As campanhas de email marketing são estratégias poderosas para alcançar e converter um grande número de pessoas em clientes. Para criar uma campanha de email marketing lucrativa, é essencial construir um bom funil de email e desenvolver uma comunicação convincente. O artigo destaca a importância de captar e nutrir leads com conteúdo relevante e, em seguida, fazer ofertas atraentes usando técnicas de copywriting. Bora ler?👇
Principais assuntos deste post
- O Poder das Campanhas de Email Marketing: Como as campanhas de email marketing são essenciais para alcançar e converter um grande público, utilizando o email como um canal de vendas eficaz.
- Construindo um Funil de Email Eficaz: Um guia sobre como criar um funil de email para sua campanha, incluindo a captação de leads, nutrição com conteúdo relevante e a realização de ofertas convincentes.
- Técnicas de Copywriting para Alta Conversão: Uma visão geral das técnicas de copywriting essenciais, como storytelling, urgência e prova social, que podem ser usadas para escrever emails que efetivamente convertam leads em clientes.
- Saiba como usar a maior ferramenta de comunicação do mundo nas suas campanhas de vendas e aumentar os lucros do seu negócio.
O maior canal de comunicação do mundo é também um dos que mais trazem lucros para as empresas. Para que você também consiga lucrar com isso, vamos te mostrar o que são as campanhas de email marketing.
Se você tem um negócio online e quer aumentar suas vendas, preste bem atenção: o caminho para multiplicar o seu faturamento está no email marketing.
Independentemente do porte da sua empresa, se você tem em mãos uma lista de emails que possibilite enviar ofertas e conteúdos gratuitos, você não pode perder a chance de ouro de vender mais através deste canal.
E por que essa é uma estratégia de ouro? Pelo simples fato de ter uma lista de emails, aquecer seus contatos com a distribuição de conteúdo relevante e ofertar seus produtos é o caminho perfeito para multiplicar seu faturamento.
“Mas e se eu não tiver uma lista de emails, o que faço?” Isso não é problema! Criar uma lista é a coisa mais simples do mundo. Aplicando algumas estratégias simples de marketing você consegue ter uma lista cheia de contatos.
Então, se você quer descobrir como criar campanhas de email marketing altamente lucrativas, formando uma lista de emails qualificada e vendendo cada vez mais seus produtos, leia este artigo até o final.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- O que são campanhas de email marketing?
- Como criar um funil de email para sua campanha?
- Técnicas de copywriting para escrever emails de alta conversão
- Juntando tudo na sua campanha: estratégia e persuasão
O que são campanhas de email marketing?
Campanhas de email marketing são estratégias de vendas online que tem como objetivo vender produtos e serviços através do maior canal de comunicação do mundo: o email.
Segundo uma pesquisa do portal de análise de dados Statista, somente em 2022, o email foi utilizado por mais de 4,03 bilhões de usuários. Segundo essa mesma pesquisa, a previsão é que até 2025 esse número alcance a casa dos 4,59 bilhões de usuários.
Sabendo dessa quantidade altíssima de usuários do email, empresas de todo o mercado utilizam esse canal como principal meio de se comunicar com seus clientes e aumentar as suas vendas.
E como as empresas fazem para lucrar com o email marketing? Do seguinte modo: elas utilizam nas suas campanhas de email duas das habilidades mais cobiçadas do marketing digital: o copywriting e a produção de conteúdo.
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Nas campanhas de email marketing, a função da produção de conteúdo é gerar conexão com o público, criando uma audiência preparada para comprar os produtos e serviços da marca.
Essa audiência é preparada a partir da produção de conteúdo relevante para o público interessado. Esse conteúdo precisa ser útil para a vida dos clientes da marca e denso, com informações exclusivas, onde eles só vão encontrar nos seus emails.
Com essa profundidade, o conteúdo gerado vai fazer com que o público enxergue na sua marca um diferencial no mercado e comece a ter confiança em você. Confiando na sua empresa, a sua audiência estará preparada para comprar seus produtos.
Com a audiência preparada, o próximo passo é usar o copywriting a seu favor.
Após produzir bastante conteúdo e ganhar a confiança do seu público, o que falta é fazer uma oferta atraente, que não só chame a atenção da sua lista, mas que seja convincente e faça essas pessoas efetuar a compra.
Na prática, é assim que funciona uma campanha de emails que consiga converter uma audiência em compradores da sua marca.
Portanto, se você quer descobrir quais aspectos não podem faltar de jeito nenhum nas suas campanhas de email marketing, continue a leitura logo abaixo.
Saiba agora como criar sua primeira lista de emails e aumentar as suas vendas utilizando estratégias de email marketing. Leia este artigo e descubra.
Como criar um funil de email para sua campanha?
Todas as campanhas de email marketing precisam de funil de email para dar certo. Esse funil de email é um caminho por onde os seus clientes ou potenciais clientes precisam passar até efetuar a compra.
Sem um funil, a sua campanha de email marketing não terá um planejamento claro do que deve ser feito em cada etapa e você não vai conseguir efetuar as vendas que precisa.
Existem algumas etapas que são extremamente necessárias para criar um funil de email que funcione. Essas etapas são:
a) Fase de captação
Se você não tem uma lista de email, esta é a fase em que você começará a criar a sua.
Para criar uma lista de email, você vai ter um canal para captar os e-mails dos seus potenciais clientes (o que chamamos de leads).
Esses leads podem ser obtidos através do cadastro em uma Masterclass, em um webinário, ou mesmo em uma Newsletter.
Não importa qual meio você vai decidir captar os emails. O que realmente importa é que você consiga captar e-mails de pessoas interessadas em um conteúdo relacionado ao produto que você vende.
Exemplo: Imagine que um especialista em futebol americano quer lançar um curso chamado “Futebol americano: do básico ao avançado”. Como ele poderia captar leads para sua campanha?
Uma das formas que ele poderia encontrar seria anunciar nas suas redes sociais um evento gratuito sobre futebol americano. Por exemplo, uma Masterclass sobre “todas as regras do futebol americano: do básico ao avançado”.
Através dos anúncios, esse especialista poderia direcionar o público interessado para uma página de inscrição na Masterclass, onde as pessoas se inscreveriam com seus emails.
Essa é uma maneira simples e eficaz de obter os emails de um público qualificado.
Dica: Neste artigo ensinamos exatamente o que você deve fazer para criar a sua própria lista de emails. Clique aqui para ler o artigo “Email marketing: como criar a sua primeira lista de emails e lucrar nas suas campanhas”.
b) Fase de nutrição
Depois de obter os emails e compor a sua lista, a próxima etapa é a fase de nutrição.
Nesta fase, você irá nutrir os seus leads com um conteúdo relevante, que ajude os seus potenciais clientes de alguma forma. Esse conteúdo necessariamente precisa ser do interesse do seu público para que ele continue lendo seus emails.
Disponibilizando um conteúdo útil e relevante para o público, você estará criando nele um desejo em saber mais sobre determinado tema e, principalmente, preparando ele para receber suas ofertas e comprar seus produtos.
Exemplo: Adquirindo os leads através das inscrições na Masterclass, o especialista em futebol americano começa a nutrir sua lista com um conteúdo relevante sobre esse tema.
Esse conteúdo pode ser sobre as regras do futebol americano, jogos lendários da NFL, as principais jogadas de futebol americano, entre outros assuntos que sejam interessantes para a audiência.
Assim, o público começará a se conectar ainda mais com o especialista e será preparado para comprar o curso “Futebol americano: do básico ao avançado”.
c) Fase de oferta
Após o público ser nutrido com um conteúdo que seja relevante e se conectar com a sua empresa, o próximo passo é fazer a oferta do seu produto.
Não há qualquer segredo nesta fase! O que se deve fazer aqui é vender, vender e vender.
Exatamente por esse motivo que na fase de oferta o uso do copywriting é essencial. Somente com essa habilidade você vai conseguir criar ofertas que vendem de verdade.
Exemplo: depois da fase de nutrição, o público do especialista estará preparado para comprar o curso “Futebol americano: do básico ao avançado”.
Pelo seguinte motivo: eles vão estar tão interessados em saber mais sobre o universo do futebol americano que vão desejar passar o cartão de crédito e, finalmente, comprar o curso.
Na prática, é assim que se faz campanhas de email marketing: captando, nutrindo e vendendo!
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Técnicas de copywriting para escrever emails de alta conversão
O copywriting é a habilidade de vender através das palavras. Essa não é uma das habilidades mais cobiçadas do mercado digital por ter surgido há pouco tempo aqui no Brasil, mas por ser uma profissão absolutamente necessária para as vendas online.
A habilidade do copywriting não envolve apenas “produzir textos publicitários”. O copywriting envolve pesquisa de público, pesquisa do mercado, planejamento da comunicação, entre vários outros aspectos necessários para escrever um bom anúncio.
Dica: Neste artigo selecionamos os melhores livros sobre copywriting para você aprender as melhores e principais técnicas para começar a escrever suas campanhas de email marketing. Clique aqui para ler.
É exatamente por esse motivo que a presença de um copywriter nas campanhas de email marketing é tão útil.
Somente com a criação de uma comunicação persuasiva e atraente para o público é possível aumentar as vendas por meio de campanhas de email marketing.
Portanto, se você quer escrever emails que vendem, preste bem atenção nas técnicas de copywriting que destacamos logo abaixo:
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1. Storytelling
Todo mundo gosta de uma história bem contada. Isso não dá para negar! Seja em um livro de romance ou em um filme de aventura, todos nós gostamos de uma boa história.
Por causa desse encanto com boas histórias, essa é uma ótima técnica para se usar na criação de emails para a sua audiência.
Histórias de superação, que sejam emocionantes e cativem o público são as formas mais poderosas de fazer o seu público se conectar com a sua marca.
Quantas vezes você não se identificou com um personagem de algum filme e, por isso, começou a amar ele? Esse é o poder de uma boa narrativa!
Assim como as pessoas se identificam com um personagem, elas também podem se conectar com a sua marca.
Sem dúvida alguma, essa é a técnica mais poderosa de todas!
Aplicar o storytelling nas suas campanhas de email marketing pode fazer as suas vendas multiplicarem por causa da identificação do público com sua empresa
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2. Urgência
A técnica da urgência é fundamental em toda campanha de vendas, seja no mundo físico ou no digital.
Essa técnica tem como foco causar no público um desejo de comprar pela possibilidade da falta.
A urgência é uma técnica que faz o público entender a necessidade que tem em comprar o seu produto ou serviço pela possibilidade de ficar de não poder comprá-lo mais.
O seu uso potencializa a sua oferta, fazendo com que o seu lead seja impelido a comprar, pois, caso ele não compre neste momento, não poderá comprar depois.
Então, se você quer aumentar o nível de persuasão dos seus emails de ofertas, lembre-se de usar a urgência a seu favor.
3. Prova social
A prova social é um dos elementos fundamentais de todas as campanhas de email marketing.
Na prova social, são usados depoimentos, estudos de caso, opiniões dos clientes, quadros de avaliação, entre outros exemplos.
Ela é uma maneira de provar para seus potenciais clientes que o seu produto realmente funciona e resolve os problemas do seu público.
Por meio da prova social a sua audiência enxerga credibilidade no seu produto e, principalmente, na sua marca.
Isso acontece porque as pessoas valorizam muito a opinião de terceiros em relação a algo que elas mesmas não experimentaram.
4. Os dois caminhos
Contraste é uma técnica em que se apresentam dois caminhos para o leitor: o caminho do sucesso e o caminho da frustração.
O caminho do sucesso é aquele onde ele vai resolver o próprio problema com o seu produto e alcançar um resultado muito melhor.
O caminho da frustração é o que ele vai seguir se não obter o seu produto. É um caminho onde ele vai continuar com o problema, ou pior… o problema vai se agravar.
Exemplo: existem dois caminhos para você seguir após ler este texto.
O primeiro caminho é aquele em que você aplica tudo o que recomendamos nas suas campanhas de email marketing e consegue não só aumentar as suas vendas por meio do email, mas cria uma audiência de consumidores que vão sempre comprar seus produtos.
O segundo caminho é aquele em que você ignora todas as nossas recomendações, dicas e técnicas e mesmo assim arrisca fazer sua campanha de email.
Neste segundo caminho, você até faz uma venda aqui e outra ali, mas dificilmente vai conseguir faturar o que se espera com a sua campanha – se é que tem como chamar de campanha. Aqui, as chances de dar errado é de 100%.
A escolha é sua, querido leitor.
+ Entenda as principais técnicas de copywriting para aplicar nas suas campanhas de email adquirindo o Kit de Copywriting.
Juntando tudo na sua campanha: estratégia e persuasão
Não existe outra opção, se você quer criar uma campanhas de email marketing que venda de verdade e faça a sua empresa faturar muito, você precisa aliar uma boa estratégia com uma comunicação persuasiva.
Com uma estratégia bem estruturada de captação, nutrição e oferta, se conectar com a sua lista, construir uma audiência fiel à sua marca e vender os seus produtos, se tornará um processo extremamente lucrativo para o seu negócio.
Aliada a uma boa estratégia, a persuasão de um copywriter é fundamental para a construção de uma boa oferta. Somente com a construção de uma comunicação atraente, que convença o leitor a efetuar a compra, as campanhas vão dar um resultado significativo.
Nas campanhas de email marketing de sucesso, estratégia e persuasão andam juntas.
Então, se você quer criar uma estratégia de email marketing poderosa, aliada a uma comunicação persuasiva, e converter muitos dos seus potenciais clientes em clientes reais da sua marca…
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Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.
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