EscritoresStorytelling

A editora pediu uma carta de apresentação, e agora?

Sobre o que vamos falar?

  • Uma carta de apresentação bem escrita é um instrumento fundamental para que você consiga publicar o seu livro através de alguma editora. Por isso, é importante que você saiba quais são os hacks para fazer com que o editor leia sua carta.
  • Neste artigo, você vai saber como escrever uma carta de apresentação que chame a atenção do editor e o convença a querer ler e avaliar a amostra do livro que você quer publicar.
  • Se quiser saber como escrever a sua carta de apresentação da maneira correta e fazer com que o editor se interesse pelo seu livro, você precisa ler o artigo até o fim e descobrir como usar as histórias ao seu favor com o poder do Storytelling.
  • Quer saber como escrever histórias cativantes, que façam seus leitores desejarem ler todos os seus livros? Adquira o livro 5 lições de Storytelling: O Best Seller clicando no botão abaixo.

ADQUIRA O KIT 5 LIÇÕES DE STORYTELLING

Não adianta apenas escrever o livro, você precisa saber como fazer carta de apresentação se quiser vendê-lo no mercado.

Somente no ano de 2020, o mercado editorial gerou mais de R$5,2 bilhões, mostrando-se um segmento extremamente lucrativo para as editoras e seus autores.

Apesar de ser um mercado lucrativo, algumas editoras ainda sentem falta de mais autores autênticos e que estejam dispostos a compartilhar conhecimento.

Por outro lado, existem escritores criativos e empenhados que desejam publicar seus livros e serem reconhecidos por seus conhecimentos, mas não sabem como publicar um livro pela editora e não têm ideia de como iniciar nesse mercado.

Para os autores, a primeira e mais importante etapa na publicação de um livro é a escolha de uma editora para divulgar a obra. E para que isso aconteça, é preciso saber como fazer a carta de apresentação do livro para enviar a algum editor.

Com esta carta de apresentação, o autor vai mostrar ao editor que o seu livro vale a pena ser publicado. Para fazer isso, o autor precisa elencar alguns aspectos importantes da sua obra e convencer o editor a fazer a publicação.

Se o editor enxergar no seu livro um grande potencial de vendas e uma boa contribuição para o mercado literário, provavelmente ele vai ser aceito para ser publicado.

Então, se você deseja ir do zero à entrega na sua carta de apresentação para torná-la convincente e quer ser aceito como autor pela editora, leia este texto até o final.



Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

O que é uma carta de apresentação?

O que é uma carta de apresentação?

Uma carta de apresentação é um documento em que o autor apresenta todos os principais atributos do seu livro, como:

  • O tema de que se trata a obra;
  • Os pontos mais interessantes e inovadores do seu livro;
  • As contribuições que a obra traz para o mercado editorial;
  • Quem é você, sem forçar falsa autoridade;
  • As suas motivações para escrever o livro.

Além disso, é importante que na carta de apresentação contenha dados relevantes sobre você, como: área de especialidade, grandes feitos na sua carreira e outros aspectos que transmitam autoridade para o editor que vai ler e avaliar a carta.

        +DICA: Quer descobrir como lotar a sua carteira de clientes como redator freelancer e se tornar um ‘escritor de classe mundial’? Te mostramos como neste texto.

Qual a finalidade de uma carta de apresentação?

Como foi dito acima, o autor precisa encontrar uma editora para publicá-lo. Mas para isso ele precisa antes mostrar ao editor, por meio de uma carta de apresentação, que o livro vale a pena ser publicado.

Em resumo, essa é a principal função da carta de apresentação: convencer o editor a adquirir a amostra do livro e publicá-lo. Portanto, se o autor conseguir fazer com que ele leia a sua carta do início ao fim e se interesse pela obra, ele passou por uma das etapas mais importantes da publicação do seu livro!

Um dos conceitos mais importantes que todo autor precisa conhecer e se aprofundar para aumentar as chances de ser aceito é o Storytelling.

Saber contar histórias vai deixar seu livro mais interessante para os leitores e sua carta de apresentação mais convincente para o editor. Veja rapidamente como o Storytelling pode aumentar as chances de sucesso do seu livro desde o começo!

 

Por que usar histórias aumenta as chances do seu livro ser publicado e entrar no best seller?

Por que usar histórias aumenta as chances do seu livro ser publicado e entrar no best seller?

O livro ‘O Estudo do Pensamento’ de Jerome Bruner nos ensina o poder das histórias, afirmando que qualquer coisa é 20x mais lembrada se for conectada a alguma história.

Em outras palavras, o Storytelling aumenta em 20x o potencial da sua mensagem.

Agora mesmo, lendo essa estatística poderosa, apenas uma área do seu cérebro foi ativada: a memória semântica, que é a responsável por fatos, dados e números.

No entanto, ao ouvir histórias, outras áreas da sua mente são ativadas, que são relacionadas à memória episódica.

Isso acontece porque, ao ouvir uma história, temos a sensação de ‘experiência’, como se estivesse acontecendo em tempo real e nos tornamos parte do enredo (ou nos vemos nele), em vez de apenas decodificar a linguagem.

“Por mais insignificante que possa parecer, tudo na vida conta uma história.” — Martin Lindstrom

Ainda que seu objetivo seja apresentar seu livro a um leitor ou editor, tudo se trata de vendas. Você está sempre vendendo alguma ideia, serviço ou produto; no caso da carta, você quer vender a ideia de que seu livro é diferente e que merece um espaço no mercado.

Ao contar uma história, você está tentando convencer o editor e, posteriormente, seus leitores de que o seu lado é o “correto”. Por isso, é comum transmitir esse método, sem querer, com essa mesma essência.

         + Se você deseja escrever livros que se tornem verdadeiros best sellers no mercado editorial, se aprofunde na arte de contar histórias com o KIT 5 lições de Storytelling.

Como escrever a apresentação de um livro?

Como criar uma carta de apresentação?

Geralmente, a apresentação  de um livro tem apenas uma página, já que a ideia é ser sucinto e ganhar a atenção do editor ao ler o seu texto.

O segredo para fazer seu editor ler a carta é torná-la chamativa e fácil de ler com histórias que o envolvem emocionalmente.

Lembre-se que uma boa carta de apresentação tem dois objetivos:

  • Fazer o editor ler seu livro;
  • Facilitar o contato entre o autor e a Editora para requisitar todo o material necessário para avaliação.

Muitos autores cometem erros básicos na hora de apresentar seus livros e acabam perdendo a oportunidade de fechar grandes contratos. Para não cometer esses mesmos erros, veja abaixo as 5 dicas da DVS Editora!

        +DICA: Saiba agora quais são os 8 principais livros de alta performance que todo profissional precisa ler para se tornar bem-sucedido. Clique no texto para saber mais

1. Escreva uma apresentação profissional e mostre sua personalidade

A carta de apresentação não deve ser informal demais e também não pode ser formal a ponto de ser quase incompreensível.

É importante criar um texto fluido, usando a linguagem natural, sem gírias ou formalidades exageradas. Seja você, mas demonstre profissionalismo na hora de criar sua apresentação, de forma que o editor enxergue quem você é e se interesse pelo que você tem a dizer.

Não escreva frases, como: “E aí, Fulano de Tal? Tenho um livro incrível que se compara ao Código da Vinci. Você tem de avaliar meu livro porque sou o próximo Dan Brown”.

A verdadeira ideia da carta de apresentação é mostrar quem você é para o editor e por que você é diferente, de modo que ele crie um interesse em ler o seu livro e publicá-lo.

Lembre-se que você vai enviar esse texto para uma pessoa que não te conhece e que, provavelmente, recebe várias cartas como essas.

2. Mostre suas experiências e não esqueça dos seus dados de contato

Mostre suas experiências e não esqueça dos seus dados de contato

Em vez de ‘forçar autoridade’, prefira mostrar sua trajetória, suas experiências e como você escreveu sua obra para ser um verdadeiro sucesso no catálogo da editora. Além disso, mostre que você é bom contando histórias, falando sobre o que o inspirou a escrever.

Certifique-se de que colocou todas as informações de contato: e-mail, endereço, telefone, celular etc. Todas essas informações são extremamente importantes, pois, caso seu livro seja aprovado, será através delas que a editora irá contatar você.

Isso pode parecer óbvio, mas existe uma quantidade imensa de autores que anexam no e-mail apenas os capítulos de amostra do livro, sem inserir no documento qualquer meio de contato com eles.

3. Não demonstre desespero

Outro erro comum do autor desavisado é parecer desesperado. Quantos deles enviam um e-mail para vários agentes e editores ao mesmo tempo, sem ao menos usar a cópia oculta.

Agora, imagine como um editor se sente ao ver todos os seus colegas indiscriminadamente em cópia. É muito provável que ele não leve você a sério. Além disso, procure não errar o nome desse mesmo editor ou agente.

Este é mais um erro de autores que – por mais que escrevam bem em seus livros – não sabem como fazer uma carta de apresentação para a editora.

4. Seja claro e sucinto, mas não se esqueça da criatividade

Acrescente na carta de apresentação informações claras sobre seu livro. Mostre ao editor quais são os principais tópicos trabalhados e que tipo de contribuição a obra pode trazer ao leitor final.

Atente-se especialmente a essa parte, pois você terá de resumir em um único parágrafo do que se trata seu livro, quem é o autor e como o livro pode contribuir para o mercado editorial.

Portanto, seja criativo, apresente seu livro de uma maneira que faça a imaginação do editor trabalhar. Assim, você melhora suas chances de ter seu livro lido por ele depois da sua carta de apresentação.

5. Use histórias

Use histórias

Histórias conectam pessoas de diferentes raças, lugares, origens, crenças, etc. É através das histórias que contamos que cativamos os leitores. E os editores precisam ler cartas de apresentação todos os dias, de muitos novos escritores.

Por isso, uma das partes mais importantes sobre como fazer uma carta de apresentação, é construir uma história com detalhes que agucem a curiosidade do editor, fazendo ele se interessar em ler toda a obra que você escreveu.

Pense em uma boa história de um parágrafo para usar como sinopse do seu livro. Esse será o núcleo de como fazer uma carta de apresentação que encante o seu editor, preparando o terreno para a publicação do seu livro.

        +DICA: contamos histórias todos os dias, mas não percebemos como essa habilidade pode ser muito importante. Por isso, você deve ser muito bom em contar histórias. Você pode aprender essa habilidade com o Kit de Storytelling, clicando aqui.

Mas será que é possível fazer isso numa simples carta?

Sim! É totalmente possível.

Vamos imaginar que você entrou em um elevador e, para sua surpresa, um editor de enorme importância está nele.

Você sabe que não pode perder a oportunidade de vender seu livro, do contrário, nunca mais verá aquele homem na sua vida. O que você dirá a ele?

Provavelmente, Dan Brown, autor de Código da Vinci, diria: “O professor Robert Langdon, famoso simbologista, recebe uma ligação enigmática. O curador do Louvre foi assassinado e, próximo ao corpo, a polícia encontrou uma pista codificada.

Conforme soluciona o enigma, Langdon se torna o principal suspeito do crime e, para sua surpresa, vai descobrir uma sociedade secreta que existe desde os tempos de Jesus.”

William P. Young, autor de A Cabana, tentaria algo como: “Após viver quatro anos de tristeza profunda pelo assassinato da filha, Marc Allen Phillips recebe um estranho bilhete, aparentemente enviado por Deus, convidando-o a voltar à cena do crime: uma cabana. Apesar de desconfiado, ele segue para o local e o que encontra mudará completamente sua vida”.

Por mais que seja difícil se imaginar em uma situação como essa, esse é um ótimo exercício para você se fazer quando for escrever a sinopse do seu livro, e pode te ajudar muito a saber como fazer carta de apresentação e o que escrever nela.

Por isso, recomendamos que tente elaborar uma sinopse que transmita uma ideia geral do seu livro e que cause um pouco de curiosidade no editor. Se não der certo na primeira vez, tente mais algumas vezes, até acertar na construção da sua sinopse.

 

Mostre-se interessante!

Mostre-se interessante!

Além das informações sobre seu livro, a carta de apresentação deve mostrar quem você é e quais foram os seus principais acertos na sua carreira. Ou seja: o que te destaca como escritor.

Resumindo: um editor não está interessado em ouvir toda a história da sua vida, mas quer saber o que você faz e se está qualificado para escrever o livro apresentado.

Portanto, antes de escrever sua carta, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Você já escreveu outras obras? Quais?
  • Qual sua formação?
  • O livro foi baseado em alguma experiência que viveu?
  • Conhece o lugar no qual a trama acontece?


Fazendo-se estas quatro perguntas básicas, você vai saber como fazer carta de apresentação e parecer alguém interessante para o editor remetente – assim, as chances dele querer adquirir a amostra do seu livro poderão aumentar muito.

 

Estrutura de uma carta de apresentação

Estrutura de uma carta de apresentação

Para saber como fazer uma carta de apresentação, você vai precisar entender como funciona a estrutura do seu texto. Ou seja, qual é a linha de raciocínio por trás da sua carta que vai convencer o editor a se interessar pelo seu livro.

Portanto, siga a seguinte estrutura ao escrever sua carta:

1. Comece referindo-se ao editor

Uma das práticas mais importantes de como fazer carta de apresentação, é demonstrar respeito pelo editor que vai ler a sua carta e começar o seu texto citando o nome dele, em tom de reverência.

Você pode começar a carta da seguinte forma, por exemplo: “Prezado Sr. Robson Nunes” ou “Prezada Sra. Clara Pessanha”.

Demonstre sempre sinal de respeito ao se referir ao editor. Jamais comece uma carta de apresentação se referindo direto ao conteúdo do seu livro – deixe isso para a próxima etapa.

        +DICA: Descubra as 7 práticas principais que todas as empresas de sucesso utilizam para aumentar as vendas. Clique aqui se quiser saber como vender mais.

2. Apresente a sinopse do seu livro

Outro ponto essencial para saber como fazer carta de apresentação é a criação da sinopse do livro. A abertura da sua carta deve começar com a apresentação da ideia central da obra, mostrando sobre o que o livro se trata.

Esta sinopse deve ser escrita de maneira direta, sem qualquer enrolação que faça o editor jogar a sua carta fora e passar para a próxima.

Além disso, na sinopse é importante que você ressalte os pontos mais interessantes e inovadores do seu livro, para que seja despertado o interesse do editor em ter a sua obra.

Se ele se interessar pelo livro logo após ler a sinopse, você já deu um grande passo em direção à publicação do seu livro!

3. Apresente-se como autor

Logo após falar sobre seu livro na sinopse, você vai apresentar-se como escritor. Ou seja: você vai mostrar quais são seus principais feitos durante sua carreira e por que é um autor relevante para o mercado editorial.

Nesta etapa da carta de apresentação, você deve se mostrar como uma verdadeira autoridade no assunto do livro que deseja publicar – mas preste atenção: escreva de forma natural, sem forçar uma falsa autoridade.

Muitos autores, que não sabem como fazer carta de apresentação, não escrevem sobre si mesmos de maneira transparente, mas se apresentam de forma artificial e pouco sincera – o que, na maioria das vezes, o editor percebe ao ler a carta.

Além disso, lembre-se que nesta parte da sua carta, é ideal que você mostre quantos livros já publicou, qual a sua obra que mais vendeu e onde quer chegar com a publicação do seu livro.

Caso seja a sua primeira obra, seja honesto e mostre um pouco da sua experiência e quais são suas ambições com a obra e ao se tornar um autor.

4. Insira seus endereços de contato

Após passar por todas as etapas da criação da sua carta, você deve colocar os seus principais endereços de contato. Em geral, as cartas de apresentação contém os seguintes endereços: email, domicílio e telefone (fixo e celular).

Inserir estes endereços é importante, pois serão os meios de contato entre você e o editor. Quando finalizar a sua carta, certifique-se de que os endereços estão corretos. Feito isso, você já vai saber todas as etapas de como fazer carta de apresentação.

 

Principais dicas para escrever sua carta

Principais dicas para escrever sua carta

Para saber como fazer uma carta de apresentação, você vai precisar de alguns parâmetros. Somente a partir disso você vai conseguir julgar se a sua carta está boa o suficiente para ser enviada à editora.

Portanto, siga as seguintes dicas ao escrever a sua carta de apresentação:

  • Escreva num tom profissional e educado;
  • Inclua mais de uma maneira de ser contatado;
  • Desenvolva um parágrafo que resuma sua obra;
  • Explique por que o livro pode ser interessante para o público;
  • Descreva por que você tem competência para escrever sobre o tema que escolheu.


Além disso:

  • Não mande a carta para diversos agentes e editores ao mesmo tempo;
  • Cuidado para não soar agressivo ou arrogante;
  • Não contate um editor/agente que não trabalha com o gênero do seu livro;
  • Evite escrever um resumo maior do que um parágrafo;
  • Não coloque informações na carta que não são relevantes para o editor/agente
  • Siga rigorosamente as instruções de envio nos sites das agências e editoras.

 

Exemplo de carta de apresentação

Exemplo de carta de apresentação

Inserimos abaixo um modelo para você se espelhar e saber como fazer carta de apresentação corretamente.

Prezado Sr. McSill,

Anexo você encontrará uma sinopse e três capítulos de O Caso dos Dez Negrinhos.

Baseado num poema infantil inglês, o livro trata-se de um romance policial, com 80 mil palavras, dividido em 15 capítulos.

Dez pessoas são atraídas a uma mansão situada numa ilha deserta na Costa de Devon. Os convidados ouvem uma mensagem num gramofone acusando-os de assassinato. Presos na ilha por uma tempestade, os hóspedes começam a ser assassinados de acordo com um poema infantil encontrado nos quartos. À medida que as mortes ocorrem, negrinhos de porcelana vão desaparecendo um a um da sala de estar. Como não tem mais ninguém na ilha, chega-se a uma conclusão aterradora: um dos hóspedes é o assassino.

Sou escritora com mais de 80 livros publicados por diversas editoras. Minha obra de maior sucesso é Assassinato no Expresso do Oriente com mais de 3 milhões de livros vendidos no seu primeiro ano de publicação. Morei também em Devon, local em que transcorre a história que apresento.

Se o senhor desejar, posso enviar o manuscrito completo, por e-mail ou impresso.

Obrigado pela atenção. Aguardo notícias.

Respeitosamente,

Agatha Christie

Rua dos Autores Famosos, 123

Cidade da Escrita, AS – Inglaterra

(11) 5555-0000

agathachristie@escritora.com.br

        +DICA: contamos histórias todos os dias, mas não percebemos como essa habilidade pode ser muito importante. Por isso, você deve ser muito bom em contar histórias. Você pode aprender essa habilidade com o Kit de Storytelling, clicando aqui.

Publique na DVS Editora

Agora que você sabe como fazer uma carta de apresentação, temos um pequeno aviso!

Se você é escritor e deseja publicar suas obras através de alguma editora, pode começar pela DVS Editora. Nós fazemos questão de prestar um serviço de excelência na publicação e divulgação de livros.

Se você ainda não nos conhece, somos especializados na publicação de livros relacionados a Marketing e Empreendedorismo, e nossa missão é tornar o mercado editorial cada vez mais amplo, facilitando a publicação para autores da área.

A DVS Editora é responsável pela publicação de vários best-sellers do nicho de Marketing e Empreendedorismo no Brasil, como:

Entre vários outros!

Em nossa livraria, você vai poder consultar e adquirir os livros publicados pela DVS Editora e atestar a nossa autoridade nesses e em outros nichos.

 

Aprenda como criar histórias cativantes!

Como ser um especialista em storytelling

Uma das habilidades mais importantes na criação de um livro é o Storytelling. A arte de contar histórias cativantes, que prendem a atenção do leitor, tem o poder de fazer com que seu livro se torne um dos maiores best-sellers do mercado.

Através do Storytelling, você consegue se conectar e mexer com a imaginação do seu leitor com mais facilidade e pode usar todo esse poder como ferramenta de marketing, criando uma relação próxima e de confiança para que ele se identifique com você e queira comprar seus livros.

Se você quer desenvolver a habilidade de contar histórias que encantem os seus leitores, adquira o Kit de Storytelling, de James McSill.

Este Kit de livros sobre Storytelling, traz o livro “As 5 lições de Storytelling: O Best Seller”, além dos outros dois livros da mesma coleção: “Fatos, Ficção e Fantasia” e “Persuasão, Negociação e Vendas”.

Portanto, se você quiser encantar o editor e também seus leitores com uma história bem contada, adquira o Kit de Storytelling clicando no botão abaixo.

Quero dominar a arte de contar histórias!

 

Artigos relacionados
Storytelling

Marketing criativo: o que é, qual a importância e como fazer?

Sobre o que vamos falar? As constantes mudanças nas estratégias de vender seus produtos no…
Saiba Mais
Storytelling

Descubra o Poder do Storytelling Estratégico para Engajar sua Audiência!

Descubra como o storytelling estratégico pode ser a chave para engajar sua audiência e fortalecer…
Saiba Mais
Storytelling

Desvendando o Poder do Storyselling na Comunicação Humana

O poder do storyselling se destaca na arte de contar histórias para vender um produto ou serviço e…
Saiba Mais