A gamificação é uma técnica que tem sido aplicada nas empresas há décadas, trazendo inúmeros benefícios. Conheça os principais benefícios da gamificação, como motivação dos trabalhadores, incentivo ao espírito competitivo, facilidade em mensurar o desempenho da equipe e melhoria na qualidade de produção. Além disso, saiba como aplicar corretamente a gamificação, desde entender o problema até monitorar os resultados. Bora ler?👇
Principais assuntos deste post
- Motivação dos Trabalhadores: A gamificação proporciona entusiasmo e reconhecimento, levando a um trabalho de maior qualidade e dedicação.
- Espírito Competitivo: A técnica incentiva uma competição saudável, fazendo com que os colaboradores se esforcem mais em suas tarefas.
- Mensuração do Desempenho: A gamificação permite uma avaliação clara do desempenho da equipe, identificando pontos fortes e áreas de melhoria.
- Quer se aprofundar no assunto e aprender a gamificar seu próprio negócio, e melhorar o desempenho de todos os seus funcionários? Clique no botão abaixo e adquira o Kit de Gamificação.
A gamificação do trabalho remonta a décadas atrás, com as Competições Socialistas, entre trabalhadores da indústria na União Soviética. Neste período, a produtividade era convertida em pontos, e os melhores jogadores ganhavam prêmios e medalhas.
Assim, muitos trabalhadores que passavam horas produzindo no chão de fábrica ganhavam uma dose de motivação extra para continuar seus trabalhos, dedicando um esforço maior para cumprir seus serviços e ganhar bônus salariais.
A realidade era completamente diferente da que vivemos atualmente. As horas que cada trabalhador passava dentro de uma firma eram extensas, e os riscos de desenvolver alguma lesão ou contrair alguma doença eram altos.
No entanto, a origem da gamificação se dá nessa época, e mesmo no contexto da União Soviética, ela se mostrava eficaz. Se você quer conhecer quais os benefícios da gamificação para a sua empresa, faça a leitura deste artigo até o final!
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- Quais os principais benefícios da gamificação?
- Como usar a gamificação na sua empresa?
- Quais são os resultados da gamificação nos negócios?
- Como aplicar o gamification na sua empresa?
Quais os principais benefícios da gamificação?
O que se originou no século passado, se estende e continuará se estendendo por muito tempo: a gamificação é uma crescente no mercado e tudo indica que essa técnica estará presente nas atividades da maioria das empresas.
Segundo o Huffington Post, mais de 350 empresas líderes de mercado promoveram projetos de gamificação, como Adobe, Ford, eBay, na última década. Isso é um indicativo enorme da avalanche que a gamificação promete para o mercado nos próximos anos!
Para que você entenda porque tantas empresas estão investindo no uso de jogos no trabalho, confira abaixo os benefícios da gamificação para a sua empresa.
Aproveite os lançamentos em promoção na DVS Editora!
De: R$ 44,00
Por : R$ 35,20
Economize: R$ 8,80 (20% de desconto)
De: R$ 89,00
Por : R$ 71,20
Economize: R$ 17,80 (20% de desconto)
De: R$ 94,00
Por : R$ 75,20
Economize: R$ 18,80 (20% de desconto)
1. Motivação para os trabalhadores
Quem não se sente entusiasmado ao ganhar um presente? Praticamente todo mundo, não é mesmo? É esta sensação de entusiasmo que sentimos quando conquistamos premiações com nosso próprio esforço.
Fazer com que seus funcionários também se sintam desta maneira é um dos grandes benefícios da gamificação. Funcionários motivados trabalham melhor, se esforçam mais e, consequentemente, produzem com qualidade.
Prêmios e bonificações que recompensem o esforço de cada profissional faz sua equipe se sentir mais valorizada e contente em trabalhar na sua empresa. Invista nas práticas de recompensa e veja seus colaboradores se sentirem instantaneamente motivados!
2. Incentivo ao espírito competitivo
Competições são sempre momentos em que equipes de jogadores dão o sangue para obter determinado resultado. Poucos momentos exigem tanto esforço das pessoas quanto a disputa por um título ou premiação.
Os competidores se esforçam em dobro e usam todas as forças para conquistar o objetivo almejado. Agora, pense bem e imagine só se os seus colaboradores tivessem toda essa garra para fazer um trabalho bem feito.
É esse o espírito competitivo que as práticas de gamificação incentivam. Aproveite este que é um dos grandes benefícios da gamificação e utilize essas práticas de maneira saudável, visando sempre o bom desempenho dos seus funcionários.
3. Facilidade em mensurar o desempenho da equipe
A possibilidade de mensurar a evolução da equipe entra no hall dos benefícios da gamificação. Essa mensuração é feita do início ao fim do processo de gamificação, possibilitando que você conheça melhor as aptidões dos seus funcionários.
Para fazer isso, é preciso identificar como os profissionais estão desempenhando seu trabalho. Registre os pontos positivos e negativos da sua equipe e acompanhe no processo de gamificação qual é a evolução que eles vem sofrendo no decorrer do tempo.
Ao fim da gamificação, você vai saber com clareza como eles se saíram e qual é o real potencial dos seus trabalhadores.
4. Melhor qualidade de produção
Profissionais motivados trabalham melhor. Isso é uma regra para todas as empresas! Quando os seus profissionais se sentem motivados a fazer o que precisam, todas as áreas da sua empresa são impactadas, melhorando a qualidade do seu produto final.
Aplicar técnicas de gamificação que premiem os profissionais que fizeram determinado serviço com excelência, ou que de alguma forma incentive os trabalhadores a não cometerem erros de produção, pode ser essencial para o seu desempenho no mercado.
Portanto, busque encontrar técnicas de gamificação eficazes para a realidade do seu negócio e dos seus profissionais. Você vai perceber como trabalhar com colaboradores competitivos e motivados é um dos melhores benefícios da gamificação.
Agora que você conheceu quais são os principais benefícios da gamificação, confira abaixo como criar uma estratégia que alcance esses resultados positivos e melhore o desempenho dos seus funcionários.
Como usar a gamificação na sua empresa?
Para que você consiga aplicar corretamente um processo de gamificação, será preciso seguir alguns passos importantes:
1. Entenda qual é o problema
Não existe gamificação sem propósito. Todo jogo aplicado à realidade das empresas, assim como nas Competições Socialistas, precisa ter uma razão clara, um porquê do uso dessas práticas nas atividades dos trabalhadores.
Para saber qual razão é essa e porque você deve começar a implementar a gamificação na sua empresa, identifique qual é o principal problema em relação aos seus funcionários: produtividade, qualidade final do produto, entrega fora do prazo.
Sabendo o porquê da utilização de dinâmicas gamificadas, você vai saber quais problemas corrigir e como melhorar o desempenho da sua equipe. Entenda qual é o problema principal e, a partir disso, crie uma estratégia eficaz para alcançar os benefícios da gamificação.
2. Conheça os jogadores
Para aplicar uma estratégia de gamificação eficaz, é necessário conhecer quem são os “jogadores”, ou seja, os funcionários que vão participar do trabalho gamificado. Conhecer seus funcionários requer que você saiba não apenas seus nomes e o que eles fazem, mas também as suas limitações e seu potencial.
Uma boa estratégia de gamificação sempre é feita considerando aquilo que os jogadores podem fazer, nunca passando tarefas impossíveis ou extremamente desgastantes. Conheça seus jogadores e crie um plano de gamificação adequado à sua realidade.
Se está gostando deste artigo, leia mais sobre Empreendedorismo:
3. Desenhe o processo de gamificação
O processo de gamificação que você formular deve estar de acordo com os objetivos que você pretende alcançar. Somente assim é possível obter os benefícios da gamificação.
Existem processos de gamificação focados no trabalho em equipe, outros focados no trabalho individual. Assim como existem processos de gamificação que priorizam o trabalho rápido, e outros que priorizam uma qualidade de produção superior.
Portanto, analise as necessidades da sua empresa e decida qual modo de gamificação mais vale a pena investir. Compreenda quais são os recursos que você vai precisar utilizar durante o processo de gamificação e aposte no mais adequado aos objetivos da empresa.
4. Estabeleça as regras do jogo
Um jogo sem regras não existe. Até mesmo campeonatos de luta livre tem suas regras, e não seria diferente com a gamificação da sua empresa.
Então, ao desenhar seu plano de gamificação, estabeleça regras que limitem possíveis ações injustas dos participantes (regras punitivas) e regras que conduzem os jogadores aos objetivos almejados.
Para estabelecer essas regras, você pode se espelhar nas práticas de gamificação feitas por grandes empresas do mercado. Inspire-se e alimente sua criatividade lendo nosso artigo.
5. Premie os vencedores
Existem muitos fatores e benefícios da gamificação que motivam os funcionários a trabalharem melhor, como: a interação com outros profissionais, o espírito de competitividade, a novidade dos jogos aplicados. Mas nada se compara à motivação que a premiação pode causar.
Assim como na final de um campeonato de futebol os jogadores dão o sangue para obter o título de campeão, os seus funcionários vão se esforçar ao máximo para buscar os prêmios que você oferecer aos vencedores.
+Dica: Não conceda prêmios de pouco valor. Ofereça aos vencedores prêmios valiosos, que inspire os trabalhadores a conquistá-los. Esses prêmios podem ser viagens, ingressos para eventos, ou mesmo um alto bônus salarial.
6. Monitore os resultados
Por fim, não deixe de monitorar os resultados obtidos durante a gamificação. O primeiro passo para isso é obter informações suficientes sobre o desempenho dos seus funcionários antes de iniciar a gamificação.
Assim, quando os jogos começarem, você conseguirá mensurar a evolução da sua equipe durante o processo de gamificação, entendendo com maior clareza quais são os pontos fracos e pontos fortes dos jogadores.
Ao monitorar o desempenho dos seus jogadores, é possível que você consiga reconhecer talentos na equipe, como, por exemplo, potenciais líderes. Portanto, fique sempre atento às atitudes e ao modo de interagir de cada participante.
Seguindo estas 6 etapas, você terá uma base concreta para criar estratégias de para seus funcionários e alcançar os grandes benefícios da gamificação!
Quais são os resultados da gamificação nos negócios?
É consenso entre as marcas que aplicaram práticas de gamificação nas suas organizações: o uso de jogos é extremamente eficaz no cotidiano de uma empresa!
Para se ter noção, um estudo científico realizado com promotores de vendas da TMS – Trade Marketing Solution, empresa especializada nas operações de trade marketing e vendas – afirmou que o uso da gamificação para controle da equipe aumenta, em média, 20% o resultado de vendas.
De acordo com o TMS, introduzindo a gamificação, você tem uma rica oportunidade para que sua empresa possa crescer, pois suas funções vem utilizando ótimas ferramentas.
Os dados foram coletados a partir do uso do aplicativo Trade Rally, desenvolvido pela Solvian, empresa de tecnologia líder no Brasil em soluções para o controle de operações em trade marketing e vendas.
“O Trade Rally permitiu que a TMS tivesse um controle mais preciso das operações. O modelo de gamificação nas empresas engajou a equipe de maneira diferenciada. Com feedbacks diários de desempenho pela própria plataforma, foi notável a automotivação entre os promotores para melhorar a performance e alcançar melhores posições.” – Jonathan Dagues, diretor da TMS
Um mercado em ascensão!
E para atestar a afirmação de Jonathan Dagues, uma pesquisa feita pela Mordor Intelligence estima que o mercado de gamificação mundial deve chegar ao valor de US$ 38,42 milhões até 2026, obtendo um crescimento de mais de US$ 29 milhões na última década.
Todo esse crescimento do mercado de gamificação vem refletindo no modo como as grandes empresas se relacionam com seus trabalhadores. Um relatório produzido pelo Gartner Group mostra que 70% das 2000 maiores empresas de capital aberto adotaram a gamificação como prática usual.
A ascensão do uso de jogos para melhorar o desempenho dos colaboradores já é uma realidade na grande maioria das grandes empresas, mostrando que os benefícios da gamificação são reais, e que toda empresa deveria saber aplicá-la.
Como aplicar o gamification na sua empresa?
A gamificação não deve ser tratada como a aplicação de jogos sem estratégias definidas, e nem mesmo como práticas sem qualquer sentido. Esse tipo de impressão é o que faz muitas empresas falharem e permanecerem com seus profissionais desmotivados e improdutivos.
O uso de técnicas relacionadas à competições no trabalho nos remete às indústrias do século passado, e desde então vem se mostrando como uma necessidade dentro das organizações. Necessidades que fazem as empresas se tornarem mais produtivas, mas que também tornam os colaboradores mais satisfeitos.
Ao gamificar o relacionamento entre empresa e colaborador, os dois lados saem ganhando. Portanto, se você quer alcançar os benefícios da gamificação no seu negócio e obter resultados expressivos na produtividade, na motivação e na fidelização dos seus profissionais, adquira agora o Kit de Gamificação.
Confira abaixo os livros que você vai adquirir com o Kit Gamification:
- Gamificar, de Brian Burke
- Jogar para Aprender, de Sharon Boller e Karl Kapp
- Gamification, de Flora Alves
- Construindo um Negócio Melhor Com a Utilização do Método Lego Serious Play, de Per Kristiansen e Robert Rasmussen
Adquira agora seu KIT e aumente o desempenho da sua equipe e o engajamento dos seus clientes com sua marca clicando no botão abaixo!
Quero Aprender A Gamificar Minha Empresa E Aumentar Meus Resultados!