Sobre o que vamos falar?
- Produzir conteúdo gratuito e de qualidade é uma ótima maneira de atrair clientes para o seu negócio e crescer a sua autoridade no mundo digital, principalmente quando você tem um blog.
- A função do blog é uma só: vender produtos/serviços por meio da conscientização do público. O foco deste canal é educar os leitores para que eles comprem o seu serviço.
- Neste artigo, você vai aprender como criar um blog do zero e usar este canal para distribuir os melhores conteúdos e se tornar um redator reconhecido no mercado digital. Fique até o final para aprender.
- Se você quiser saber como produzir conteúdo de alta qualidade, aumentar a sua presença nos vários canais da internet e atrair mais clientes, adquira agora o Kit de livros abaixo.
Um caminho simples e eficaz para conseguir clientes de redação de conteúdo é a criação de um blog profissional. Aprenda a fazer o seu agora!
Você já percebeu que as grandes empresas investem em uma coisa chamada presença de mercado?
Coca-Cola, Red Bull, Itaú… todas essas empresas líderes de mercado estão cada vez mais presentes nas propagandas de televisão, anúncios de redes sociais, canais de YouTube, entre outros meios de comunicação.
Tudo isso é feito com um único motivo: aumentar a presença dessas empresas no mercado!
Mas o que a criação de um blog tem a ver com isso? Criar um blog para o seu negócio permite que você construa a sua presença de mercado no maior centro de vendas do mundo: a internet.
Com a criação do seu blog, você vai conseguir criar uma audiência profundamente conectada com você e ainda fazer com que essas pessoas comprem o seu serviço!
Portanto, se você quer aprender como criar um blog para a sua marca, que atraia os melhores clientes do mercado e construa a sua presença na internet, leia este artigo até o final.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- O que é um blog?
- Para que serve e por que criar um blog?
- Qual a importância do blog para o Marketing de Conteúdo?
- Passo a passo: como criar um blog do zero
- Como produzir conteúdo para o seu blog?
O que é um blog?
A palavra blog é uma abreviação do termo em inglês “weblog”, que significa em português “registro da web”.
No mundo dos negócios, os blogs são plataformas virtuais onde são publicados textos informativos para um público específico, com o intuito de educar e ao mesmo tempo vender.
Mas como é esse processo de educar e vender usando o blog?
Quando uma empresa produz conteúdo no próprio blog, novas pessoas chegam até ela por meio das pesquisas do Google.
Se o conteúdo for relevante e forem aplicadas as técnicas certas de SEO, elas vão começar a consumir o conteúdo publicado. Desta forma, a marca vai começar a construir uma audiência de leitores para o blog.
Construindo essa audiência, vender produtos ou serviços por meio do blog se torna uma tarefa muito mais simples. O segredo está em como o blog é utilizado para alavancar o Marketing de Conteúdo da empresa!
Se um blog é feito da forma correta, mais pessoas conhecem a marca por meio das pesquisas do Google, consomem os conteúdos publicados e se tornam novos clientes.
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Para que serve e por que criar um blog?
O blog é o canal que tem o formato mais adequado para educar ou influenciar uma audiência.
Por meio do blog, é possível captar a atenção de um público interessado no tipo de conteúdo que você publica. Isto acontece porque as pessoas que chegaram ao seu blog já tiveram o interesse em pesquisar sobre o tema no Google.
Com uma audiência interessada, educar uma audiência por meio de textos mais longos e educativos se torna um processo muito mais simples, pois estas pessoas já estão dispostas a consumir seu conteúdo.
Diferente de outros canais de distribuição de conteúdo (como as redes sociais, por exemplo), o blog traz uma quantidade de informação muito maior para o leitor, de forma didática e profunda, além de conduzi-lo por meio da Jornada de Compra.
+DICA: Conheça os 7 pontos que não podem faltar na sua gestão de conteúdo
Qual a importância do blog para o Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias de Marketing Digital mais utilizadas e vem se mostrando extremamente eficaz nas vendas online.
Segundo o estudo Content Trends, realizado pela empresa de marketing Rock Content, estima-se que cerca de 71% das empresas utilizam o Marketing de Conteúdo como estratégia de vendas.
O objetivo do Marketing de Conteúdo é atrair clientes para uma empresa através da criação e distribuição de conteúdo para um determinado público.
Para que as empresas consigam atrair estes clientes na internet, é fundamental que o conteúdo produzido seja distribuído em vários canais da internet. Esses canais podem ser o Facebook, o Instagram, o YouTube, o blog, entre outros.
Dentro da estratégia de Marketing de Conteúdo de cada empresa, a distribuição de conteúdo pode ocorrer em todas essas plataformas. No entanto, é fundamental que toda empresa tenha o blog como centro da produção de conteúdo.
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Passo a passo: como criar um blog do zero
Você não precisa ser um programador para saber como criar um blog para o seu negócio. A criação de um blog é muito mais simples do que você imagina!
Listamos abaixo o passo a passo para que você aprenda como criar um blog do zero.
1) Defina a sua linha editorial
O primeiro passo para saber como criar um blog é: definir quais são os temas que você vai abordar no seu blog.
Esses temas serão a linha editorial que vai conduzir o conteúdo publicado no blog.
Para definir esses temas, você deve se perguntar:
- Quem é o seu público-alvo?;
- No que o seu público tem interesse?; e
- Quais temas de conteúdo tem a ver com a sua marca?
Estas são as 3 perguntas essenciais para criar uma linha editorial que faça sentido com a sua marca. Não há como criar um blog de alta conversão antes de obter essas respostas.
Depois de responder a estas 3 perguntas, você vai poder definir temas que são do interesse do seu público e que façam sentido com o serviço que você vende.
2) Escolha um domínio
Domínio é um endereço virtual que tem a função de identificar e localizar o seu site. Exemplo: “www.meusite.com.br”.
Esse domínio é um tipo de código que vai levar o público para o seu site. Por isso que a criação de um domínio precisa corresponder ao nome da sua empresa.
Cada plataforma de venda de domínio oferece diferentes planos, com serviços e promoções exclusivas.
Portanto, quando você for criar o seu blog, estude as principais plataformas de compra de domínio e adquira o seu.
As principais plataformas de venda de domínio são:
3) Escolha uma plataforma para o blog
Não basta ter apenas um domínio. Para criar o blog, você vai ter que utilizar uma plataforma de construção de sites.
Pense que o domínio do site é como o endereço da sua casa, enquanto o site é a própria casa.
Agora que você “comprou o terreno”, precisa adquirir os meios corretos para construir a casa. Esses meios são as plataformas de criação de site.
Existem várias plataformas extremamente funcionais para a criação de blog. As principais são:
Para escolher a plataforma certa, você deve levar em consideração alguns critérios importantes, como:
- Variedade de opções para editar textos;
- Gerenciamento de comentários;
- Personalização de layout;
- Capacidade de suportar muito conteúdo; e
- Facilidade de uso.
Após avaliar esses critérios, você vai saber qual a melhor plataforma para a criação do seu blog.
4) Escolha um serviço de hospedagem
O serviço de hospedagem é o que vai armazenar todos os seus arquivos e banco de dados e manter o seu site 24 horas no ar.
Para escolher um bom serviço de hospedagem, você deve levar em conta alguns recursos importantes para o gerenciamento do seu blog, como:
- Capacidade de armazenamento de dados
- Tipo de site que será hospedado
- Uptime ou Disponibilidade
- Atendimento e suporte
- Velocidade de carregamento
- Transferência de dados
Os principais servidores de hospedagem de sites são:
Estude qual é o serviço de hospedagem com o melhor custo-benefício e escolha o seu.
5) Configure o layout do seu blog
Depois de adquirir seu domínio, comprar o serviço de hospedagem e assinar a plataforma de criação de sites, o próximo passo é configurar o layout do seu blog.
Layout é a forma como os elementos do seu site (como cores, tamanho, imagens, publicações) estão organizados.
Algumas plataformas de criação de sites oferecem templates para os usuários, facilitando o processo de criação do site.
No entanto, se você quer saber como criar um blog agradável para os visitantes, é importante que você tenha conhecimento em Webdesign, ou contrate um webdesigner.
6) Publique seus posts
Após seguir todos os passos acima, o seu blog estará no ar e você poderá fazer as suas primeiras publicações.
Atenção: a qualidade das postagens é um fator essencial na construção da sua presença e autoridade no mercado digital, especialmente no início da produção de conteúdo no blog.
Se você quer construir uma presença forte na internet, você precisa prezar muito pela experiência do cliente ao acessar o seu blog.
+ Quando o assunto é atrair clientes e fidelizá-los, é fundamental que você saiba como criar um blog que encante os seus clientes. Então, saiba como causar uma experiência fascinante no seu cliente, adquirindo o livro Liderando ao Estilo Starbucks.
Como produzir conteúdo para o seu blog?
Agora que você sabe como criar um blog, descubra quais são os passos para criar um conteúdo dentro deste blog e converter seus leitores em clientes.
1) Defina a sua persona
Para criar um conteúdo que faça sentido para o seu público, é importante que você tenha uma persona para o seu blog.
A persona é um tipo de personagem que sintetiza as principais características do seu público-alvo. Esse personagem tem nome, idade, sexo, classe social, profissão, desejos e dores específicas.
Com base nesse personagem, você vai direcionar a sua produção de conteúdo, se comunicando da melhor maneira com o seu público.
A grande vantagem de ter uma persona para o seu blog é que você começa a direcionar a sua comunicação para uma figura única, mas que fala para todas as pessoas do seu público.
2) Encontre as palavras-chave corretas
O segundo passo para a criação de conteúdo é encontrar as palavras-chave corretas para usar nos seus textos.
Palavras-chave são os termos que os usuários do Google utilizam no buscador para pesquisar sobre determinado assunto.
Alguém que deseje criar um blog para o próprio negócio, por exemplo, pesquisa no buscador do Google “como criar um blog”, ou “ como criar um blog do zero”.
Provavelmente, foram palavras-chave como estas que você digitou no buscador do Google até chegar aqui neste texto.
Algumas das ferramentas que você pode utilizar para definir as palavras-chave são:
3) Faça o briefing dos conteúdos
Com a sua persona feita, o próximo passo é montar o briefing dos conteúdos.
O briefing é o planejamento de cada conteúdo que será publicado, é a estrutura de cada texto que será publicado.
Neste briefing, você vai colocar as informações essenciais para a construção dos textos. Essas informações são as seguintes:
- Tema do conteúdo;
- Objetivo do conteúdo;
- Quantidade de palavras;
- Palavra-chave;
- Nível de consciência do público;
- Tópicos do conteúdo;
- Chamada para ação; e
- Links internos e externos.
Com essas informações, você vai saber como escrever seus conteúdos da maneira correta, de modo que o conteúdo tenha um direcionamento claro do que deve ser feito.
4) Produza os conteúdos
Após planejar o briefing dos textos, o próximo passo é escrever os conteúdos planejados. Para produzir um bom texto, você deve se atentar aos seguintes pontos:
- Coerência de informações
- Uso correto da ortografia
- Clareza de linguagem
- Números de palavras-chave no texto
- Formatação dos títulos e subtítulos
Após os conteúdos serem escritos e revisados, você finalmente vai poder fazer as postagens no seu blog.
Com a produção de novos conteúdos, o seu blog vai começar a alcançar outras pessoas. Desta forma, criar uma audiência de leitores interessados nos seus textos será apenas questão de tempo.
Agora que você conhece a importância do blog para construção da sua presença de mercado e sabe quais são os passos para criar um blog, você tem duas escolhas:
A primeira é se limitar a um conhecimento básico sobre como criar um blog. A segunda é se aprofundar no conhecimento de Marketing de Conteúdo adquirindo o Kit de Marketing de Conteúdo.
Neste Kit de livros, você vai aprender detalhadamente como criar um blog para expandir sua presença no mercado digital, construir uma audiência de compradores fiéis, ampliar a sua autoridade diante dos concorrentes, e, principalmente, produzir um conteúdo de alto nível para o seu público.
Adquirindo este Kit, você vai ter em mãos os seguintes livros:
- Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, de Rafael Rez
- Marketing de Conteúdo Épico, de Joe Pulizzi
- Conteúdo S.A, de Joe Pulizzi
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