Sobre o que vamos falar?
- O marketing de conteúdo tem um grande potencial para gerar vendas e crescimento.
- No entanto, o ambiente digital é disputado e você precisa seguir fundamentos para ter resultados com esse tipo de estratégia. Um deles é criar uma linha editorial.
- É possível construir uma linha editorial inteligente estratégica seguindo 6 passos simples.
- Se você quer estudar mais sobre estratégia de conteúdo, o nosso Kit Marketing de conteúdo oferece três leituras indispensáveis. Clique no botão abaixo para saber mais.
Quero Atingir Grandes Resultados com o Marketing de Conteúdo
Nos dias de hoje, é inegável que a produção de conteúdo em redes sociais, artigos de blog, canais do Youtube, ou qualquer meio digital pode ser uma estratégia poderosa para divulgar marcas e gerar vendas em qualquer tipo de negócio.
Só que, ao mesmo tempo, a internet se tornou um ambiente competitivo e a atenção e confiança das pessoas (dois elementos fundamentais para as vendas) são ativos cada vez mais disputados. É preciso ter estratégia e seguir fundamentos para ter resultado.
Um destes fundamentos é ter uma linha editorial. Neste artigo, explicamos como você pode montar sua linha editorial de forma estratégica e eficaz em 6 passos. Por isso, continue com a gente e aproveite a leitura.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- Passo a passo para criar linhas editoriais
- O que são linhas editoriais?
- Por que estruturar linhas editoriais para a sua marca?
- Kit Marketing de Conteúdo
Passo a passo para criar linhas editoriais
Uma linha editorial é, na prática, como um direcionamento estratégico para o seu conteúdo. Ela está relacionada aos temas que você aborda, aos interesses do seu público, aos objetivos da sua produção de conteúdo e à organização da sua estratégia.
Mas isso não quer dizer que seja difícil criar uma. Seguindo os passos certos qualquer produtor de conteúdo, empreendedor ou profissional de marketing consegue construir boas linhas editoriais.
Confira os 6 passos que você deve seguir, nas próximas linhas.
1 Tenha Um Objetivo
Essa é uma regra de ouro para qualquer estratégia de conteúdo, negócios ou vendas e chega a ser um conselho para a vida: tenha um objetivo. Talvez isso pareça óbvio para algumas pessoas, porque a princípio todo mundo tem um objetivo, mas não é bem assim.
A maioria das empresas e pessoas, principalmente na hora de produzir conteúdo na internet tem objetivos muito vagos e genéricos.
“Gerar vendas”, por exemplo, é o objetivo mais óbvio e, em termos de estratégia, não significa nada, porque não te dá um direcionamento. Ter um objetivo claro na sua produção de conteúdo vai direcionar todas as suas ações – isso que é estratégia, na prática.
O seu objetivo principal, na sua estratégia de conteúdo, deve ser algo claro, mas não simplista. O ideal é que ele seja resumido em uma frase, como: “Atrair seguidores/leitores, engajá-los e despertar o interesse pelo produto ou serviço e, então, fazer uma oferta.”
Note como um objetivo, resumido dessa forma, é claro de entender e consegue direcionar as suas ações e o seu planejamento – apesar de ser um objetivo bastante geral, que serve apenas como exemplo. Você pode ter objetivos mais específicos, de acordo com o contexto.
Outro ponto importante é entender que cada objetivo, colocado dessa forma, é dividido em pequenos objetivos ou metas que, juntos, constroem todo o trabalho. Assim, cada post, vídeo ou publicação, deve ter uma função e contribuir com uma parte do objetivo principal.
+Dica: Uma das redes sociais que têm mais potencial para vendas é o Instagram. Clique aqui e veja nosso artigo sobre marketing digital no Instagram.
2 Defina Seu Público Alvo
Por mais que todos os passos desta lista sejam importantes para construir uma linha editorial boa e que dê resultados, o segundo passo talvez seja o mais indispensável. Ele se trata de ter um público alvo.
Se você tem algum conhecimento sobre marketing ou comunicação, provavelmente sabe que o passo mais importante para comunicar alguma coisa é adequar sua mensagem de acordo com a pessoa que deve ouví-la.
Toda comunicação, em qualquer contexto, tem um público alvo, que é um grupo de pessoas mais interessadas no que está sendo dito. No marketing e, principalmente, nos dias de hoje, produzir a mensagem certa para o público certo é uma parte decisiva nos resultados.
Você pode tentar produzir um conteúdo voltado para “todo mundo”, sem ter um público alvo. Mas vai se deparar com aquela máxima bastante conhecida: quem tenta agradar a todos, não agrada ninguém.
Ter um público alvo bem definido e produzir conteúdo de acordo com os interesses e a linguagem desse público é o único jeito para não ser ignorado na internet e ter alguma chance de consolidar os seus objetivos.
Quanto mais específica e adequado aos interesses e linguagem do seu público, mais eficaz será a sua linha editorial. Existem públicos alvo mais específicos que outros, mas não é difícil encontrar o grau certo de especificidade.
3 Defina os temas
Os temas e assuntos que o seu conteúdo vai abordar são praticamente a alma da sua linha editorial e também precisam ser definidos de forma estratégica e de acordo com o seu negócio, o seu público e o produto ou serviço que você vende.
A primeira coisa que você precisa entender sobre os temas e assuntos que vai abordar, é que eles precisam ser úteis e interessantes para as pessoas (as pessoas que fazem parte do seu público alvo, no caso).
Afinal, um conteúdo que não tem relevância e valor para o seu público vai ser completamente ignorado – já existe conteúdo demais na internet e ninguém vai perder tempo com algo que não vale a pena.
Sem contar que a maior sacada do marketing de conteúdo em qualquer ambiente digital é produzir conteúdo útil e de valor, ganhar o respeito e gratidão do público e, no fim, conseguir vender seu produto ou serviço.
Essa é a estrutura mental que toda estratégia de conteúdo precisa seguir e os temas que você aborda são a base dela.
Mas além disso, também entra o que chamamos de gatilho da autoridade. Quando você fala algo valioso e relevante sobre algum tema, as pessoas vão, aos poucos, te enxergando como uma autoridade naquele assunto, ou seja, alguém que sabe do que está falando.
Sendo visto como uma “autoridade” e tendo a confiança das pessoas sobre aquele tema, fica muito mais fácil convencê-las a comprar seu produto, desde que ele tenha a ver com o assunto abordado nos seus conteúdos.
4 Faça um planejamento (calendário)
Produzir conteúdo na internet pode ser uma tarefa trabalhosa e um tanto caótica. A verdade é que o ambiente digital já tende a ser caótico e acelerado por si só. Produzir conteúdos para este ambiente, então, nem se fala.
No entanto, quando essa bagunça e essa correria tomam conta do seu processo de produção, sua estratégia pode falhar totalmente por falta de clareza, organização e até mesmo de produtividade.
Então o quarto passo é quase um conselho que te damos: faça um planejamento ou um calendário de conteúdos e procure produzir de forma antecipada. Determine o que será postado em cada dia, mesmo que você não produza todos os dias.
E, olha, isso não vai te ajudar apenas em termos de organização. Ter um planejamento ou calendário reflete em algo que influencia muitos os resultados da sua linha editorial: a frequência.
Em qualquer canal, seja em redes sociais, no Youtube, em blogs, etc. a frequência e a constância são determinantes para gerar engajamento e alcance através do conteúdo orgânico.}
Um detalhe importante: quando falamos em ter frequência e constância, não estamos falando de produzir todos os dias, mas de escolher uma frequência semanal e mantê-la, sem mudanças muito radicais.
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5 Coloque em prática
O maior objetivo deste artigo é te ensinar a construir uma linha editorial estratégica e que gera resultados, coisa que muitos empreendedores ou produtores de conteúdo na internet não fazem, porque ignoram essa parte teórica que estamos citando aqui.
No entanto, a teoria não pode ser o contrário da prática. Isso significa que todo este conteúdo que você está lendo só será útil se você simplesmente colocá-lo em prática do jeito certo.
Então não “procrastine” e, assim que você terminar de ler este artigo, procure dar o primeiro passo para criar sua linha editorial ou sua estratégia de conteúdo.
Se você quer ter mais conhecimento antes de colocar a mão na massa, no final deste artigo, temos uma recomendação que vai te ajudar a se preparar e ter grandes resultados com marketing de conteúdo.
Está gostando do artigo? Leia mais artigos sobre Marketing Digital no nosso blog
6 Acompanhe os resultados
Em qualquer área, se orientar a partir de resultados é sinal de alta performance. O ambiente digital permite que você acompanhe os resultados da sua estratégia com precisão e você deve aproveitar isso.
Muitos negócios que cresceram através da internet e especialmente com o marketing de conteúdo têm uma cultura de teste.
Veja quais tipos de publicação geram mais resultados, analise e entenda os motivos disso, acompanhe se você está crescendo ou tendo uma queda no engajamento, alcance, visualizações, etc.
Fazer isso é essencial para entender em que direção você está indo e, o mais importante, em que direção precisa ir.
Mas antes, é bom deixar claro que os resultados vão se concretizando aos poucos. Por isso, não se afobe se os resultados ainda não empolgam nos primeiros dias ou semanas.
+Dica: Em algum momento da sua estratégia, você vai precisar vender bem. Para isso, recomendamos que você leia livros, como o Copywriting, de Paulo Maccedo. Clique aqui e saiba mais.
O que são linhas editoriais?
Uma linha editorial pode ser definida como “a mentalidade” por trás da sua produção de conteúdo. É aquilo que direciona cada ação, ou seja, cada conteúdo produzido.
Ter uma linha editorial é simplesmente gerar conteúdo de forma lógica e estratégica, com temas e objetivos definidos, além de um público alvo e outros fatores que já citamos.
Quem não tem uma linha editorial acaba fazendo publicações dispersas, sem um sentido ou direcionamento prático e acaba produzindo conteúdo de forma bastante aleatória.
Por que estruturar linhas editoriais para a sua marca?
Por mais que o marketing de conteúdo seja baseado em fundamentos fortíssimos para gerar vendas e tenha um grande potencial para isso, a internet é um ambiente competitivo e, portanto, você precisa produzir conteúdo de forma estratégica.
E produzir conteúdo com estratégia é impossível se você não tem uma linha editorial estruturada, independente do canal ou meio em que esteja publicando.
Kit Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo foi a base do sucesso de grandes e lucrativos negócios em todo o mundo, desde que a internet começou a existir.
Quem domina esse tipo de estratégia e replica aquilo que grandes nomes do Marketing de Conteúdo usaram em seus negócios tem a fórmula perfeita para se destacar e conseguir grandes resultados com isso.
Figuras como Joe Pulizzi e Rafael Rez geraram resultados extraordinários produzindo conteúdo de forma estratégica e te ensinam como fazer a mesma coisa, no nosso Kit Marketing de Conteúdo, que reúne três livros:
- Conteúdo S.A, de Joe Pulizzi;
- Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século 21, de Rafael Rez;
- Marketing de Conteúdo Épico, de Joe Pulizzi.
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Outro livro que não poderia ficar de fora desta lista é o Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios, do especialista em anúncios Luciano Larrossa.
Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.
A ideia é simples: levar o seu produto para os lugares com a maior quantidade de tráfego do mundo todo! E não importa se você vai produzir conteúdos ou anunciar nas plataformas – este livro vai te guiar por tudo isso nas 3 plataformas.
Larrossa apresenta um conhecimento sólido e completo para que qualquer pessoa aprenda, em poucas horas, a vender muito através das maiores redes sociais do mundo (Facebook, Instagram e Whatsapp). Você pode adquirir o livro agora mesmo, clicando abaixo.
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