Marketing de Conteúdo

Como analisar a taxa de rejeição e aumentar as visitas para o seu blog

Sobre o que vamos falar?

  • O objetivo de todo gestor de conteúdo é ver seu blog estar no topo da rede de pesquisa do Google, aumentar o número de visitas no site e, principalmente, vender usando o marketing de conteúdo.
  • No artigo de hoje, você vai aprender como fazer o blog que você gerencia chegar no topo das pesquisas do Google, chegando para mais pessoas, diminuindo a taxa de rejeição do site.
  • Você vai saber como eliminar a ameaça da taxa de rejeição de uma vez por todas usando as técnicas corretas de gestão de blog.
  • Se você quiser aprender com ainda mais profundidade como administrar um blog e aplicar as estratégias de Marketing de Conteúdo na sua gestão, clique no botão abaixo.

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Um dos maiores “truques” que as empresas líderes do mercado utilizam para ganhar autoridade em cima dos seus concorrentes e vender os seus serviços e produtos é a criação de um blog.

Uma marca que produz bom conteúdo e começa a aparecer no topo das pesquisas do Google se destaca de todas as outras empresas que não utilizam este canal, pois sabe mostrar para o público que é especialista no que ensina e no que faz!

Além disso, empresas que têm um blog conseguem criar uma audiência que não apenas consomem conteúdo gratuito, mas que compram recorrentemente seus produtos!
Sendo bem realista: o blog é o principal canal de produção e distribuição de conteúdo para toda empresa! No entanto, existe um “monstro” que ameaça o ranqueamento de todo blog no Google, chamado “taxa de rejeição”.

Este monstro que persegue os donos de blog e atormenta os gestores de conteúdo é sinal de que existe alguma coisa errada com o conteúdo produzido no blog da empresa, seja na produção ou na distribuição.

Portanto, se você quer descobrir como diminuir a taxa de rejeição do seu blog e fazer com que mais pessoas se interessem pelos conteúdos publicados, leia este texto até o final!



Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

O que é taxa de rejeição?

O que é taxa de rejeição?

Imagine que você tem uma loja física em uma rua movimentada. Inúmeras pessoas passam em frente a sua loja todos os dias; algumas entram na loja, outras apenas olham para dentro do prédio, passam reto e não entram.

No mundo físico não é possível contabilizar quantas são as pessoas que olham para dentro da loja, mas não entram para comprar algum produto. Mas no mundo digital é diferente!

Quando se trata de contabilizar a quantidade de pessoas que visitam o seu blog, mas saem rapidamente, sem fazer qualquer interação, a taxa de rejeição faz esse papel.

Taxa de rejeição é uma métrica que indica a porcentagem das pessoas que acessaram seu site e saíram sem realizar qualquer ação.

Ou seja, se quem acessar o seu site não clicar em algum link nem navegar entre as páginas, a taxa vai aumentar, dificultando o ranqueamento nas pesquisas do Google.

Por este motivo, acompanhar o percentual de rejeição é tão importante, pois assim se tornará muito mais fácil compreender a eficácia das “chamadas para ação” e encontrar meios de otimizar o seu site.

 

Como saber se minha taxa de rejeição é boa?

Como saber se minha taxa de rejeição é boa?

Para responder a essa pergunta, é preciso saber que não há um padrão ideal de taxa de rejeição para os sites.

Na realidade, o que existe é uma média que pode variar dependendo do conteúdo produzido no blog e dos CTAs inseridos.

Em geral, um percentual aceitável de rejeição do seu site está entre 30 a 45%.

No entanto, é preciso levar em consideração algumas características importantes para fazer essa análise, pois, dependendo do tipo de conteúdo publicado ou da estratégia utilizada, esse percentual pode aumentar ou abaixar.

Dica: para diminuir a taxa de rejeição do seu blog e aumentar outras métricas, é muito importante dominar o marketing digital. Por isso, clique aqui e confira o Kit de Marketing Digital da DVS Editora.

 

Características que você deve analisar

Características que você deve analisar

 

Estrutura e hierarquia de páginas

Um dos maiores motivos que fazem páginas serem rejeitadas é a estruturação mal feita do conteúdo publicado.

Para que um conteúdo seja lido e haja interação no seu blog, ele deve ter uma estrutura lógica, de modo que o leitor seja conduzido de forma didática e entenda facilmente a mensagem do texto.

Para estruturar bem o seu conteúdo, é ideal que os textos sigam uma hierarquia, começando por assuntos mais gerais até os mais específicos.

Dica: uma parte essencial na criação de conteúdo, e que pode ajudar muito a sua gestão, é fazer o briefing de conteúdo. O briefing é o planejamento detalhado de tudo o que vai ser feito no conteúdo – principalmente para estruturar o seu texto.

Legibilidade

Legibilidade diz respeito à facilidade na compreensão de um texto.

Conteúdos com pouca legibilidade “espantam” a atenção das pessoas, fazendo com que elas saiam do site sem interagir ou navegar em outras páginas.

Alguns dos aspectos que fazem os usuários fugirem da sua página são:

  • Letras muito pequenas;
  • Parágrafos muito longos;
  • Falta de subtítulos;
  • Texto não justificado à direita;
  • Imagens durante o texto; e
  • Palavras difíceis.

Lembre-se que os nossos olhos não apenas leem o texto, mas escaneiam o que está na tela do computador.

Quanto mais fácil de escanear o texto, maior serão as chances dos usuários continuarem a leitura.

 

Mídias de alta qualidade

Mídias de alta qualidade

O uso de imagens é um dos fatores que melhoram a legibilidade do conteúdo – e, consequentemente, a retenção dos leitores.

No entanto, utilizar quaisquer imagens no seu conteúdo pode ser mais prejudicial do que ajudar na leitura.

Portanto, saiba que, para deixar o texto mais legível e atraente aos olhos dos usuários, é ideal que as imagens publicadas sejam de alta qualidade.

Imagens de baixa qualidade e muito pixeladas não só atrapalham a legibilidade, mas tornam o conteúdo pouco atraente.

Portanto, se você quiser reter a atenção do seu público e fazer com que a sua taxa de rejeição caia, insira imagens de alta qualidade.

Para adquirir imagens de alta qualidade, é fundamental ter acesso a um banco de imagens pago. Listamos abaixo os principais bancos de imagens pagos:

 

Palavras-chave erradas

A escolha das palavras-chave é fundamental para que os usuários encontrem os seus conteúdos na rede de pesquisa do Google.

No entanto, um dos erros mais comuns, que passa batido por grande parte dos gestores de conteúdo, é o uso incorreto das palavras-chave.

Ao escolher erroneamente as palavras-chave, os seus conteúdos serão direcionados para pessoas que não se interessam pelas suas postagens – esse é mais um motivo que faz os usuários abandonarem seu site!

Portanto, antes do conteúdo ser escrito, defina as palavras-chave corretas para serem utilizadas na produção dos conteúdos.

 

Call to action

Por mais que o conteúdo seja uma peça extremamente importante para analisar a taxa de rejeição, outro ponto que deve ser levado em consideração são os CTAs (chamadas para ação).

Lembre-se: o que faz os visitantes rejeitarem o seu site é a falta de interação dos visitantes na sua página.

Exatamente por isso que, para que os visitantes cliquem e interajam no seu site, você deve criar CTAs que passem a mensagem de forma clara e direta. CTAs com pouca clareza e objetividade fazem o público se afastar do seu site.

 

Dicas para diminuir a taxa de rejeição

Dicas para diminuir a taxa de rejeição

Para que você consiga abaixar o percentual de rejeição dos blogs que você gerencia, siga as dicas logo abaixo.

1) Tome cuidado com os pop-ups: Os pop-ups são ferramentas que funcionam? Sim. Principalmente se o seu objetivo é aumentar a sua lista de e-mails.

No entanto, tome cuidado para não criar pop-ups que sejam invasivos ou apelativos demais. Além de atrapalhar a experiência do usuário ao visitar seu blog, o Google vem punindo sites que utilizam pop-ups abusivos;

2) Deixe o seu blog sempre atualizado: Textos que tenham um conteúdo “batido”, que não acompanhe as evoluções do mercado, são facilmente abandonados pelos usuários.

Uma das formas de diminuir a taxa de rejeição, e ainda engajar sua audiência, é criar posts relacionados aos principais temas do entretenimento do momento. Falar, por exemplo, de temas como Big Brother Brasil , Carnaval e Copa do Mundo é uma ótima estratégia.

3) Configure os links externos para abrir em outra janela: Quando você configura os links dos seus textos para abrir em outras janelas, a página aberta pelo usuário não é fechada.

Assim, enquanto o usuário estiver lendo as informações da página do link externo, a página do seu blog continuará aberta, mantendo o cliente no seu site por mais tempo.

4) Adapte seu site para mobile: Outro fator importante que altera a taxa de rejeição de um blog é a adaptação da página para dispositivos celulares.

O que acontece quando um site não é adaptado é que, quando os usuários de mobile entram no blog, eles fecham a página no mesmo instante, pois as informações ali contidas não agradam aos olhos.

5) Tenha uma hospedagem que carregue seu site rapidamente: Do mesmo modo que acontece com um site não adaptado para a visualização em celulares, também acontece com sites que demoram a carregar.

Por mais que contenham ótimas informações no conteúdo, sites que demoram a abrir são extremamente rejeitados pelos usuários. Praticamente ninguém tem paciência para esperar carregar uma página por mais que 10 segundos.

 

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Kit de Marketing de Conteúdo

O blog é uma ferramenta muito útil para a aquisição de leads e vendas de produtos e serviços, principalmente quando o conteúdo publicado atende às necessidades do público e corresponde aos critérios de ranqueamento no Google.

No entanto, essa é apenas uma parte da estratégia de Marketing de Conteúdo de uma empresa. Além do blog, existem vários outros canais que podem ser explorados de diferentes modos em uma estratégia, como: YouTube, LinkedIn, Instagram, entre outros.

Portanto, se você quiser se aprofundar no estudo de Marketing de Conteúdo e criar estratégias que realmente funcionem, adquira agora o Kit de Marketing de Conteúdo que separamos para você.

Adquirindo este Kit, você vai obter os 3 livros best-seller seguintes:

  1. Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, de Rafael Rez
  2. Marketing de Conteúdo Épico, de Joe Pulizzi
  3. Conteúdo S.A, de Joe Pulizzi

Você vai aprender:

  • Como criar um blog eficiente;
  • Como gerir corretamente uma estratégia de conteúdo;
  • Quais os requisitos fundamentais para a criação de persona;
  • Como criar um calendário de postagens funcional;
  • Como utilizar os diversos canais de conteúdo na internet;
  • Como distribuir conteúdo para o público certo;
  • Como criar um modelo de negócio focado em Marketing de Conteúdo;

E muito mais!

Então, se você quiser aprender a criar as melhores estratégias de conteúdo e coordenar da melhor forma o seu time, clique agora no botão abaixo.

 

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