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06 dez

A moeda do século XXI: os segredos dos negócios de sucesso que você deve conhecer

Talvez você esteja buscando aqui alguma resposta definitiva para uma pergunta que ronda a cabeça de muito empreendedor digital: o que os negócios de sucesso fazem para alcançar resultados tão expressivos?

Essa não é um pergunta simples de responder. Isso varia muito de acordo com os nichos de mercado, comportamento do público alvo e outras questões de ordem econômica, que precisam ser analisados caso a caso.

A questão é que não existe uma receita infalível para desenvolver negócios de sucesso. Entretanto, quando analisamos a tendência do público consumidor, é possível notar algumas questões elementares que todo negócio deve aplicar no seu desenvolvimento.

Essas questões essenciais para todo negócio é o que chamamos de moedas. Você sabe quais são as moedas deste século? O livro de Marketing de Conteúdo do Rafael Rez mostra muito bem isso.

Mas, antes de correr para conferir esse guia indiscutível de marketing, fique aqui na página, leia este artigo até o final e descubra o que você precisa ter em mente para alcançar resultados consistentes.

Grave isso: internet faz parte do cotidiano social contemporâneo

Uma das premissas básicas para os negócios de sucesso é ter uma boa presença online. É inegável que o acesso à internet é ainda mais popular a cada dia que se passa.

Segundo o relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT), 43% de todo a população mundial tem acesso à internet. E a previsão é que até o final de 2017 mais 4,3 bilhões de pessoas assinem uma banda larga móvel.

A internet é um “lugar” onde as pessoas trafegam 24 horas por dia. Ela nunca fecha, sempre está à disposição de quem quiser usar e a qualquer momento que precisar.

Estar presente na internet, ocupando espaço de maneira significativa, é o que vai atrair pessoas para consumir o que você tem para oferecer.

Mas muitas empresas vão no sentido oposto a esse e erram feio, tratando seus sites apenas como um cartão de visitas online.

O público na internet busca por informação, está sempre movido a satisfazer a necessidade de saber mais sobre alguma coisa.

As pessoas buscam as notícias, respostas para suas dúvidas ou o que está acontecendo com seus familiares e amigos, por exemplo.

Ou seja, isso significa que todos estão sempre consumindo algum tipo de conteúdo.

O Conteúdo como ferramenta para atrair pessoas para sua marca

negócios de sucesso

Quando você quer comprar um determinado produto pela internet, e fica indeciso sobre qual fornecedor contratar, muito provavelmente você vai fazer uma pesquisa no Google (ou em qualquer outro mecanismo de pesquisa) para tomar sua decisão.

Uma das maiores características de consumo que a internet proporcionou é o hábito de pesquisa. Hoje, o consumidor está muito mais informado e pode ter facilmente mais dados sobre o que procura.

Quando você ouve falar bem de um restaurante, o que você faz antes de ir visitá-lo? Pesquisa mais sobre ele na internet. Ou se você quer comprar uma televisão nova, o que você faz? Pesquisa na internet mais informações técnicas e compara os preços.

100 bilhões de buscas feitas no Google todos os meses

Esses foram os dados que a empresa revelou em 2014, em um evento para anunciantes do Google Adwords. Hoje, três anos depois, com mais pessoas acessando a internet, esse número aumentou astronomicamente.

Cada busca dessas representa uma necessidade direta de informação que responda a determinadas dúvidas.

Isso porque são feitas por pessoas que estão dispostas a consumir algum conteúdo que lhes ajudem de alguma maneira. E elas ficarão gratas e podem retribuir comprando as soluções que você oferecer.

Mais de 1 bilhão de pessoas acessam o Facebook todos os dias

Esses são os dados revelados pela própria empresa. No primeiro trimestre de 2017, o Facebook alcançou 1,94 bilhões de usuários mensais. Só no Brasil, praticamente metade da população se conecta na rede social todos os dias, são ao todo 102 milhões de brasileiros.

Nas redes sociais, o público também está consumindo algum tipo de conteúdo. São nessas plataformas que as pessoas expressam suas preferências, opiniões e valores de vida. E tudo isso são informações valiosas que subsidiam negócios de sucesso.

Em outras palavras, o que move a internet é o conteúdo

Esse é o principal motivo pelo qual usamos internet, e os negócios de sucesso sabem disso.

Queremos ler histórias, saber o que está acontecendo no mundo, conhecer novidades, conversar com nossos amigos.

Consumir conteúdo na internet é equivalente a respirar no mundo real: você sempre está fazendo isso.

Usando as buscas que os usuários fazem na internet, ou também as suas preferências e gostos que expressam em redes sociais, você pode acolher um público oferecendo um conteúdo produzido por você que atenda a necessidade deles.

Assim, você formará uma audiência consistente e nela estarão os seus clientes.

Numa era onde o consumidor tem todo poder de informação na ponta dos dedos, não basta anunciar sua marca, produto ou serviço…

É necessário ser a informação correta, precisa e capaz de persuadir um visitante no seu site; é ter o poder de convencer que tudo o que ele estava buscando, está ali.

Marketing de Conteúdo: o caminho que está facilitando negócios de sucesso

negócios de sucesso

Apesar de não ser um conceito recente, o marketing de conteúdo nunca teve tanta força e relevância no mercado como hoje. Isso porque a realidade do mundo contemporâneo impactou muito a maneira de consumir.

Quando imperavam os veículos mais antigos de comunicação de massas, como TV e Rádio, a forma predominante de se fazer marketing era através de anúncios nos horários comerciais.

A audiência não tinha escolha, era “obrigada” a ver ou ouvir aqueles comerciais, que muitas vezes eram até ignorados.

Fazer campanhas de marketing usando o conteúdo como ferramenta estratégica principal era algo que poucas organizações faziam. Hoje em dia, marketing de conteúdo tem se tornado pré-requisito para as campanhas de qualquer tipo de empresa.

Conforme foi constatado pelas pesquisas da Content Trends 2017, hoje em dia mais de 70% das empresas que estão presentes na internet adotam estratégias de marketing de conteúdo em suas campanhas.

Ou seja, a maioria do mercado já está usando conteúdo para engajar e vender; deixar de fazer isso vai fazer com que o seu negócio fique bem menos competitivo.

A mesma pesquisa revelou que, os negócios que adotam marketing de conteúdo como estratégia, recebem em média 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads.

E além disso, os negócios que publicam conteúdo com frequência (2 vezes por semana) recebem 4 vezes mais visitas em seus sites.

Definitivamente, usar o conteúdo corretamente nas suas campanhas de marketing e na sua maneira de se relacionar com o público, são segredos dos negócios de sucesso.

A principal referência em Marketing de Conteúdo no Brasil

Você agora já sabe o que fazem os negócios de sucesso: usam estratégias que tem o conteúdo como principal ferramenta para obter resultados consistentes.

Então, é sensato que você siga esse exemplo se quiser que seu negócio desenvolva e prospere, conquistando sempre novos clientes.

E para isso, você pode contar com um excelente referência bibliográfica em português, que é um verdadeiro manual sobre como usar o conteúdo como estratégia de marketing.

O livro é “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, criado por Rafael Rez e distribuído pela editora DVS.

Esse é um volume imprescindível no acervo do seu escritório ou na estante da sua casa, se você tem um negócio e quer que ele sobreviva às relações de consumo do futuro.

Para adquirir o seu exemplar, basta acessar este link e garantir o conhecimento de como usar as maiores moedas deste século.

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