

Alguns dos pontos mais importantes para prestar atenção na revisão, são:

  • Erros gramaticais;
  • Erros de construção de frase;
  • Quantidade e qualidade dos links internos e externos;
  • Quantidade de palavras-chave no texto – se são o suficiente pela quantidade de palavras do texto);
  • Títulos e intertítulos – é importante que eles estejam formatados como H1, H2, H3 e H4 para que o texto fique com uma boa hierarquia de informação);
  • CTAs – se estão bons e se chamam para uma ação que faça sentido com o objetivo do texto;
  • Se o texto entrega o que o título promete.

É importante que quem faça a revisão veja tudo o que tem de incorreto ou ‘estranho’ no texto e altere, para que ele fique pronto para a publicação.

Em alguns casos, a empresa contrata redatores, gestores e revisores, cada um para a sua função respectiva. Mas, na maior parte das vezes, o gestor é também o responsável pela revisão do conteúdo, já que foi ele quem fez o planejamento das pautas.

O Livro Marketing de Conteúdo do Rafael Rez trata todos esses pontos para quem quer ser de um redator a um gestor especialista em planejamento e revisão. Confira o livro aqui.

 

5. Análise na Gestão de Conteúdo (Google Analytics)

Análise na Gestão de Conteúdo (Google Analytics) - 7 pontos que não podem faltar na sua gestão de conteúdo

O responsável pela gestão de conteúdo só vai conseguir saber se o Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing de uma empresa está dando certo ou não se ele analisar e monitorar os indicadores de performance do conteúdo.

Esses indicadores de performance, conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators) são ferramentas de análise que permitem ao gestor entender quais são os resultados obtidos em cada conteúdo publicado.

Seguem abaixo os principais Indicadores de Performance que um Gestor de Conteúdo deve prestar atenção:

  • Taxa de rejeição;
  • Usuários ativos;
  • Novos usuários;
  • Duração da sessão;
  • Canais de tráfego, origem/mídia e referências;
  • Tendências dos usuários;
  • Usuários por horário do dia;
  • Onde estão os usuários (país e cidade); e
  • Páginas mais visitadas.

Dados complementares:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Interesses;
  • Fluxo de usuários.

Um grande aliado para conseguir monitorar esses resultados é o Google Analytics, que é a ferramenta gratuita de análise e monitoramento de métricas mais conhecida e utilizada.

No entanto, existem algumas outras ferramentas de análise semelhantes ao Google Analytics e com mais funções que permitem a análise das seguintes métricas:

  • Autoridade do domínio (domínio raiz);
  • Autoridade da página;
  • Principais palavras-chave orgânicas;
  • Alterações das primeiras posições;
  • Principais páginas;
  • Principais concorrentes orgânicos;
  • Mapa de posicionamento competitivo;
  • Concorrentes;
  • Posições da pesquisa orgânica;
  • Lacuna no backlink;

Algumas das ferramentas que têm estas funções a mais e podem ajudar na sua gestão de conteúdo são: Ubersuggest, Moz e SEM Rush.

Essas ferramentas têm poucas funções gratuitas e, mesmo assim, deixam algum tipo de limite de uso. Então, ou a empresa usa o Analytics gratuitamente e já analisa os dados mais básicos ou investe um pouco mais em SEO e contrata essas outras ferramentas.

 

6. Entenda tudo sobre a Jornada de compra

Entenda tudo sobre a Jornada de compra - 7 pontos que não podem faltar na sua gestão de conteúdo

No Livro Marketing de Conteúdo do Rafael Rez, ele define Jornada de Compra ou Funil de conversão como:

“O caminho dentro do seu site por onde os clientes potenciais passam. Como o nome sugere, no fim, o resultado é uma conversão.”

Para elaborar uma jornada de compra, o Gestor de Conteúdo vai precisar planejar os conteúdos para fazer com que os leitores sigam as seguintes etapas:

Aprendizado e descoberta

Nesta primeira fase, o potencial cliente não tem qualquer noção de que precisa de determinado produto ou serviço.

Aqui, a função do conteúdo é sanar pequenas dúvidas e problemas práticos do público através do compartilhamento de informações básicas, sem mencionar o seu produto/serviço.

Exemplos: “Dicas para criar um estoque”, “Dicas para vender mais”, “O que fazer para ter um site”

Reconhecimento do problema

Após o potencial cliente começar a consumir o conteúdo de uma marca, naturalmente, ele vai tomando consciência de que tem um problema central que precisa ser resolvido.

Esse é o momento ideal para que, na produção de conteúdo, a marca comece a apresentar soluções para os problemas, com algumas apresentações sutis do seu produto.

Consideração da solução

Sabendo que precisa resolver um problema, o potencial cliente começa a pensar em comprar um produto ou serviço que apresente uma solução.

Nesta parte da jornada, ele irá analisar qual produto tem o melhor custo-benefício.

Aqui está a oportunidade perfeita para que a marca apresente a sua solução do problema do potencial cliente e canalize a vontade dele para a compra (próxima e última etapa).

Decisão de compra

É aqui que seus visitantes e possíveis clientes se tornam realmente os compradores. Eles já estão prontos para essa decisão, então os conteúdos precisam seguir essa etapa da jornada; ou seja, falar diretamente dos benefícios do seu produto / serviço.

É muito comum criar conteúdos falando diretamente do produto / serviço, mostrando funcionalidades, características, benefícios e quebrando objeções que seu possível cliente tenha nessa fase.

ALERTA: A melhor maneira de explorar todas essas etapas é fazendo o uso correto dos tipos de conteúdo para cada fase da jornada de compra. No Kit de Marketing de Conteúdo, você consegue entender de forma profunda como cada fase funciona e qual tipo de conteúdo deve fazer para cada usuário.

 

7. Promoção de conteúdo

Promoção de conteúdo - 7 pontos que não podem faltar na sua gestão de conteúdo

A última fase da gestão de conteúdo é a de promoção. Aqui, todo o conteúdo postado será compartilhado em outros canais de tráfego (E-mail, Redes Sociais, You Tube e etc) para alcançar um público maior.

Assim, o conteúdo produzido vai gerar mais cliques e engajamento para o blog de uma marca, aumentando a autoridade e convertendo potenciais clientes em consumidores.

Lembre-se de um conselho super importante que Rafael Rez dá em seu best-seller Marketing de Conteúdo:

“Use mais tempo divulgando do que produzindo!”

As melhores maneiras de garantir a divulgação do conteúdo são:

  • Técnicas de SEO para aumentar as chances de ranquear e aparecer no topo do Google;
  • Posts de conteúdo no Facebook/Instagram ou LinkedIn, chamando para ver o conteúdo completo no blog;
  • Anúncios de conteúdo no Google, Facebook ou Instagram – é uma técnica pouco utilizada para divulgar conteúdos, mas pode funcionar;
  • Respostas em fóruns da internet, ajudando os usuários e chamando-os para ver o conteúdo completo no blog.

 

Como se tornar um Gestor de Conteúdo de alto nível?

Como se tornar um Gestor de Conteúdo de alto nível? - 7 pontos que não podem faltar na sua gestão de conteúdo

Só existe uma maneira de um Gestor de Conteúdo conseguir alcançar um nível de excelência na sua profissão: estudando muito!

Então, se você quer se tornar um profissional de alto nível na Gestão de Conteúdo, criamos o Kit exclusivo de Marketing de Conteúdo para você entrar na área sabendo técnicas avançadas para garantir bons resultados aos seus clientes.

Com o Kit de Marketing de Conteúdo, você terá em mãos os best-sellers:

1) Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, de Rafael Rez;

2) Marketing de Conteúdo Épico, de Joe Pulizzi; e

3) Conteúdo S.A, de Joe Pulizzi.

Nestes 3 grandes livros do Marketing, você vai aprender em detalhes sobre os seguintes temas da gestão de conteúdo:

  • Construção de uma persona fiel à realidade;
  • Ferramentas mais eficientes para construir uma persona;
  • Definição de Storytelling para marcas;
  • Definição de funil de conversão para blog;
  • Aplicação de automação de Marketing no conteúdo;
  • Divulgação de conteúdo em vias de tráfego;
  • Construção de calendário editorial;
  • Construção de um modelo de negócio de Marketing de Conteúdo;

E muito mais!

Então, se você quer sair do conhecimento raso sobre Marketing de Conteúdo, clique no link abaixo.

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