Sobre o que vamos falar?
- O copywriter é a profissão mais badalada do marketing digital e existe desde antes da internet.
- Dependendo da sua habilidade e resultados, se tornar um copywriter profissional pode mudar a sua vida.
- Esse profissional é fundamental em campanhas de vendas de todo tipo de negócios e pode ser muito bem remunerado.
- Ser um copywriter profissional não requer graduação. Mas precisa consumir bons conteúdos, como mostramos caso você clique no botão abaixo:
Quero Aprender Lendo o que Grandes Copywriters Brasileiros Escreveram
Começar uma carreira de copywriter profissional pode ser uma decisão muito inteligente e lucrativa. Isso, graças à importância do copywriter em campanhas de vendas e, claro, à sua capacidade de gerar resultados para todo tipo de negócio.
Mas isso, obviamente, exige algum preparo e estudo. Apesar de não ser difícil estudar ou aprender esse ofício, um copywriter profissional não é feito da noite para o dia. É preciso ter interesse genuíno em entender a profissão, aprender as técnicas, fundamentos, etc.
Neste artigo, vamos apresentar uma visão completa sobre o que é um copywriter profissional, o que ele faz, como você pode se tornar um, dentre outros pontos importantes. Por isso, recomendamos que você fique com a gente e aproveite a leitura.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- O que é um Copywriter (e o que ele faz)?
- Quanto ganha em Média
- Tipos de Roteiros que um Copywriter pode criar
- Copywriter, copywriting e copy: entenda o que são
- Como se tornar um copywriter
- O que um copywriter precisa ler?
O que é um Copywriter (e o que ele faz)?
Podemos observar um fato bem peculiar sobre o copywriter. Acontece que essa é a profissão mais famosa e badalada do marketing digital em todo o mundo. Só que, diferente de outras profissões, ela existe desde muito antes da internet existir.
O primeiro copywriter profissional foi um americano chamado John Emory Powers que, na prática, começou a fazer o que todo copywriter faz até hoje: produziu textos persuasivos, com linguagem simples e fácil de entender e com o objetivo de vender produtos e serviços.
Basicamente é essa a função de qualquer copywriter profissional em qualquer época. Ele escreve anúncios, roteiros, cartas de vendas, emails e outros tipos de comunicações usando técnicas de persuasão, fundamentos de psicologia e até mesmo de neurociência.
O copywriter é, em essência, um vendedor. Uma diferença entre esse profissional e outros vendedores é que ele usa da escrita de textos e roteiros para vender quaisquer tipos de produtos e serviços – além de usar técnicas mais sofisticadas, como explicamos.
Mas essa não é a única diferença entre copywriters e demais vendedores. A carreira de quem escreve copywriting permite muito mais crescimento e esse profissional pode ser milhares de vezes mais bem pago que vendedores “comuns”.
+Dica: Temos um artigo onde falamos sobre a principal ferramenta do copywriter: a persuasão. Leia o nosso artigo O Que é Persuasão e Como Usá-la, clicando aqui.
Quanto ganha em Média
Já que falamos que um copywriter profissional tende a ser muito bem remunerado, conforme sua qualidade e capacidades em geral, é natural que surja a questão: o quanto esse profissional ganha em média?
Apesar de não existir uma estimativa oficial, pesquisando em diversas fontes, podemos chegar ao número de R $3.500,00, em média. No entanto, isso varia de acordo com vários fatores e esse valor não diz muito sobre o quanto você pode ganhar com copywriting.
Por exemplo, o modelo de trabalho em que você vai atuar é determinante para os seus rendimentos com a profissão. Existem dois modelos: freelancer e vagas de CLT. Entenda um pouco mais sobre cada um deles, nas próximas linhas.
Freela
O primeiro e mais comum modelo de trabalho para copywriter é o freelancer (que também pode ser chamado de “freela”). Nesse tipo de trabalho, o copywriter é contratado apenas para atuar em determinados projetos, não sendo funcionário, mas um prestador de serviços.
Algumas pessoas podem ter uma visão negativa do trabalho como freelancer, o que não condiz com a realidade. Acontece que, para copywriters, trabalhar como freelancer pode ser o melhor caminho para gerar riqueza e liberdade financeira.
Isso porque, ao trabalhar como freelancer, você não tem um teto para o seu salário. Pegar projetos grandes e importantes pode render contratos fixos ou com porcentagem que pode render valores bem altos.
Os copywriters mais habilidosos, por exemplo, ficam ricos recebendo porcentagem dos lucros de cada projeto. Eles fazem trabalhos bem feitos, geram grandes resultados e, assim, recebem parte desses resultados.
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Vagas no mercado
Como em qualquer profissão, também existem vagas de carteira assinada (CLT) para quem quer ser copywriter profissional. Nesse caso, ao ser contratado, você trabalha como um funcionário da empresa, cumprindo ordens e seguindo a cultura do negócio.
É mais difícil, pelo menos até os dias de hoje, ver empresas que contratam copywriters nesse modelo, mas existem muitas que optam por fazer isso.
Geralmente, essas vagas são definidas pelo nível do profissional, como uma hierarquia com profissionais juniores (menos experientes), plenos (intermediários) e seniores (mais experientes).
A maioria das vagas CLT para copywriters oferece apenas pagamento de um salário fixo. Existem casos onde, além do salário, o profissional recebe comissões dos projetos em que atua ou dos resultados que gera – o que é mais raro nesse modelo.
Onde encontrar vagas de emprego ou freelancer
Existem diversas formas de encontrar vagas de emprego ou projetos freelancer para copywriter profissional. A primeira delas é o conhecido “networking”, onde você conhece pessoas que te convidam ou indicam para projetos, principalmente de freelancer.
Todavia, também existem diversos grupos em redes sociais, de marketing digital, marketing direto e copywriting, onde as pessoas da área interagem e anunciam vagas ou projetos a procura de profissionais para atuar.
Sem contar as formas tradicionais de encontrar empregos e serviços, como sites próprios para isso ou o próprio LinkedIn – a rede social onde o trabalho e os negócios são os temas principais.
Tipos de Roteiros que um Copywriter pode criar
Existem muitas peças de marketing que um copywriter escreve para gerar vendas, dependendo do contexto e da estratégia de cada campanha.
O exemplo mais famoso são as clássicas cartas de vendas, textos mais longos, escritos com diversas técnicas para chamar a atenção das pessoas, prender o interesse delas, trabalhar o emocional e, ao fim, influenciar na decisão de compra.
Muito parecidas com as cartas de vendas, existem as páginas de vendas, que costumam ser um pouco menores que as cartas e terem uma estrutura mais fácil de ser percebida. No entanto, essas páginas têm o mesmo objetivo: levar o leitor diretamente à compra.
Mas antes de ir para uma carta ou página de vendas, o público precisa ser “convidado”. Isso pode ser feito através de anúncios, que podem ser escritos ou apresentados em vídeo. Um anúncio precisa ser simples e atraente, para chamar a atenção das pessoas.
Outro tipo de peça que também pode gerar bons resultados com copywriting são os emails que, se enviados para uma lista de pessoas que autorizaram o envio, podem ser uma estratégia poderosa.
Além disso, também existem posts de redes sociais escritos usando técnicas de copywriting, justamente com o objetivo de chamarem a atenção e convencerem as pessoas a tomarem uma decisão.
+Dica: Se você quer saber um pouco mais sobre vendas, recomendamos o nosso artigo onde explicamos Como Vender Mais. Você pode ler, clicando bem aqui.
Copywriter, copywriting e copy: entenda o que são
Existem três conceitos das profissão que podem ser confundidos, sobretudo por pessoas que começaram a estudar o assunto recentemente ou que não conhecem a área.
São os conceitos de copywriter, copywriting e copy. É claro que um copywriter profissional precisa entender a diferença entre estas três coisas, como vamos explicar agora.
Copywriter: Copywriter é a pessoa que exerce a profissão. É quem escreve todas essas mensagens persuasivas em anúncios, cartas, e-mails, roteiros, páginas de vendas, etc., com o objetivo de vender produtos e serviços.
Copywriting: Este já é outro conceito. Copywriting é a técnica de escrita persuasiva que tem o objetivo de vender. Em outras palavras, copywriting é o método que o copywriter profissional utiliza para trabalhar. O copywriter usa copywriting.
Está gostando do artigo? Leia mais artigos sobre Marketing Digital no nosso blog
Copy: Este terceiro conceito é mais fácil de ser confundido, já que parece uma abreviação dos dois conceitos anteriores. Mas não. Um copy é uma peça de copywriting, ou seja, é o anúncio, a página, o roteiro, ou qualquer outra mensagem feita com o objetivo de vender.
Para ficar mais fácil de entender: um copy é uma peça escrita pelo copywriter, utilizando técnicas de copywriting.
Como se tornar um copywriter
Talvez este seja o auge deste artigo e o ponto que você mais deseja entender: como se tornar um copywriter profissional? Para uma profissão tão badalada e tão elogiada, você deve imaginar que é difícil aprender. Mas não é bem assim.
Qualquer pessoa, com qualquer nível de formação, pode trabalhar como copywriter profissional desde que saiba exercer a profissão e tenha a confiança das pessoas que estão contratando, é claro.
A maioria absoluta dos copywriters do Brasil e do mundo não têm uma formação acadêmica (faculdade) de marketing ou publicidade. Um copywriter profissional, quase sempre, é alguém que estudou e entendeu sobre os métodos, técnicas e estratégias da profissão.
A primeira coisa que se deve fazer, para ser um copywriter profissional, então, é estudar sobre isso e aprender a escrever mensagens persuasivas em diferentes estruturas e formatos, além de pensar a estratégia de cada uma dessas mensagens.
Ler bons livros de copywriting pode ser o suficiente para desenvolver a capacidade e começar a atuar neste mercado, como vamos mostrar mais abaixo.
O que um copywriter precisa ler?
Para aprender a parte teórica – o que vai direcionar a prática –, um copywriter profissional precisa ler bons livros sobre o assunto.
Mais importante do que ler muito conteúdo raso (o que mais existe pela internet), é ler uma quantidade menor, mas suficiente de bons conteúdos.
É indispensável ler bons livros de copywriting, escritos por grandes copywriters, que entendem a profissão e já atingiram grandes resultados com ela.
Por isso, temos uma lista especial de quatro livros, que foram escritos por grandes copywriters brasileiros e apresentam conteúdos de altíssimo valor para quem quer ter resultados iguais ou até melhores que estes autores:
- Palavras Que Vendem Milhões, de Gustavo Ferreira;
- Não Me Faça Dormir, de Natanael Oliveira;
- Copywriting – Volume 1, de Paulo Maccedo;
- Gatilhos Mentais, de Gustavo Ferreira.
Você pode adquirir todos os quatro livros juntos, de uma só vez, através do nosso Kit De Copywriting. Para adquirir o Kit ou saber mais sobre cada um dos livros, clique no botão abaixo:
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Outro livro que não poderia ficar de fora desta lista é o Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios, do especialista em anúncios Luciano Larrossa.
Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.
A ideia é simples: levar o seu produto para os lugares com a maior quantidade de tráfego do mundo todo! E não importa se você vai produzir conteúdos ou anunciar nas plataformas – este livro vai te guiar por tudo isso nas 3 plataformas.
Larrossa apresenta um conhecimento sólido e completo para que qualquer pessoa aprenda, em poucas horas, a vender muito através das maiores redes sociais do mundo (Facebook, Instagram e Whatsapp). Você pode adquirir o livro agora mesmo, clicando abaixo.
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