GamificaçãoGamification

Gamificação: o que é, por que é importante e por que você deveria aplicar

Sobre o que vamos falar?

  • Você já ouviu falar do termo “gamificação”? Se não, saiba que essa é uma poderosa técnica de motivação e incentivo ao trabalho para todo tipo de profissional. Neste artigo, você vai saber como aplicar o gamification.
  • Além disso, você também vai saber qual é a real importância das práticas de gamification e como as empresas líderes de mercado fazem uso dos jogos para aumentar a produtividade dos seus funcionários.
  • Saiba como aplicar uma estratégia de gamification que funcione para a realidade do seu negócio e aprenda a usar o gamification para melhorar o desempenho da sua equipe.
  • Quer se aprofundar neste assunto e melhorar a dinâmica de trabalho no seu negócio? Adquira o Kit Gamification, com os quatro principais livros sobre o tema, clicando no botão abaixo!

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Os jogos motivam as pessoas há milênios.

Mas foi no ano de 1973 que o americano Charles Conradt percebeu que as técnicas motivacionais dos jogos (a princípio, esportes) poderiam ser incluídas em outros ambientes, como os corporativos.

A partir do trabalho de Conradt, diversas empresas passaram a usar os jogos como aliados nos mais diversos setores de negócios, sendo muito bem-sucedidas.

Os anos foram passando e a experiência com os jogos de empresa foi se consolidando dentro das organizações, até que em 2003, Nick Pelling cunhou o termo gamificação (gamification).

O movimento foi ganhando mais força, e em 2010, com uma palestra motivadora da game designer Jane McGonigal, houve o que podemos chamar de boom. Mas o que seria gamificação? E o que ela pode oferecer às empresas? Isso é o que vamos abordar neste artigo!


Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

O que é Gamification?

O que é Gamification?

Gamificação é entendida como o uso de dinâmicas e mecânicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando comportamentos e ações em ambientes fora do contexto de jogos.

Quando falamos em usar algum tipo de game para envolver o público e fazê-lo interagir com a empresa, nem sempre fica claro como isso funciona. Por isso cabe a nós explicar aqui como o método pode trazer benefícios reais para as organizações.

A gamificação nas empresas pode ser usada como forma de compartilhar conhecimento e testar o aprendizado dos colaboradores. Isso já vem sendo utilizado com êxito por empresas de diversos portes e segmentos.

A mecânica dos jogos de empresa é a busca por capacitação e, consequentemente, por melhores resultados em produtividade. Ela ajuda a estimular comportamentos, levar o participante ao canal de comunicação do programa e obter dados dos usuários.

Sem dúvidas, essa é uma das maneiras mais eficazes para motivar e incentivar os profissionais, fazendo com que eles busquem exercer suas funções com mais excelência e competitividade.

 

Como o Gamification funciona?

Como o Gamification funciona?

Quando colocado em prática, o gamification pode causar uma transformação completa na dinâmica dos trabalhos feitos em uma empresa. Para se ter noção, o mercado de gamificação faturou mais de 5 bilhões de dólares em 2018.

Ano após ano este mercado vem aumentando seu valor, e isso ocorre por causa dos seguintes efeitos que essa técnica causa no desempenho das empresas:

1. Estímulo à competição saudável

A competição é inerente à natureza humana, e é capaz de motivar as pessoas a partir da vontade de superação (ao próximo ou a si mesmo). As estratégias da gamificação trabalham positivamente com o orgulho do colaborador de poder dizer que chegou a determinado patamar.

Se isso for bem aplicado pela empresa, maiores resultados com base na competitividade poderão ser conseguidos. Quanto mais competitivos forem os profissionais de uma empresa, maior será a produtividade!

2. Sentimento de conquista própria

O gamification ajuda ainda os participantes a obterem confiança, conforme aprendem com a experiência de uma abordagem vencedora. Bons jogos também desenvolvem nas pessoas a noção de eficiência e valor.

Ao atingir determinados objetivos é despertada na pessoa um sentimento de conquista, que é importantíssimo para estimular o membro nas próximas estratégias e dar o seu máximo em projetos futuros.

Esta sensação de satisfação ao conquistar determinado objetivo é causada pela liberação de dopamina (também chamado de hormônio da felicidade) em regiões específicas do cérebro, e ocorre sempre que atingimos um excelente desempenho ao efetuar alguma atividade.

Estimular a competição saudável e premiar os colaboradores pelo desempenho pode ser uma ótima alternativa para manter sua equipe engajada e satisfeita ao efetuar o trabalho.

3. Mensuração de desempenho

Alguns programas inovadores e adaptativos de gamificação contam com elementos-chave de avaliação de desempenho. Eles tornam possível mensurar os resultados, antecipando-se às necessidades e às tendências de mercado.

Um programa de gamification só é bem-sucedido se permitir medir a evolução de forma clara, percebendo o progresso pelos níveis, conquistas ou demais estruturas levantadas para sua interação.

Ao mensurar o desempenho dos seus profissionais, você será capaz de identificar pontos falhos que precisam ser melhorados e pontos positivos a serem explorados – além de saber o que aprimorar nas práticas de gamificação para envolver melhor seus funcionários.

 

Por que usar o Gamification é importante?

Por que usar o Gamification é importante?

Muitas organizações lutam para envolver todos os que têm interesse em torná-las bem-sucedidas: clientes, funcionários, pacientes, alunos, entre outros indivíduos cujo principal recurso é limitado e precioso: o tempo.

Não é surpreendente saber, portanto, que essas pessoas desenvolveram “escudos de proteção”. Para penetrá-los, as empresas precisam contar com um diferencial. O gamification surge como meio de destacar as empresas no mercado.

Graças a isso, muitas organizações estão começando a perceber a importância desta ferramenta dentro de uma estratégia de engajamento e obtendo resultados expressivos em relação ao desempenho dos profissionais.

Gamificação não é manipulação em massa!

Embora a gamificação tenha de fato um potencial incrível em termos de inovação, um grande número de companhias acredita que a simples implementação de design de jogos de empresa já funcione como uma espécie de elixir mágico para doutrinação e manipulação das massas.

Uma coisa capaz de fazer com que as empresas atinjam seus próprios objetivos. Essas organizações estão confundindo pessoas com marionetes e, neste caso, todos os esforços aplicados estão levando ao fracasso. Na verdade, a previsão é que 80% dessas empresas irão naufragar.

Gamificando da forma correta

Brian Burke, analista da Gartner, vai além de todo esse alarde e se concentra nos 20% que estão fazendo a coisa certa. No livro Gamificar, ele mostra o processo em funcionamento: com uma abordagem poderosa e capaz de envolver e motivar pessoas a atingirem suas metas, ao mesmo tempo em que alcançam os objetivos da empresa.

O gamification pode ser usado não apenas como incentivo para as pessoas mudarem seus comportamentos e desenvolverem novas habilidades, mas também para estimular a inovação. Além do mais, o ponto central dos objetivos do método é o espaço em que se alinham os objetivos comerciais e aqueles dos “jogadores”.

Como dois lados de uma mesma moeda, as metas dos participantes e das empresas podem até parecer dissimilares, mas, com frequência, representam a mesma coisa, só que expressa de maneiras distintas. A chave para o sucesso da gamificação é envolver as pessoas em um nível emocional, motivando-as a atingir seus próprios objetivos.

+ Dica: Além da gamificação, as tecnologias empresariais também são ótimos recursos de melhorias de desempenho profissional. Para saber qual o impacto das tecnologias nas empresas, leia o artigo “Tecnologia empresarial: como as inovações tecnológicas podem revolucionar seu negócio”.

Como as grandes empresas aplicam o Gamification?

Como as grandes empresas aplicam o Gamification?

A gamificação é uma estratégia que vem sendo utilizada há muito tempo. Podemos dizer que as organizações que decidiram aplicar técnicas de gamification antes da concorrência se destacaram muito mais em relação à entrega do produto final.

Confira logo abaixo algumas das empresas que inovaram nas práticas de gamificação e obtiveram resultados positivos no desempenho profissional:

Gerdau

Uma das maiores siderúrgicas do mundo, a Gerdau, resolveu aplicar práticas de gamificação de um modo inovador: para que seus funcionários tivessem um melhor desempenho nos testes de segurança, a organização aplicou o treinamento da sua equipe por meio de equipamentos de realidade virtual.

Diferente de qualquer outro tipo de treinamento, a empresa utilizou os seguintes equipamentos: joystick e óculos 3D. Usando estes dispositivos, os funcionários foram desafiados a passar de fases cometendo o mínimo de erros possível, em um game que representava o “chão de fábrica”.

O que muitas pessoas considerariam arriscado aplicar em um treinamento de segurança foi um verdadeiro sucesso! Além dos funcionários aprenderem todo o conteúdo do treinamento, exercícios que demoravam cerca de uma hora e meia para serem aplicados foram executados em apenas 18 minutos através da realidade virtual.

Omnicare

Outro grande caso de sucesso onde foram aplicadas práticas de gamificação é da empresa Omnicare. A grande sacada deles foi a seguinte: para corrigir o problema de haver muitas pessoas esperando ser atendidas pelo suporte da farmacêutica, a Omnicare começou a classificar e distribuir recompensas para os funcionários que mais atendessem clientes.

O resultado foi surpreendente: 100% dos profissionais da empresa aderiram às práticas de gamification. Essa unanimidade de aderência causou a redução de 50% do tempo de espera dos clientes, mostrando que a competitividade entre os profissionais pode ser saudável e motivador para a equipe de uma empresa.

Salesforce e Badgeville

Estima-se que 50% das implementações de CRM (Customer Relationship Management) falham porque muitos profissionais de vendas não costumam usá-lo.

Este foi um dos problemas identificados pela Badgeville (empresa líder no segmento de tecnologia) na Salesforce (empresa de software on demand).

Como grande parte dos vendedores da Salesforce não utilizavam os sistemas de CRM, a Badgeville aplicou um software de gamificação chamado “Big Game Hunter”, visando que os profissionais começassem a utilizar o sistema.

A importância do uso deste sistema é que os vendedores usuários entregam relatórios assertivos em relação às vendas efetuadas.

Este game consistia na seguinte dinâmica: cada profissional de vendas tinha um “status” no Game Hunter, e à medida que utilizavam o sistema de CRM, eles subiam para posições superiores.

Esta simples aplicação fez com que os vendedores da Salesforce disputassem entre si os primeiros lugares do jogo e, consequentemente, exercendo suas funções com maior eficiência.

Todas estas empresas começaram a aplicar a gamificação nas relações de trabalho entre seus funcionários e obtiveram resultados satisfatórios. No entanto, isso só aconteceu porque elas souberam usar o gamification da maneira certa.

Quer saber como gamificar a sua empresa e motivar seus colaboradores? Anote as seguintes dicas abaixo:

 

Como aplicar o gamification no seu negócio?

Como aplicar o gamification no seu negócio?

Existem algumas técnicas que você precisa conhecer para aplicar práticas de gamificação eficazes na sua empresa. Conhecendo essas técnicas a sua empresa se tornará um ambiente propício à competições saudáveis. Confira quais são elas:

1. Estabeleça desafios apropriados

O que podemos chamar de “desafios apropriados” são metas estabelecidas que estejam em conformidade com a capacidade dos colaboradores. Ou seja: metas que não sejam tão difíceis, mas que também não sejam tão fáceis.

Desafios de alta dificuldade podem, muitas vezes, desanimar e desmotivar as pessoas – e não é isso que desejamos quando aplicamos a gamificação. E desafios muito fáceis não geram resultados relevantes.

Portanto, busque sempre o meio termo: não abuse nas propostas de desafios e não estabeleça práticas muito fáceis de serem cumpridas. Busque usar os desafios para motivar e incentivar seus funcionários a trabalharem melhor.

2. Permita o “desbloqueio” de novos itens

Uma técnica interessante para se aplicar na sua gamificação é o desbloqueio de itens, como: novos conteúdos, novas “patentes”, elementos secretos, entre outros. Existem várias formas de gamificação que permitem o desbloqueio de novos itens.

Não economize na sua criatividade. Pense no modelo de trabalho dos seus colaboradores, nas práticas de gamification que você deseja aplicar e como você pode incentivar seus funcionários a desbloquear novos itens, à medida que seu desempenho melhorar.

3. Incentive o trabalho em equipe

Incentive o trabalho em equipe

Um elemento que faz os trabalhadores se sentirem motivados é saber que não estão sozinhos. Manter vivo um espírito de equipe é essencial para que seus colaboradores queiram trabalhar com mais eficiência.

Portanto, se possível, faça com que os profissionais da sua empresa interajam entre si nas gamificações. Busque desenvolver atividades que sejam praticadas em equipe, e não apenas individualmente.

Uma das maneiras de fazer isso é dividindo seus funcionários em dois ou mais grupos e desafiando-os a alcançar determinado objetivo. Desta maneira, todos vão estar engajados na atividade.

Ao fazer isso, as chances de algum funcionário ficar desmotivado por não obter o resultado esperado cairá drasticamente.

4. Conceda premiações

Premiações sempre estão atreladas à ideia de honraria. O que move muitos atletas a buscarem medalhas e troféus é o status de primeiro colocado. Times de futebol, atletas olímpicos e tantas outras equipes de diversas modalidades competitivas buscam ter a posse de premiações.

Não é porque, em geral, somente esportistas são premiados que você não pode premiar seus funcionários. Até porque esta é uma maneira de motivar e incentivar o espírito esportivo dentro da sua própria empresa.

Então, se você quer ver seus funcionários serem mais produtivos, faça com que eles disputem premiações. Essas premiações podem ser medalhas, bônus salariais, camisetas e brindes da empresa. A escolha é totalmente sua.

5. Reconheça o desempenho de todos

O reconhecimento do esforço dos seus funcionários é fundamental para que eles busquem alcançar resultados melhores nas próximas competições.

Quando um funcionário que se saiu mal é reconhecido pelo esforço exercido na competição, ao invés de se sentir desmotivado, ele vai querer buscar posições melhores.

Não reconheça apenas os méritos dos competidores que alcançaram os primeiros lugares, mas reconheça também o esforço de todos que fizeram parte da gamification.

 

Aplique o Gamification na sua empresa e veja os resultados

Aplique o Gamification na sua empresa e veja os resultados

Colaboradores desmotivados, produtividade baixa, falta de interesse no próprio trabalho… todos estes sintomas podem ser causados por uma doença que afeta o desempenho de inúmeras empresas: a falta de interatividade entre funcionários.

A rotina de sempre, na maioria das vezes, é cansativa e pode acabar desmotivando seus colaboradores.

Incentivá-los a produzir mais em menos tempo e se dedicar à organização em que trabalha é fundamental para o desempenho do seu negócio. E nada mais eficiente quanto a isso do que a aplicação de boas práticas de gamification.

Portanto, se você quer que os seus funcionários abandonem o estado de desmotivação e se engajem mais no próprio trabalho, saiba como aplicar as melhores técnicas de gamificação adquirindo o Kit Gamification.

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