GamificaçãoGamification

Como a gamificação nas empresas tem aumentado o desempenho e elevado os lucros

A gamificação nas empresas será uma das mais fortes tendências no mercado corporativo, que vem ganhando força no ambiente brasileiro e já está sendo usado em várias empresas no mundo todo.

Sendo uma inovação e tendência para grandes empresas, ela é constituída de técnicas que usa recursos de games para tornar o meio de trabalho mais divertido.

Para estimular a prática da gamificação nas empresas, é essencial ter alguns prêmios com recompensas, medalhas e troféus para estimular e motivar os funcionários.

Com essa técnica feita, as chances de uma grande produção é certa, porque estimulando os funcionários você faz com que ele ganhe ânimo para desenvolver outras funções.

Conheça melhor o papel da gamificação nas empresas

Existem diversas técnicas e ferramentas que auxiliam as empresas no processo de inserção da gamificação.

Portanto, nem todas possuem os recursos que garantam melhor ao gestor a possibilidade de monitorar a evolução do desempenho e envolvimento dos funcionários.

Vários estudos científicos apontam que a gamificação é uma grande tendência no mercado corporativo. Até 2020, 85% das fortes organizações mundiais terão elementos de gamificação operando em suas empresas.

Para você ter uma ideia, estima-se que o investimento de gamificação corporativa atingirá cerca de US$ 5 bilhões até 2018. Você quer saber como elevar seus lucros, aumentando o desempenho e produção da sua empresa? Continue lendo e vamos te mostrar como!

Como a gamificação nas empresas têm aumentado o desempenho e elevado os lucros

A gamificação nas empresas vem adquirindo e apresentando resultados em todas as áreas, tando diversas aplicações e resultados positivos. Veja alguns a seguir:

  • Você pode aplicá-la na educação e em treinamento;
  • Desenvolve as habilidades e competências de funcionários;
  • Contribui e impulsiona o trabalho em equipe;
  • Aumenta a colaboração e produtividade que os times possam ter em modo geral nas tarefas;
  • Entre outras situações.

É possível também incentivar comportamentos, como, por exemplo: encorajar os vendedores para  recomendar determinados produtos ou serviços.

Mas para isso acontecer, é importante que os colaboradores preencham corretamente os sistemas e os pedidos, adquirindo padrões de comunicação no ponto de venda.

Mas afinal, qual é o objetivo da gamificação corporativa?

gamificação nas empresas

O principal objetivo da gamificação nas empresas é: manter todos os funcionários motivados no projeto, diante de tantas dificuldades e problemas encontrados durante todas as fases do processo.

Por isso, é necessário manter um ambiente amigável, focado na criatividade e colaboração dos participantes.

Dificilmente encontramos pessoas que não gostam de jogos, independente dos tipos. Estes mexem com nossa imaginação, desejos e vontades, proporcionando principalmente um bom desafio à criatividade.

Gamificação e suas origens

Os objetivos da gamificação nas empresas foram utilizados inicialmente através das “Competições Socialistas”, entre estatais e trabalhadores da União Soviética.

Neste período, a produtividade era convertida em pontos e os melhores jogadores ganhavam medalhas e prêmios como, por exemplo, pacotes turísticos.

Exemplos:

Jogos de Atividade Organizacional

Jogos que são realizados durante vários dias através de espécies de Workshop onde todas as pessoas redesenham os teus processos atuais no trabalho.

Jogos Projetais

Eles utilizam de ferramentas de design participativo, em que os trabalhadores redesenham seus ambientes e processos de trabalho.

E como isso pode aumentar as suas vendas?

No Brasil, um estudo científico realizado com promotores de vendas da TMS – Trade Marketing Solution, empresa especializada nas operações de trade marketing e vendas – afirmou  que o uso da gamificação para controle da equipe aumenta, em média, 20% o resultado de vendas.

De acordo com o TMS, introduzindo a gamificação, você tem uma rica oportunidade que sua empresa possa crescer, pois suas funções vem utilizando ótimas ferramentas.

Os dados foram coletados a partir do uso do aplicativo Trade Rally, desenvolvido pela Solvian, empresa de tecnologia líder no Brasil em soluções para o controle de operações em trade marketing e vendas.

O Trade Rally permitiu que a TMS tivesse um controle mais preciso das operações. O modelo de gamificação nas empresas engajou a equipe de maneira diferenciada. Com feedbacks diários de desempenho pela própria plataforma, foi notável a automotivação entre os promotores para melhorar a performance e alcançar melhores posições.”  – Jonathan Dagues, diretor da TMS

E o que a sua empresa precisa fazer para alcançar os mesmos resultados?

É obrigação do Gerente de Projeto identificar, aplicar e aperfeiçoar novas formas de utilizar a gamificação e manter toda a equipe do projeto satisfeita e motivada.

O objetivo é aumentar a produtividade e ampliar as chances de sucesso e conclusão do projeto, fazendo assim com que suas vendas e lucros se elevem automaticamente.

A gamificação nas empresas pode ser uma alternativa de transformação e solução na sua organização.

A utilização de técnicas e processos de jogos, corretamente aplicados no ambiente de projetos, pode aumentar o desempenho individual e de todo o grupo, mantendo-o sincronizado durante o tempo que for necessário.

Foi possível identificar contribuições significativas através de sua utilização, mas que não se limitam a:

  • Mitigar os riscos;
  • Favorecer toda a fidelização e o engajamento;
  • Aperfeiçoar os processos internos;
  • Contribuir na mudança de comportamento dos funcionários.

Tudo isso deve ser um trabalho em conjunto, uma parceria entre você e os colaboradores, para conseguir melhorar todos os processos através da gamificação nas empresas.

Para finalizar: basta pegar algumas ideias de gamificação nas empresas para elevar seus lucros?

gamificação nas empresas

A resposta é não. Não basta você entrar no Google, ver algumas ideias de gamificação nas empresas e aplicar do nada. Falando com sinceridade, fazer isso não vai aumentar suas vendas e produtividade.

A gamificação não deve ser tratada como alguns jogos sem estratégias definidas e muitas vezes sem sentido pela empresa – isso, inclusive, faz com que muitas organizações falhem.

É necessário que você conheça a fundo sobre o assunto e veja, na prática, como cada forma de jogo funciona, além de entender qual vai ser mais adequado ao seu tipo de negócio.

Veja exemplos de empresas com o mesmo segmento que o seu e que implantaram esses jogos educativos, entenda como foi a fase de início, estude as dificuldades para tentar se antecipar aos problemas…

Enfim, estude mais para conseguir aumentar as vendas e produtividade com menos tempo e recursos. Quer saber como fazer isso e quais são os melhores livros para estudar sobre o assunto?

Entre aqui e descubra os melhores guias para você implementar a gamificação com sucesso na sua empresa!

P.S.: Além disso, fique ligado nos nossos próximos artigos sobre o assunto.

Artigos relacionados
GamificaçãoGamification

Gamificação nas Empresas: A Chave para uma Equipe Motivada

A gamificação é uma técnica que tem sido aplicada nas empresas há décadas, trazendo inúmeros…
Saiba Mais
GamificaçãoGamificationNegócios

Gamificação nas empresas: conheça 9 marcas referência em gamificação

Sobre o que vamos falar? A gamificação nas empresas é uma prática muito utilizada por startups…
Saiba Mais
GamificaçãoGamification

Motivação no Trabalho: usando a estratégia de gamificação

Sobre o que vamos falar? A gamificação é uma das principais estratégias usadas pelas empresas…
Saiba Mais