Negócios

Abri um negócio próprio, e agora? 9 coisas que você deve saber

Sobre o que vamos falar?

  • Empreender, apesar de ter desafios, é gratificante e é o caminho mais claro e sólido para construir uma riqueza real.
  • Por isso, quando você abre seu negócio próprio, deve ter em mente que está dando o primeiro passo rumo aos seus maiores e mais ousados objetivos.
  • Ao longo deste artigo resumimos algumas dicas que vão te ajudar muito nessa jornada como empreendedor.
  • Uma destas dicas é que você entenda como o seu cérebro funciona e use ele a seu favor. Para isso, recomendamos a leitura do livro Programado Para Resistir, da neurocientista Dr. Britt Andreatta. Clique no botão para adquirir:

Quero Usar a Neurociência A Favor do Meu Sucesso

Quando você começa o seu negócio próprio, certamente imagina que, apesar de todos os desafios e riscos, este pode ser o seu primeiro passo para atingir os maiores objetivos da sua vida.

Afinal, empreender é o único caminho possível para construir e manter uma riqueza, ou o que muitos chamam de “pé de meia”. Ao abrir um negócio próprio você está dando o passo mais importante nesta direção.

Mas a realidade sempre será imprevisível e, como tudo na vida, empreender é também lidar com desafios, problemas e concorrência. Neste artigo, trazemos algumas dicas para lidar com tudo isso e sair na frente.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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9 dicas para ficar na frente da concorrência:

9 dicas para ficar na frente da concorrência

As dicas abaixo são simples, diretas e serão decisivas nesta sua jornada com um negócio próprio. Quando você se torna um empreendedor, você precisa se tornar um líder, um gestor, um vendedor, dentre outras coisas.

Analisando a vida e carreira de empreendedores de sucesso, você verá traços e sinais de muitas dessas dicas. Decidimos sintetizá-las e apresentar de forma clara e prática. Confira nas próximas linhas.

1. Aprenda a pensar mais estrategicamente

A primeira dica é a mais importante: você deve pensar – e agir – sempre de forma estratégica. Mas o que isso significa?

Podemos dizer que estratégia é definir objetivos e meios para atingir estes objetivos. Em outras palavras, você precisa ter um plano e procurar agir de acordo com ele.

Como dizia um antigo general chinês: em estratégia, nenhum passo é dado em vão. Cada ação deve ter uma razão para ser feita e contribuir com um objetivo. Atitudes impensadas e aleatórias são desperdício de energia e recursos.

+Dica: Começar seu negócio próprio sem ter sequer uma estratégia será um erro. A leitura do livro Sua Estratégia Precisa de uma Estratégia pode fazer toda a diferença. Clique aqui e confira mais informações sobre o livro.

2. Invista mais em Marketing Digital

A internet e as redes sociais já são uma parte inquestionável da vida humana no século 21 e dificilmente isso vai mudar. Com isto, a internet também se tornou um canal gigantesco para vendas – de todo tipo de produtos.

Para se ter uma ideia, algumas gigantes do varejo já chegaram a vender mais pela internet do que em suas lojas físicas. E o seu negócio também precisa ter alguma presença digital.

Existem diversas maneiras de se fazer isso, seja produzindo conteúdo estratégico, seja veiculando anúncios em sites e redes sociais. Considere a importância da internet e tenha uma presença digital – mas faça isso de forma estratégica.

+Dica: Nós temos artigo completo sobre isso, onde falamos como você pode gerar resultados para sua empresa através do marketing digital para e-commerce. Vale a pena ler. É só clicar aqui.

3. Crie uma boa experiência do cliente

Um fato que muitos empreendedores não perceberam é que, nos últimos anos, a qualidade de produtos ou serviços não é mais a virtude mais relevante para o sucesso de uma empresa.

Ninguém duvida da importância disso, mas só a qualidade, em alguns mercados, se tornou insuficiente para atrair e fidelizar clientes. Daí vemos o sucesso das chamadas estratégias do cliente.

Nelas, o foco da estratégia de uma empresa é encantar o cliente através da experiência e conquistá-lo de verdade. Você vai entender melhor no artigo que escrevemos sobre Customer Success, clique aqui para ler.

4. Seja persuasivo na sua comunicação

Persuasão é, de algum modo, poder. A ciência de convencer e influenciar as decisões das pessoas é indispensável para qualquer empreendedor.

Ao ter seu negócio próprio, você vai precisar desenvolver a persuasão e colocá-la em prática para fechar contratos, lidar com clientes, funcionários e muitas outras situações.

Comunicar-se de forma persuasiva, além de ser necessário, vai te dar boas vantagens em diversos momentos dessa jornada empreendedora.

+Dica: Persuasão é uma ciência extremamente vantajosa para empreendedores, líderes e pessoas que almejam muito sucesso em geral. Recomendamos que você leia nosso artigo sobre o que é persuasão, clicando aqui.

5. Não tenha medo de vender

Algumas pessoas têm um receio bobo quando falamos em vendas. Elas associam a intenção de vender alguma coisa a algo ruim, como tirar vantagem dos outros em prol do seu próprio interesse.

Apesar de ser algo comum, isso é um viés cognitivo – uma crença forte que as pessoas podem que, na verdade, é só uma impressão errada da realidade. Mas as vendas são a base da economia.

Você, a partir do momento que tem um negócio próprio, não pode ter essa visão negativa sobre as vendas e nem ter medo de vender.

6. Tenha um bom time de suporte ao cliente

Outra coisa que a maioria dos empreendedores ignora é a importância de ter um time de suporte ao seu público. O seu cliente é o ativo mais valioso que você pode ter em seu negócio próprio. Cuide bem dele e resolva seus problemas.

As pessoas já estão cansadas de empresas que focam em vender e não respeitam a opinião ou as dificuldades do público.

Ir na contramão disso vai te diferenciar e, a partir do momento em que as pessoas forem bem tratadas pela sua equipe de suporte, elas vão se tornar clientes fiéis e até recomendar sua empresa para seus amigos e familiares.

+Dica: O que diferencia as empresas que conseguem escalar seu negócio das que permanecem estagnadas é a taxa de retenção de clientes. Se quiser saber mais sobre o tema leia o artigo Sucesso do cliente: fidelize seu cliente usando o Customer Success

7. Esteja sempre atento às tendências do mercado

A única constante é a mudança, já dizia o filósofo. Isso quer dizer que a realidade é, como já dissemos, instável e um pouco complexa, no mínimo.

Isso não é motivo para pânico ou desespero. A vida é assim e você deve lidar com isso. Como? Ficando atento ao cenário e às tendências do mercado em que seu negócio próprio está inserido.

De forma resumida: observe o cenário de forma constante e, se for preciso tomar ou rever decisões de acordo com ele, faça o que for necessário. Repetir uma fórmula e ignorar o mercado não é uma atitude inteligente.

8. Fique sempre 1 passo à frente dos seus concorrentes

Para quem tem um negócio próprio, a antecipação tem um valor muito alto. Antecipar significa estar à frente dos acontecimentos ou da sua concorrência.

Como fazer isso? Juntando duas dicas anteriores: estar atento às tendências e ao mercado e pensar de forma estratégica.

Tire uma parte do seu tempo, nem que seja uma vez por semana ou menos para observar e analisar o cenário e planejar o que você pode fazer para se antecipar a ele.

Quanto aos seus concorrentes, aproveite esse mesmo momento para observar erros e acertos deles e se posicionar com vantagem, evitando os erros e reproduzindo os acertos.

9. Seja resiliente e inteligente ao mesmo tempo

A resiliência é a virtude de suportar a pressão e os riscos e resistir contra o medo e outros fatores que vão te induzir ao erro. Todo mundo que tem um negócio próprio precisa ser resiliente.

No entanto, ser resiliente não significa ser cabeça dura e insistir no erro, nem imprudente e tomar decisões sem pensar direito. Ao equilibrar resiliência com inteligência, você aumenta fortemente as chances de sucesso do seu negócio próprio.

 

Por que sua empresa precisa de um bom líder?

Por que sua empresa precisa de um bom líder?

Quem quer tocar um negócio próprio precisa entender que um empreendedor é, antes de qualquer outra coisa, um líder. O papel de um líder não é, como muitos pensam, apenas mandar nos outros.

O resumo do papel de um líder é: fazer as coisas darem certo para seus clientes, colaboradores, parceiros, sócios, para o seu negócio próprio e todos os envolvidos nele. Para cumprir este papel, seguir as dicas que listamos neste artigo são essenciais.

 

O que você deve estudar para ficar na frente da concorrência?

O que você deve estudar para ficar na frente da concorrência?

Para desenvolver as habilidades e competências de um bom empreendedor, é preciso, sim, ler, estudar, pesquisar e aplicar tudo isso na prática, obviamente.

Felizmente, aqui no nosso blog, tratamos de temas sobre empreendedorismo, liderança, desenvolvimento pessoal, gestão de empresas e de pessoas, dentre outros. Você pode clicar aqui e ler um artigo que escrevemos sobre liderança, por exemplo.

Nestes tópicos, entram ciências como administração, psicologia, marketing e até neurociência – afinal, você precisa entender como o seu cérebro funciona e como usá-lo 100% a seu favor.

 

A maior habilidade de um líder é resistir aos obstáculos!

A maior habilidade de um líder é resistir aos obstáculos!

A Dr. Britt Andreatta, neurocientista especializada em temas como liderança, psicologia e educação, mostra para empreendedores que alguns mecanismos do nosso cérebro podem sabotar os seus planos de ter um negócio próprio.

Em seu livro Programado Para Resistir, ela explica por que, todos os anos, mudanças e ideias inovadoras e promissoras dão errado e geram prejuízos bilionários. Essa explicação está no cérebro humano.

Por diversos fatores, entre eles a autopreservação, o nosso cérebro é quase programado para reagir mal e resistir contra mudanças, por mais positivas que elas possam ser.

Ao longo do livro, ela cita diversas pesquisas e mostra por que isso acontece e principalmente, como você deve lidar com isso e usar o funcionamento natural do seu cérebro para atingir seus objetivos.

Se você quer entender como o seu cérebro pode sabotar o seu negócio próprio, evitar que isso aconteça e até mesmo usar a neurociência a seu favor, basta clicar no botão abaixo para saber mais e adquirir o livro:

Quero Usar a Neurociência A Favor do Meu Sucesso

 

Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais

Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais

Se você quer vender na internet, é essencial ler bons livros de marketing digital. Por ser um mercado novo e repleto de oportunidades, existe muito conteúdo de pouca qualidade espalhado pela internet.

O mercado digital, por ter crescido tanto em tão pouco tempo, acaba sofrendo com uma enxurrada de conteúdos óbvios e rasos. Para ter algum resultado, é preciso se aprofundar com algo sólido e comprovado.

Por isso, hoje trazemos 3 sugestões de excelentes livros de marketing digital para quem quer estudar de maneira séria e construir resultados nesse mercado tão promissor.

 

Marketing Digital Na Prática

Marketing Digital Na Prática

O empreendedor Paulo Faustino, um dos maiores especialistas em marketing digital no Brasil, oferece uma visão prática de como construir grandes estratégias digitais do zero e explorar as vantagens das principais plataformas, em Marketing Digital na Prática.

O livro pode ser um ótimo começo para quem está entrando no mercado digital e quer se preparar para alcançar resultados sólidos no futuro. Mas também serve para quem já atua no digital e quer se tornar ainda melhor.

Sem dúvidas, Marketing Digital na Prática é um dos melhores livros de marketing digital e estratégia já escritos no Brasil.

Compre o Marketing Digital Na Prática

 

Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI

Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI

Nos dias de hoje, tem sido cada vez mais difícil e concorrido cativar o tempo e a atenção das pessoas – que são dois ativos decisivos para as vendas e, portanto, muito valiosos.

Em um cenário onde muitos concorrentes falam e pouca gente ouve, o marketing de conteúdo surge como uma moeda que compra o tempo e a atenção do público e o antídoto que salva a estratégia de muitos negócios.

O empresário Rafael Rez traz um verdadeiro manual sobre como usar todo o poder do marketing de conteúdo no livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI.

O livro se propõe a expandir sua mente para trabalhar como gente grande neste mercado. Clique aqui para adquirir.

Compre o Marketing de Conteúdo

 

Facebook Para Negócios

Facebook Para Negócios

Outro livro que não poderia ficar de fora desta lista é o Facebook Para Negócios, do especialista em anúncios Luciano Larrossa. A obra reúne o conhecimento de quem já gerenciou mais de 5 milhões de reais em anúncios no Facebook.

O livro te dá tudo o que você precisa para começar a vender usando sua página no Facebook, mesmo que esteja começando do zero.

Larrossa apresenta um conhecimento sólido e completo para que qualquer pessoa aprenda, em poucas horas, a vender muito através da maior rede social do mundo. Você pode adquirir o livro agora mesmo.

Compre o Facebook Para Negócios

 

Kit Marketing Digital

Todos estes três livros compõem o nosso Kit Marketing Digital, montado para quem quer dominar a habilidade de montar e executar estratégias de vendas no meio digital.
O Kit te dá uma formação completa do que você precisa para se tornar um especialista em um dos mercados mais promissores dos últimos anos. Ele reúne:

  • Marketing Digital na Prática, de Paulo Faustino;
  • Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, de Rafael Rez;
  • Facebook Para Negócios, de Luciano Larrossa.

Ao adquiri-lo no site da DVS Editora, você tem a chance de receber estes três livros, juntos, diretamente na sua casa. Para fazer isso, basta clicar no botão abaixo e conferir o nosso Kit de Marketing Digital:

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