Liderança

Liderança Humanizada e bom humor: como liderar com empatia?

Sobre o que vamos falar?

  • A liderança humanizada vem se tornando uma tendência entre diversas empresas do mundo todo. Ela visa humanizar e melhorar o ambiente de trabalho e as relações dentro de uma empresa.
  • Longe de ser apenas conversa para sair bem na foto, a liderança humanizada pode realmente tornar funcionários mais produtivos e saudáveis, influenciando os resultados do negócio.
  • Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre essa tendência e como você pode aplicá-la na sua empresa.
  • Por fim, falamos da importância da empatia e também do bom humor, que influencia nossa saúde e é uma excelente ferramenta a ser dominada, como você pode fazer ao adquirir o nosso Kit Humor. Clique no botão para conferir.

Quero Dominar A Ciência do Bom Humor

Você certamente já ouviu falar em liderança humanizada. O termo vem se tornando popular entre algumas empresas e descreve algo que pode fazer muita diferença no trabalho.

Uma liderança humanizada pode ajudar muito na produtividade dos colaboradores e nos resultados, além de criar uma boa imagem da empresa.

Neste artigo, vamos explicar como praticar a liderança humanizada em uma empresa e como isso pode ser vantajoso. Boa leitura!

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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Como liderar com empatia e bom humor?

Como liderar com empatia e bom humor?

A empatia e o humor são fundamentais para qualquer relação humana saudável. E também são dois pontos chave para exercer uma liderança humanizada em qualquer empresa.

Empatia é a capacidade de compreender as dores e dificuldades de alguém e de se colocar no lugar dessa pessoa. Podemos dizer que ter empatia é ter uma certa sensibilidade com relação ao outro.

Todos os seus colaboradores são humanos, iguais a você, e isso deve ficar claro em todo relacionamento que envolva eles dentro da empresa.

A importância da empatia na liderança

É preciso agir levando em conta que, da mesma forma que o líder sofre e procura evitar sofrer, o colaborador também sofre e o sofrimento dele deve ser evitado.

Mas, quando falamos de empatia, estamos falando de algo básico e que, infelizmente, muitas empresas não têm.

Muitas relações entre empresa e colaborador são morbidamente frias, como se fossem algo puramente prático, mecânico.

A empresa enxerga o funcionário como uma pequena engrenagem. E o funcionário, por sua vez, enxerga a empresa como uma mera fonte de renda. Nestes casos, perdem os dois.

O colaborador perde por não ser tratado de forma humana. A empresa perde, porque o colaborador não vai “jogar para o time” e vai priorizar sempre os seus interesses particulares no lugar de ajudar a empresa.

+Dica: Uma leitura indispensável para quem quer se tornar um líder mais empático é o livro Liderança no Divã: Uma Análise Acolhedora, Humanizada e Prática Sobre o Desafio de Liderar, de Ricardo Chaves. Clique aqui para conferir.

Por que o bom humor também é importante?

Além da empatia, tão básica e tão benéfica, o outro grande trunfo da liderança humanizada é o bom humor.

O nosso humor é um reflexo da nossa química corporal, ou seja, dos hormônios que estão correndo pelo nosso corpo ou dos neurotransmissores que estão agindo no nosso cérebro.

Ele tem tanta importância que pode refletir em vários aspectos físicos de uma pessoa, inclusive no sistema imunológico.

O bom humor também é necessário para qualquer relação humana. É impossível ter um ambiente saudável sem bom humor – e o trabalho entra nessa regra.

Pessoas gostam de rir e de fazer os outros rirem através de brincadeiras e piadas em todo lugar. Essa é uma característica natural que temos e, se não demonstramos ela, é porque existe algo de muito errado com o ambiente.

A liderança humanizada precisa estimular o bom humor de forma saudável entre todos os colaboradores da empresa, pois ele é a garantia de que as coisas estão bem.

+Dica: Também falamos mais sobre a habilidade de liderar no nosso artigo Gestão de Pessoas: Como Liderar e Desenvolver Pessoas no Trabalho. Clique aqui para ler.

O que é liderança humanizada?

O que é liderança humanizada?

Uma liderança humanizada é um tipo de gestão que dá importância ao aspecto humano e ao bem estar de seus colaboradores.

Longe de ser um capricho de empresas que querem aparecer bem na foto, a liderança humanizada é um ótimo caminho para melhorar as relações dentro da empresa, aumentar a produtividade e o desenvolvimento dos colaboradores.

A percepção negativa que muitas pessoas têm sobre o seu próprio ambiente de trabalho faz elas produzirem menos, trabalharem mal e terem mais problemas de saúde psicológica, por exemplo.

Não é nada inteligente para uma empresa causar isso nos seus colaboradores. Pelo contrário: tanto clientes, quanto funcionários precisam gostar dela.

Em poucas palavras, o papel de um líder é tornar as coisas melhores, para a empresa, para quem trabalha nela e, claro, para os clientes. Uma liderança humanizada entende isso.

+Dica: Uma liderança precisa gerar conexão entre a empresa, seus colaboradores e clientes. A Starbucks fez isso e deu muito certo. Entenda como você pode replicar no livro Liderando ao Estilo Starbuck. Clique aqui para adquirir o livro.

Torne-se o líder que você gostaria de seguir

Torne-se o líder que você gostaria de seguir

Uma forma prática de aplicar a liderança humanizada – e que também pode ser um exercício de empatia – é tentar ser o líder que você gostaria de ter.

Pergunte-se como seria o líder você gostaria de seguir. Você certamente iria imaginar um líder que:

  • Demonstra preocupação real com os seu bem estar e tem um apreço pela sua pessoa;
  • Que se esforça para dar instruções claras para que você entenda exatamente o que precisa ser feito;
  • Respeita as suas limitações e dificuldades e te encoraja a encará-las sem ficar te pressionando e apavorando;
  • Tem um interesse genuíno em te ajudar a se desenvolver e crescer dentro da empresa;
  • Nos momentos de crise e dificuldade, a simples presença dele já deixa toda a equipe mais tranquila e confiante;
  • Resolve os problemas que cabe a ele resolver sem ser injusto ou incompreensivo com ninguém;
  • Ajude todos a melhorarem e a serem mais produtivos, tanto em termos de quantidade, como de qualidade;
  • Demonstra ter maturidade emocional para lidar com situações que sejam desconfortáveis para ele ou para os outros;
  • É bastante engraçado e sensato sempre que isso é oportuno, arrancando risadas de todo mundo.

A verdade é que todo mundo gostaria de ter um líder assim. E, no fundo, todo líder deveria ter essas características de algum modo.

E uma liderança humanizada, que promove isso, é visivelmente benéfica e vantajosa para qualquer empresa.

As pessoas vão se sentir bem trabalhando se você se importar com elas

As pessoas vão se sentir bem trabalhando se você se importar com elas

Por mais que exista toda uma ética de profissionalismo, que condena comportamentos muito “pessoais”, exigindo que a dedicação e qualidade do trabalho sejam prioridades independente do que acontecer, sabemos que, na prática, as coisas são diferentes.

Pode ser condenável e anti profissional, mas é verdade que se um colaborador se sente mal tratado dentro de uma empresa, ele tende a ser menos dedicado e menos cuidadoso com o seu trabalho.

Mesmo que não seja de propósito, a insatisfação do profissional vai refletir na qualidade e na quantidade da sua produção.

Porém, o contrário também acontece. Isto é, se um funcionário sente que está sendo bem tratado no trabalho, ele vai querer retribuir isso, sendo mais produtivo e eficiente.

Isso reflete, inclusive, um mecanismo natural e inconsciente do cérebro, que é o famoso gatilho mental da reciprocidade.

Para facilitar a nossa sobrevivência, o nosso cérebro tem a crença de que, se alguém nos faz bem e quer o nosso bem, precisa ser igualmente retribuído.

Todo mundo está vulnerável a isso, pois é um mecanismo natural e involuntário que temos em nossa mente. É muito oportuno usar isso a favor da empresa, por meio da liderança humanizada.

+Dica: Você pode aprender mais sobre o que são e como funcionam os gatilhos mentais, no livro do Copywriter Gustavo Ferreira, Gatilhos Mentais. Clique aqui para ter mais informações e saber como adquirir o livro.

Ser bem humorado é uma qualidade que humaniza o líder

Ser bem humorado é uma qualidade que humaniza o líder

Aplicar tudo isso para exercer uma liderança humanizada passa por ter um senso de humor saudável e inteligente.

Seguindo todas as dicas que sugerimos ao longo do texto e explorando o bom humor no cotidiano, é possível humanizar a sua liderança de forma eficiente e sólida.

Para isso, também sugerimos que você estude mais sobre essa arte – ou seria ciência? – que é o bom humor. Você pode fazer isso lendo o nosso Kit do Humor. Nele, reunimos três livros sobre o assunto:

Tudo o que precisa ser feito com excelência deve ser dominado na teoria e na prática. E o mesmo vale para a liderança humanizada e para o uso do bom humor dentro dela.

Juntas, as três obras acima te oferecem a oportunidade de fazer isso, dominando o humor tanto na teoria como na prática e usando-o na tarefa de liderar pessoas.

Ao clicar no botão abaixo, você pode adquirir o Kit do Humor, com os três livros, tendo pelo menos 20% de desconto, como mostra o site da DVS Editora.

Por isso, se você quer aprender a usar a arte do humor de forma inteligente e estratégica, basta clicar no botão abaixo:

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