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melhores livros de marketing 13 dez

O que um dos melhores livros de marketing pode te ensinar sobre negócios lucrativos?

Um dos melhores livros de marketing pode te ajudar a ter negócios mais lucrativos, usando a moeda do século 21.

Compare, por um momento, o mundo de hoje com o de 20 anos atrás, quando não existia internet. Por exemplo, era necessário ir ao banco para poder pagar uma conta, hoje você faz isso com o celular, de onde você estiver.

É muito evidente que o advento da internet mudou profundamente o cotidiano da sociedade. Mudou a forma da sociedade estudar, consumir, trabalhar e até mesmo de se relacionar. E, com o marketing, não foi diferente.

A chegada da era digital impactou muito a forma de fazer marketing. Os novos hábitos dos consumidores, adquiridos pelo uso da internet, forçaram os profissionais da área a buscarem estratégias mais condizentes com essa nova realidade.

É sobre isso que trata o livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, aclamado como um dos melhores livros de marketing em português da atualidade. O autor do livro, Rafael Rez, é especialista em Marketing com MBA na área pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.

Rez já emplacou uma grande diversidade de empreendimentos, atendendo mais de 1.000 clientes, em mais de 20 anos de carreira. Fundou seu primeiro negócio em 2002, além de ter sido sócio em outros vários empreendimentos.

Além de ministrar cursos de marketing em várias universidades brasileiras, também realiza palestras nos eventos de maior envergadura desse mercado. Ao escrever esse, que é considerado um dos melhores livros de marketing da atualidade, Rafael Rez sintetizou todo seu conhecimento numa obra prática.

Ou seja, ele funciona como um verdadeiro manual de consulta sobre marketing, e é isso que o torna um dos melhores livros de marketing que você pode ter no seu acervo.

O livro foi lançado em 2016 e já está em sua segunda edição; conheça um pouco mais sobre esse verdadeiro guia de marketing e entenda porque você não pode deixar de tê-lo!

A revolução do acesso à informação: como o consumidor passou a ter mais poder

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Talvez você não tenha refletido sobre isso ainda, mas pare e imagine: Como seria para pesquisar sobre um determinado assunto há 20 anos?

Você teria que ir até uma biblioteca, ou a algum tipo de cervo, para folhear livros, jornais e revistas catalogados para, quem sabe, encontrar algumas fontes de qualidade.

Isso porque as fontes de informação não eram muito diversificadas e nem tinham um acesso tão fácil. A distribuição de conhecimento não tinha tanta escala e permeabilidade social como existe hoje.

Imagine, então, se você quisesse pesquisar sobre uma marca, produto ou fornecedor. Na verdade, provavelmente você nem pesquisaria. A inviabilidade para adquirir esse tipo de informação não permitia que essa problemática fosse levada em consideração.

A internet trouxe quantidade, acessibilidade e organização da informação que existe no mundo.

Basta digitar algumas palavras relacionadas ao que você quer saber, e pronto. Você tem à sua disposição uma infinidade de referências, tudo na tela do seu celular. Carregamos uma biblioteca infinita dentro do bolso.

Esse fato revolucionou os hábitos dos consumidores. Conforme foram entendendo que podiam pesquisar a respeito do que compravam, passaram a ter uma postura mais investigativa a respeito de seus problemas e, principalmente, das soluções que buscam.

Informação é conteúdo, e hoje isso é o que consumidor procura antes de comprar

Antes da internet, o modelo de distribuição de conteúdo era muito mais escasso. Existiam poucos grupos midiáticos que produziam um conteúdo insuficiente em relação a uma grande demanda de público.

Dessa maneira, era bem mais fácil agrupar audiências, pois as pessoas não tinham tantas opções. Com a internet, isso mudou drasticamente e hoje a informação é abundante.

A produção e veiculação de conteúdo não está mais apenas na mãos dos grandes canais de mídia. Dessa maneira, o consumidor não depende mais dos poucos canais de TV, estações de rádio, jornais impressos ou revistas.

Isso porque, atualmente, ele tem total controle do que e quando consumir. O consumidor hoje tem acesso a uma infinidade de vídeos, blogs e reviews sobre tudo.

Quem procura, acha: o conteúdo como ferramenta de atração do consumidor

Nesse contexto, o que podemos concluir é que o que o consumidor busca, antes de mais nada, é a informação que tire suas dúvidas ou que atenda a alguma aspiração sua. Ou seja, antes de comprar ou contratar, ele consome conteúdo.

Entretanto, apesar de ter todo esse poder de pesquisa, na maioria das vezes, o consumidor não sabe exatamente o que precisa ou o que vai resolver os seus problemas. Aliás, é exatamente esse o motivo pelo qual ele busca informação.

Esse é o ponto de atração que você deve valorizar: envolva o consumidor com a sua marca conversando com ele.

Os novos hábitos de pesquisa do consumidor acabou trazendo uma oportunidade incrível, que é a de ensinar o seu público a comprar aquilo que você oferta.

Hoje é necessário que toda empresa seja um canal midiático de si mesma. Um dos maiores erros que muitos negócios cometem é de tratar o seu site apenas como um cartão de visitas.

O conteúdo é a camuflagem da venda

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Faz tempo que o consumidor entendeu que agora ele está no controle. Ele sabe que tem acesso à informações quando e onde quiser. E se tem alguma coisa que o deixa muito irritado é quando existem obstáculos que atrapalham a sua experiência nessa dinâmica.

Sabe aquele comercial que passa por 5 segundos antes do seu vídeo ser reproduzido no Youtube? Pois é, dificilmente alguém gosta dele. Pelo fato de que ele te obriga a ver algo antes daquilo que você realmente está interessado.

Procure não empurrar sua comunicação de forma intrusiva para o consumidor, como sempre aconteceu na rádio e na TV. Esse tipo de abordagem não vai mais funcionar como antigamente. As chances de você ser ignorado nessa situação é muito grande.

O que você precisa fazer é ter uma estratégia de conteúdo que funcione atraindo a atenção do seu consumidor.

Você precisa expor um informação que seja de interesse dele, para que se inicie um relacionamento entre consumidor e empresa.

Quando você apresenta um conteúdo que consiga atrair esta atenção, as pessoas começam a se engajar com o que você tem pra dizer. E, consequentemente, vão olhar pra sua marca.

A partir do momento que o seu conteúdo atende às necessidades do seu público, ele enxergará na sua marca mais autoridade e assim vai criar mais confiança.

Elaborando uma boa sequência de conteúdo, você vai conseguir envolver seu público passo a passo até o objetivo final do seu negócio: a conversão em vendas.

O produção de conteúdo de qualidade, a cada dia que passa, tem se mostrado cada vez mais a última estratégia de marketing possível. O conteúdo é capaz de integrar a sua marca na vida do seu consumidor, de maneira tenaz.

Um dos melhores livros de marketing em português

Você que é um empreendedor ou empresário e busca se atualizar para obter os melhores resultados com o seu negócio, “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI” é uma leitura obrigatória e é um livro que deve estar sempre a seu alcance.

A obra contém diversos estudos de casos que vão te oferecer insights, além de explicar o mapa certeiro para elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo verdadeiramente matadora.

Os melhores livros de marketing são manuais práticos e utilizam linguagens objetivas, sem “lenga lenga”. E esse segue a mesma regra.

Agora que você já sabe mais do que se trata essa obra incrível, não deixe de providenciar o exemplar agora mesmo por este link.

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