Descubra como o storytelling estratégico pode ser a chave para engajar sua audiência e fortalecer sua marca no mundo digital. Através de técnicas e passos práticos, transforme sua narrativa em uma ferramenta poderosa de marketing. Bora ler?👇
Principais assuntos deste post
- Arquétipos no Storytelling: Utilize padrões comportamentais para criar histórias que engajem e conectem com sua audiência.
- Posicionamento Estratégico: A confiança e autenticidade em sua narrativa são fundamentais para estabelecer uma conexão genuína com o público.
- Jornada do Herói: Uma estrutura narrativa poderosa que pode ser adaptada para criar histórias envolventes e memoráveis.
- Quer descobrir quais são as principais técnicas de Storytelling e como contar histórias encantadoras? Adquira o Kit de Storytelling preparado pela DVS Editora. Clique no botão abaixo.
Criar e engajar uma audiência fiel é uma estratégia muito utilizada no mercado digital que pode multiplicar o seu faturamento. Isso acontece porque, com uma audiência engajada, há uma quantidade de pessoas prontas para consumir o que você tem a oferecer!
No entanto, criar e engajar uma audiência é sempre um desafio, principalmente em um mercado digital com tantos experts e produtores de conteúdo como o atual. Para facilitar esse processo existe o Storytelling Estratégico.
Storytelling Estratégico é uma tática de marketing que consiste em criar ou contar uma história, verídica ou fictícia, para engajar uma quantidade de potenciais clientes e seguidores e fazer com que o público confie na sua marca.
Através dessa tática é possível tornar os seguidores da sua marca nas redes sociais verdadeiros fãs, que estarão prontos para adquirir seus produtos . Quer saber como criar um Storytelling Estratégico eficaz? Leia este artigo até o final.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- O que não pode faltar na sua estratégia de storytelling?
- 5 passos práticos para criar um storytelling estratégico
- Conheça as melhores formas de contar uma história
- Como dominar a arte do storytelling
O que não pode faltar na sua estratégia de storytelling?
Storytelling significa a prática de contar histórias. No entanto, criar uma estratégia de storytelling exige mais do que simplesmente “contar histórias”, pois existem outros elementos importantes que precisam ser levados em consideração.
Arquétipos
Para criar uma história que engaje a sua audiência e faça ela querer comprar seus produtos, o uso dos arquétipos na sua estratégia pode ser bastante útil. Mas, afinal, o que são os arquétipos?
Arquétipos são representações de padrões comportamentais associados a uma classe de pessoas. A teoria dos arquétipos é um conceito formulado pelo psicólogo Carl Jung, e muito utilizado em storytelling estratégico e marketing.
A teoria dos arquétipos conta com os seguintes padrões comportamentais:
- Sábio
- Mago
- Explorador
- Criador
- Herói
- Rebelde
- Amante
- Tolo
- Cuidador
- Homem comum
- Inocente
- Governante
Defina quais são as classes de arquétipos que mais se adequam à sua personalidade e busque se posicionar nos seus canais de comunicação de acordo com eles. O ideal é que você escolha entre 1 a 3 tipos diferentes de arquétipos.
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Posicionamento
O modo como você se posiciona na internet e na forma de vender seus produtos é determinante para o sucesso das suas vendas. Para se posicionar de uma maneira cativante, que engaje o público, ser confiante no seu produto ou serviço é fundamental.
Ser confiante não significa que você deve ser prepotente na hora de vender, mas acreditar suficientemente no seu produto ao ponto de se sentir confortável ao oferecê-lo, pois sabe que ele trará um bom resultado para o cliente.
Portanto, se você quer criar um storytelling estratégico eficaz, posicione-se nas redes sociais e canais de comunicação sem medo, seja confiante e transmita confiança para a sua audiência de potenciais clientes ao contar sua história e vender seus produtos.
+ Dica: A prática do Storytelling se popularizou muito após a ascensão do marketing digital. Descubra como isso se deu lendo nosso artigo “Entenda porque falam tanto de Storytelling no Marketing Digital”
5 passos práticos para criar um storytelling estratégico
Agora que você conheceu os principais elementos de um storytelling estratégico, que poucas pessoas dão atenção, mas que garantem ótimos resultados, conheça o passo a passo para criar a sua estratégia de storytelling.
Passo 1: Defina a mensagem que você quer passar
Qual a mensagem que você quer passar para o seu público: superação de problemas, eficiência em resultados, inspiração para outras pessoas? Saber qual é a mensagem que você deseja transmitir será fundamental para a criação de uma boa história.
Definir um tipo de mensagem não é escolher qual história contar, mas como contar a sua história para o público. Significa definir o ângulo pelo qual você deseja explorar a sua história para gerar conexão e deixar sua mensagem cativante.
Então, escolha como contar sua história de acordo com o que te traz mais segurança emocional e conforto psicológico para transmitir uma mensagem que agrade a você e ao seu público.
Passo 2: Escolha os pontos-chave da sua história
Definiu a mensagem que deseja transmitir? Agora escolha quais são os pontos-chave da sua história. Aqueles pontos que precisam ser expostos e receber destaque no seu storytelling estratégico.
Pense bem nos momentos marcantes da sua trajetória, aquilo que mais te trouxe dor e cansaço, suas frustrações durante o percurso, suas grandes dificuldades. Lembre-se dos momentos de reviravolta, de superação que te trouxe enorme satisfação.
Esses momentos emocionantes são o que fazem as pessoas prestarem atenção no que você tem a dizer. Quando você conta momentos pessoais, que têm um peso emocional muito grande, você se torna o centro das atenções.
Passo 3: Crie uma história de fácil assimilação
A sua história não pode ser complicada. Muito pelo contrário, se você deseja cativar uma audiência por meio de um storytelling estratégico, será preciso criar uma história de fácil assimilação, que não exija muitas abstrações da cabeça do seu interlocutor.
Portanto, não dê volta e mais voltas na sua história, que só servem para confundir sua audiência. Apresente a realidade concreta da sua história, sua trajetória de vida sem muito “mi mi mi”.
Faça isso e veja a quantidade de pessoas que fazem parte da sua audiência crescer. Isso não quer dizer que você não deva ser criativo ao contar sua história, mas sim que você precisa facilitar a apreensão dela pelas outras pessoas.
Passo 4: Gere identificação com seu público
O seu público tem dores e desejos específicos. Problemas que ao longo da sua história você também já passou. Desafios que te atrapalhou por muito tempo, e que a sua audiência ainda sofre.
Utilize essa condição da sua audiência em favor da sua comunicação com ela. Em outras palavras: gere identificação com outras pessoas a partir dos problemas que ela sofre e que você já superou por meio do produto ou serviço que você vende.
Se o seu produto realmente gera resultado, não tenha medo ou receio de se aproximar dos seus interlocutores através de um storytelling estratégico que gere identificação. Fazendo isso, você estará contribuindo para a sua marca e para a resolução dos problemas da audiência.
Passo 5: Aplique a Jornada do Herói
Talvez você já tenha ouvido falar sobre a Jornada do Herói. Essa é uma forma de narrar histórias muito explorada no cinema, em filmes como: Star Wars, As Crônicas de Nárnia e O Senhor dos Anéis.
Mas essa não é uma forma de contar histórias exclusiva do cinema. A Jornada do Herói pode ser utilizada para criar boas histórias no mundo do marketing digital. Para isso, é essencial que você saiba aplicar o storytelling estratégico de acordo com as 12 partes:
O Mundo Comum; 2. O Chamado à Aventura; 3. Recusa do Chamado; 4. Encontro com o Mentor; 5. A Travessia do Primeiro Limiar; 6. Provas, Aliados e Inimigos; 7. Aproximação da Caverna Secreta; 8. A Provação; 9. A Recompensa; 10. O Caminho de Volta; 11. A Ressurreição; e 12. O Retorno com o Elixir.
+Dica: Se você deseja dominar uma das estruturas de storytelling mais famosas e utilizadas por profissionais do marketing, leia o nosso artigo “Jornada do Herói: 12 passos para contar uma boa história” clicando aqui.
Conheça as melhores formas de contar uma história
Além da Jornada do Herói, existem outras maneiras de contar histórias. Formas de contar histórias que ajudam no processo de engajar sua audiência e converter leads de modo tão eficiente quanto a Jornada do Herói.
Algumas dessas formas de contar histórias são:
Se está gostando deste artigo, leia também:
A Grande Descoberta
Este tipo de narrativa consiste em apresentar uma solução encontrada ao acaso, mas que transformou completamente a sua vida. O foco desse tipo de storytelling estratégico é a surpresa e a novidade que o seu produto ou serviço traz para o mercado.
Criação da Solução
A Criação da Solução é um modo de contar histórias focado na autoridade do produto. Esse tipo de narrativa consiste em apresentar uma solução que foi encontrada a partir de testes e aperfeiçoamentos, que tornaram o produto melhor do mercado.
O Triunfo do Viralata
O Triunfo do Viralata consiste em apresentar uma narrativa de superação, que tem como foco mostrar como que uma “pessoa qualquer”, que não tem nada de diferente do seu interlocutor, alcançou resultados expressivos após utilizar determinado serviço ou produto.
+ Dica: Estes são três modos distintos de apresentar histórias, se você quiser saber mais sobre a arte do storytelling, leia nosso artigo: “Storytelling: o que é, como funciona e como aplicar no marketing da sua empresa”.
Como dominar a arte do storytelling
Dominar a arte de contar histórias é simples. Você terá que aperfeiçoar continuamente a sua comunicação, fazendo com que ela se torne clara e objetiva para qualquer tipo de interlocutor.
No entanto, para alcançar este resultado e se tornar um verdadeiro Storyteller Estrategista, você também vai ter que se aprofundar no estudo do Storytelling. Somente assim você poderá conseguir engajar a sua audiência em uma história contagiante.
Visando o seu aperfeiçoamento nessa prática, a DVS Editora formulou um Kit de livros feito exclusivamente para pessoas que desejam desenvolver o Storytelling Estratégico.
Para que você aprenda a utilizar as técnicas do Storytelling Estratégico, adquira o Kit de Storytelling com a coleção completa da edição 5 Lições de Storytelling.
Obtendo este Kit, você terá em mãos os seguintes livros:
- 5 lições sobre Storytelling: O Best Seller
- 5 lições sobre Storytelling: Fatos, Ficção e Fantasia
- 5 lições sobre Storytelling: Persuasão, Negociação e Vendas
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Os Melhores Livros de Storytelling: Para criar estratégias e vender mais
O Storytelling tem o poder de atrair e prender a atenção das pessoas e de desenhar imagens mentais que são capazes de influenciar suas decisões. Por isso, se for utilizado de forma inteligente e estratégica, ele pode ser decisivo para os resultados da sua campanha de vendas. Hoje, trouxemos três sugestões de livros sobre storytelling que vão abrir sua mente e te dar uma noção estratégica de como usar o storytelling para vender muito.5 Lições de Storytelling - O Best-Seller
James McSill, um dos maiores consultores literários do mundo, compila suas principais ideias sobre a construção de histórias de sucesso e apresenta de forma didática em seu livro 5 Lições de Storytelling, o Best-Seller. O autor, reconhecido mundialmente pela sua competência no assunto, mostra que uma pessoa, ao se deparar com certas histórias e de acordo com o contexto, pode ser profundamente influenciado por elas. Clique abaixo para comprar o livro.Compre o 5 Lições de Storytelling - o Best-Seller
5 Lições de Storytelling - Fatos, Ficção e Fantasia
Ainda reunindo e apresentando o conhecimento que acumulou em mais de 30 anos de experiência, James McSill escreve 5 Lições de Storytelling - Fatos, Ficção e Fantasia, um dos principais livros sobre Storytelling já produzidos. Desta vez, ele une aplicações do storytelling no entretenimento, no mundo dos negócios e na vida pessoal. Assim, a obra traz uma perspectiva completa de como usar o poder das histórias em todos os cenários possíveis. Clique abaixo para adquirir o livro.Compre o 5 Lições de Storytelling - Fatos, Ficção e Fantasia
5 Lições de Storytelling - Persuasão, Negociação e Vendas
Explorando mais o aspecto persuasivo e direto do storytelling, McSill também traz 5 Lições de Storytelling - Persuasão, Negociação e Vendas. Fórmulas de vendas e persuasão repetidas se tornam cada vez mais limitadas: é preciso ir além. Em um cenário onde a atenção e a preferência do público são cada vez mais disputados, é necessário se diferenciar e fazer algo único, mas eficiente. Repetir aquilo que milhares de pessoas já fizeram tornou-se arriscado. Assim, em mais um de seus livros sobre storytelling, James McSill te convida a inovar e a fazer algo único, que diferencie a sua empresa de todo o resto. Você pode conferir mais sobre o livro, clicando aqui.Compre o 5 Lições de Storytelling - Persuasão, Negociação e Vendas
Kit Storytelling
De todas as formas de comunicação usadas ao longo do tempo, o storytelling, de longe, se mostra como a mais poderosa. Há milhares de anos, diferentes povos usam o poder das histórias para disseminar suas culturas. Além de ter sido o pilar de civilizações, o storytelling pode ser parte fundamental de qualquer estratégia de vendas – principalmente da sua. Por isso, todos estes quatro livros sobre storytelling podem ser adquiridos, juntos, no nosso Kit Storytelling:- 5 Lições de Storytelling - o Best-Seller;
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