Marketing

A diferença entre marketing outbound e marketing inbound

Entenda as diferenças entre duas estratégias de marketing: outbound e inbound. O marketing outbound é mais direto e tradicional, focando em ir atrás do cliente, enquanto o marketing inbound é estratégico, visando atrair o cliente para a empresa. O artigo também discute como combinar essas duas abordagens para obter melhores resultados. Bora ler?👇


Principais assuntos deste post

  • Definições e Diferenças: O artigo define o marketing outbound como uma abordagem direta e tradicional de alcançar clientes, enquanto o marketing inbound é uma estratégia mais sutil que atrai clientes para a empresa.
  • Estratégias Complementares: É possível combinar marketing outbound e inbound para criar uma estratégia de marketing mais abrangente e eficaz.
  • Escolha Baseada em Objetivos: A escolha entre marketing outbound e inbound deve ser baseada nos objetivos da empresa, no público-alvo e nos recursos disponíveis.
  • Então, se você pensa em investir seu tempo em entender o que realmente é o Marketing Outbound e como ele pode ser útil para sua empresa, clique no botão abaixo e conheça o livro Unbound Marketing:

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Entre as diversas estratégias de marketing que existem e que podem ser aplicadas em diferentes contextos, o marketing outbound e inbound vem chamando a atenção de empreendedores brasileiros.

Mas do que se tratam essas estratégias e qual a diferença real entre marketing outbound e marketing inbound? Podemos dizer que uma é mais eficaz que a outra?

Neste artigo, procuramos explicar o que é o marketing outbound e inbound, quais as diferenças entre as duas estratégias, se uma pode ser melhor que a outra ou se as duas podem ser usadas juntas para garantir resultados.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


 

O que são marketing outbound e inbound?

O que são marketing outbound e inbound?

Muitas vezes, a disputa pela credibilidade, atenção e preferência dos clientes é acirrada e a única forma de não sair perdendo é ter uma estratégia – ou ter a melhor estratégia.

A partir desse objetivo, surgem estratégias diferentes, que partem de princípios diferentes, mas que miram os mesmos alvos: a atenção, a preferência e a fidelidade do público alvo.

Marketing outbound e inbound são claros exemplos disso. Dois tipos de estratégias que parecem ser opostas, uma sendo o contrário da outra, e que costumam ser citadas juntas.

Por definição, o marketing inbound é o que, em português, muitos chamam de “marketing de atração”. Esse tipo de estratégia parte do princípio de que é melhor o cliente vir até você do que você ir atrás do cliente e incomodá-lo para que compre seu produto ou serviço.

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Uma estratégia de marketing inbound, de fato, torna a empresa atraente para o público alvo, por algum motivo que o faça ir atrás dela, ter um primeiro contato e entrar em uma espécie de funil, até realizar a primeira compra.

A ferramenta mais usada dentro de estratégias desse tipo é o bom e velho marketing de conteúdo. No caso, a empresa atrai o seu futuro cliente produzindo e entregando um conteúdo útil e relevante para esse cliente.

Mas atrair o cliente é só o primeiro passo. Depois disso, vem o processo para gerar “transformação” e ajudá-lo de verdade com o conteúdo, conquistar a sua gratidão e confiança e, por fim, convencê-lo de que seu produto merece ser comprado.

Já o marketing outbound é um tipo de estratégia mais tradicional, que podemos comparar com uma “prospecção”.

Fazer marketing outbound pode ser resumido na indo atrás do cliente para oferecer de forma direta seus produtos ou serviços. empresa O marketing outbound é mais “cru” ou direto e, por esse motivo, costuma ser chamado de “marketing tradicional”.

De acordo com o contexto, produto ou serviço que você oferece, ambiente de negócios e outros fatores, uma estratégia de marketing outbound pode ser feita de várias formas diferentes.

+Dica: O marketing de conteúdo, de fato, é uma ferramenta poderosa, se for bem usada. E, por ser um tema tão rico e relevante, temos um artigo sobre ele. Você pode ler o artigo Como Criar Uma Estratégia de Conteúdo Segundo Especialistas, clicando aqui.

Quais as diferenças entre inbound e outbound marketing?

Quais as diferenças entre inbound e outbound marketing?

Mas quais as diferenças entre marketing inbound e marketing outbound? Podemos algumas. As principais têm a ver com a mentalidade de quem adota cada estratégia.

O marketing inbound tenta ser mais estratégico. É um trabalho mais engenhoso e difícil de ser feito. Porém, quem vem atrás de você tem mais chances de virar um cliente real, já que a semente do interesse foi plantada e basta cuidar dela para que tudo dê certo.

O marketing outbound é menos pensado, sendo mais direto e menos trabalhoso. Ele é mais fácil de ser feito e, se você oferece seu produto ou serviço para alguém que procura algo parecido, já é meio caminho andado.

A diferença essencial é justamente essa. Marketing inbound é pensado e engenhoso; marketing outbound é direto e poupa tempo. É comum ver algumas pessoas associando uma estratégia ao marketing digital e a outra ao marketing tradicional.

+Dica: Geralmente, estratégias de marketing outbound e inbound são relacionadas ao marketing direto e ao marketing de conteúdo. Falamos sobre as diferenças entre as duas em um artigo completo. É só clicar aqui para ler.

Marketing digital

O marketing inbound é o tipo de estratégia mais comum de ser visto na internet e acaba sendo mais associado ao marketing digital.

Acontece que o marketing digital é, na história do marketing, um mercado disruptivo, que chegou rompendo com o modo simples, direto e “grosseiro” de fazer marketing.

Se, antes, importava oferecer o seu produto ou serviço em larga escala, para o máximo de gente possível e gastando muitos recursos, o digital veio para aperfeiçoar os esforços e reduzir custos. Menos é mais.

As estratégias do digital acabam sendo, então, menos “pesadas”. Mas as vantagens de gastar muito precisam ser substituídas pelo esforço de pensar mais e pelo tempo maior para ter resultados.

O marketing tradicional era um tipo de caça aos clientes. O digital chegou para trocar essa caça primitiva por uma espécie de agricultura, que dá mais trabalho, mas é mais inteligente e menos agressiva.

Marketing tradicional

O marketing outbound, por sua vez, é mais associado ao marketing tradicional, onde a empresa vai atrás do máximo de clientes possível oferecer o seu produto ou serviço.

É uma espécie de marketing cru, que até pode (e deve) ser pensado estrategicamente, mas a ideia é a mesma: ir direto ao ponto e converter o interesse da pessoa em venda de forma rápida e muito prática.

Ter mais recursos disponíveis é uma das maiores vantagens que se pode ter para esse tipo de estratégia. Afinal, se você apenas oferece seu produto para quem já está procurando algo parecido, o ideal é fazer isso em larga escala, certo?

Folhetos, cartas de vendas, emails de vendas, dentre outros, são comunicações diretas e ideais para se aplicar o marketing outbound (ou marketing tradicional).

 

É possível mesclar os dois para ter mais resultados?

É possível mesclar os dois para ter mais resultados?

Muita gente pode se perguntar se uma das estratégias é mais eficaz que a outra ou se é possível usar o marketing outbound e inbound ao mesmo tempo.

É natural que um modelo mais estratégico e bem elaborado pareça ser mais eficiente e vantajoso. Pensando dessa forma, até poderíamos dizer que o marketing inbound é o melhor.

No entanto, ignorar as vantagens do marketing outbound, mais fácil e direto, seria um erro. Ele também tem suas vantagens.

Isso quer dizer que, em algum contexto, dá para usar as duas estratégias juntas? A resposta, para isso é que, sim, dá para usar as duas estratégias ao mesmo tempo e ter resultados.

Podemos ir ainda mais além e dizer que, usar apenas uma das duas é desperdiçar possíveis oportunidades, já que as duas têm chances de dar certo. Isso, vamos explicar no próximo tópico.

+Dica: Seja em estratégias de marketing outbound, seja em estratégia de marketing inbound, a técnica de escrita persuasiva, chamada de copywriting é fundamental. Listamos, em um artigo, os 5 melhores livros sobre o assunto. Clique aqui para ler.

Em qual deles você deve focar para ter mais resultados?

Em qual deles você deve focar para ter mais resultados?

Essa, com certeza, é a dúvida mais importante que você pode ter. Em alguns momentos, você deverá escolher entre um entre estes dois tipos de marketing. Nessas horas, é fundamental considerar dois fatores.

Primeiro, qual o seu objetivo? Se você quer ou precisa gerar vendas ainda hoje ou amanhã, não adianta: você terá de usar o bom e velho marketing outbound, com campanhas diretas, oferecendo seu produto ou serviço.

 

Segundo, qual o seu público? O público que está mais “aquecido” e que está prestes a comprar um produto ou serviço é mais fácil de lidar. Mas a verdade é que esse público é mais raro.

A parcela do público “fácil” que pode ser convencido com o marketing outbound é uma fatia boa e muito pequena do bolo. Mirar apenas neste público é ignorar um universo de clientes em potencial e, assim, limitar o crescimento do seu negócio.

Já a parcela mais difícil, aquela que você ainda precisa atrair e conquistar, é a grande maioria e, por trás dela, estão verdadeiras minas de ouro – que precisam ser exploradas através do marketing.

 

Aumente seus lucros com Unbound Marketing!

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Não podemos dizer qual, entre o marketing outbound e inbound, é melhor e vai te dar mais resultados. O segredo, para que qualquer campanha de marketing e vendas possa dar certo, está em saber usar cada estratégia e ferramenta no momento certo.

É só assim, que se pode construir estratégias com resultados exponenciais em qualquer contexto, como explica Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs. Ele apresenta um verdadeiro guia para isso em seu livro Unbound Marketing.

Unbound Marketing, além de ser título do livro, é também o nome da metodologia criada por Rafael.

A metodologia combina o uso de marketing outbound e inbound, marketing de influência, marketing de conteúdo, uso de mídias sociais, marketing de referência e marketing de experiência para construir comunicações poderosas e ter resultados exponenciais.

A partir do momento em que você entende e começa a praticar os fundamentos que Rafael ensina no livro, a comunicação da sua empresa passa a outro patamar, criando valor de forma ativa – o que reflete diretamente nos resultados.

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Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais

Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais
Se você quer vender na internet, é essencial ler bons livros de marketing digital.
Por ser um mercado novo e repleto de oportunidades, existe muito conteúdo de pouca qualidade espalhado pela internet.
O mercado digital, por ter crescido tanto em tão pouco tempo, acaba sofrendo com uma enxurrada de conteúdos óbvios e rasos. Para ter algum resultado, é preciso se aprofundar com algo sólido e comprovado.
Por isso, hoje trazemos 3 sugestões de excelentes livros de marketing digital para quem quer estudar de maneira séria e construir resultados nesse mercado tão promissor. 

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O empreendedor Paulo Faustino, um dos maiores especialistas em marketing digital no Brasil, oferece uma visão prática de como construir grandes estratégias digitais do zero e explorar as vantagens das principais plataformas, em Marketing Digital na Prática.
O livro pode ser um ótimo começo para quem está entrando no mercado digital e quer se preparar para alcançar resultados sólidos no futuro.
Mas também serve para quem já atua no digital e quer se tornar ainda melhor. Sem dúvidas, Marketing Digital na Prática é um dos melhores livros de marketing digital e estratégia já escritos no Brasil.

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Nos dias de hoje, tem sido cada vez mais difícil e concorrido cativar o tempo e a atenção das pessoas – que são dois ativos decisivos para as vendas e, portanto, muito valiosos.
Em um cenário onde muitos concorrentes falam e pouca gente ouve, o marketing de conteúdo surge como uma moeda que compra o tempo e a atenção do público e o antídoto que salva a estratégia de muitos negócios.
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