Mídias Sociais

O que é a gestão de mídias sociais e como fazê-la?

Sobre o que vamos falar?

  • As pessoas utilizam as redes sociais para se informar, fazer amigos, se comunicar, interagir e, é claro, também as utilizam para comprar produtos ou contratar serviços.
  • As empresas precisam estar atentas a isso e explorar este cenário, através da gestão de mídias sociais com estratégia.
  • A gestão de mídias sociais eficiente, precisa ter objetivos bem definidos, acompanhamento e análise do que é feito para atrair mais clientes, com ações diárias de divulgação do produto e, principalmente, para criar aproximação e fidelização.
  • Para a sua marca sair na frente da concorrência, você precisa conhecer os quatro pilares que vão aumentar a autoridade e as vendas da sua marca no Instagram.

QUERO CRIAR UMA ESTRATÉGIA EFETIVA, INOVADORA E VENCEDORA!

 

O melhor lugar para uma empresa é onde os seus clientes estão. Por isso, empresas de todos os setores têm muito a ganhar nas redes sociais.

A última previsão da eMarketer sobre comércio social mostra que, em 2021, as vendas que aconteceram nos EUA através das redes sociais, aumentaram 35,8% e até 2025 a tendência é que elas dobrem de valor.

Para entender mais sobre a importância da gestão de mídias sociais e como se comunicar para gerar negócios lucrativos, continue a leitura e saiba como aproveitar todas as possibilidades.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


Instagram DVS Editora

O que é a gestão de mídias sociais?

O que é a gestão de mídias sociais?

 

Gerenciar envolve planejamento, organização e controle e toda estratégia de gestão de mídias sociais precisa estar estruturada para garantir sua presença online nas diversas plataformas, com conteúdo que atenda às necessidades do seu público.

E para que a gestão de mídias sociais seja eficiente, é preciso ter objetivos bem definidos, acompanhamento e análise do que é feito para atrair mais clientes para o negócio, com ações diárias para divulgar o seu produto e, principalmente, criar aproximação e fidelização.

 

São ações que vão além da escolha da rede social — incluem a criação, publicação e análise de conteúdo baseadas nas características do seu público e, principalmente, a interação para criar uma marca vencedora.

Uma gestão de mídias sociais eficiente não acontece da noite para o dia e a continuidade é a melhor estratégia para aperfeiçoar sua comunicação, se relacionar com o público, compartilhar atualizações e novidades e ter um relacionamento mais personalizado e direto com cada cliente.

+Dica: Gerir mídias sociais de forma estratégica envolve, entre outras coisas, fundamento de marketing de conteúdo. Você pode aprender sobre o tema com o livro Marketing de Conteúdo, A Moeda do Século 21, clicando aqui.

Por que a gestão de mídias sociais se tornou tão importante?

Por que a gestão de mídias sociais se tornou tão importante?

A gestão de mídias sociais cresce em popularidade e importância, é essencial para alcançar mais clientes e expandir os negócios, mas você sabe por que ela é tão essencial para as empresas? Continue a leitura e entenda!

O surgimento das mídias sociais, seja vídeo, blog ou as próprias redes sociais, aproximou as pessoas, facilitou a criação do diálogo, a conexão entre clientes e empresas e a venda de produtos ou serviços.

A Internet mudou os hábitos de muita gente, inclusive no que diz respeito à pesquisa sobre produtos, serviços, empresas e compras e a presença de negócios nas redes sociais, independente se é online ou físico.

E para se destacar, você precisa pesquisar, identificar o público, conhecer o que ele quer e onde está para entregar conteúdo de qualidade, interagir com a sua audiência e monitorar e analisar todos os passos.

Aproveite os lançamentos em promoção na DVS Editora!

-20%
ESTADO DA ARTE EM VENDAS
ESTADO DA ARTE EM VENDAS - Claudio Zanutim e Renato Martinelli
De: R$ 44,00
Por : R$ 35,20
Economize: R$ 8,80 (20% de desconto)

-20%
A FÓRMULA DO YOUTUBE
A FÓRMULA DO YOUTUBE - Derral Eves
De: R$ 89,00
Por : R$ 71,20
Economize: R$ 17,80 (20% de desconto)

-20%
CONTEÚDO S.A. - SEGUNDA EDIÇÃO - TOTALMENTE REVISADA E AMPLIADA
CONTEÚDO S.A. - SEGUNDA EDIÇÃO - TOTALMENTE REVISADA E AMPLIADA - Joe Pulizzi
De: R$ 94,00
Por : R$ 75,20
Economize: R$ 18,80 (20% de desconto)

Conhecendo e entendendo a necessidade da gestão de mídias sociais, você consegue ter um excelente planejamento para criar ótimas publicações, analisar dados e elaborar relatórios que ajudem a aumentar seu espaço no concorrido mercado digital.

Alguns motivos para você começar agora a gerir mídias sociais de forma estratégica:

  • Mais pessoas conhecem o seu trabalho;
  • Divulgação do produto ou serviço em vários formatos — imagens, textos, vídeos, animações, etc;
  • Produção de conteúdo interessante para a audiência;
  • Facilidade de comunicação, interação e relacionamento;
  • Humanização do perfil;
  • Mais pessoas chegam ao seu perfil, interagem e podem se tornar cliente; e
  • Facilita a comunicação pós-venda.

Mas não adianta estar presente na rede social errada, usar uma linguagem diferente da que seu público está acostumado ou não aproveitar as ferramentas que estão disponíveis para alavancar o perfil e melhorar as vendas.

Lembre-se que tudo isso envolve planejamento, estratégia, análise, produção de conteúdo, monitoramento, interação e relacionamento ativo com o público.

A seguir, listamos 6 vantagens da boa gestão de mídias sociais. Confira!

6 Vantagens gerir bem suas redes sociais

6 Vantagens gerir bem suas redes sociais

Uma pesquisa da Opinion Box, aponta que o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, é uma das redes mais populares no mundo, o Brasil ocupa o segundo lugar em número de perfis e 55% já usaram o Instagram para conversar com empresas.

Tudo isso deixa evidente que as redes sociais são um ambiente muito oportuno e promissor para gerar vendas em praticamente todos os setores – e que as empresas precisam explorar isso.

Além desses fatores, ainda podemos citar outras vantagens da gestão de mídias sociais, como você pode conferir nas próximas linhas.

1. Atrair os seguidores certos

No passado, a publicidade de um produto era cara e alcançava até aqueles que não estavam interessados; hoje, o digital permite que você pesquise bastante sobre o perfil do cliente, conheça seus gostos e hábitos de compra, identifique em quais redes ele está e atraia os seguidores certos.

2. Tornar seu produto ou serviço mais interessante e conhecido

Uma das melhores consequências de executar uma boa gestão de mídias sociais, é dar uma boa visibilidade para o seu produto ou serviço.

Com a atenção do público alvo, você tem a oportunidade de promover o seu produto, torná-lo mais interessante e atraente para esse mesmo público e, assim, aumentar as chances de vender.

3. Construir um relacionamento com o seu público alvo

Toda comunicação é uma via de mão dupla: não basta postar o conteúdo e voltar em busca das métricas. Para uma gestão de mídias sociais eficiente, você deve interagir, responder às dúvidas, mostrar que está presente e se importa com o consumidor.

Quando falamos especialmente de gestão de mídias sociais, estamos falando de uma comunicação muito próxima do público. Essa proximidade, além de ser uma característica das redes sociais, também torna as pessoas mais familiarizadas com a sua empresa.

4. Conquistar credibilidade e confiança

As redes sociais conseguem aproximar empresas e consumidores, permitem que sejam vistas com mais empatia e ampliam a construção e fortalecimento da confiança na marca, quando você tem uma boa gestão de mídias sociais.
Com uma estratégia de conteúdo eficiente e frequência nas publicações, você pode impactar o seguidor de maneira que ele lembre de você na próxima compra e as provas sociais também são usadas para aumentar a credibilidade e atrair novos clientes.

5. Transformar seguidores em clientes

A pesquisa Digital 2022: e Brazil mostra que para 65% dos brasileiros o principal motivo de usar as redes sociais é “manter contato com amigos e familiares”, seguido por “ler notícias” e “procurar produtos para comprar”.

O conteúdo publicado nas redes sociais conecta sua marca a usuários de todo o mundo, que talvez nem conhecessem sua empresa e, por escolher a rede social preferida do seu público, esse alcance se torna mais relevante na hora de transformar seguidores em clientes.

6. Vender mais vezes para os mesmos clientes

Você certamente já respondeu ou ouviu falar da pesquisa de satisfação com o cliente — NPS (Net Promoter Score) — método de satisfação de clientes desenvolvido para avaliar o grau de fidelidade dos clientes.

O contato direto, o atendimento, a empatia, suporte no pós-venda e a qualidade do produto/serviço são sinônimos de excelência e aumentam a possibilidade de fidelização do consumidor.

+Dica: Se você quer aprender a vender melhor, pode ler sobre copywriting, a técnica de escrita persuasiva. Para isso, recomendamos o best seller Copywriting, de Paulo Maccedo, que você pode ler, clicando aqui.

Qual o maior erro em uma gestão de mídias sociais?

Qual o maior erro em uma gestão de mídias sociais?

Um perfil comercial não deve ser tratado como pessoal e não deve ter o objetivo de vender, vender, vender… É preciso atenção, planejamento e foco para fazer uma ótima gestão de mídias sociais e, de forma sutil, transformar em uma mídia poderosa para os negócios.

O sucesso na gestão de mídias sociais está no planejamento para potencializar o engajamento, construir uma boa relação com o cliente e é um diferencial competitivo no mercado digital.

O planejamento envolve desde a organização das estratégias nos diferentes canais de comunicação até a tomada de decisões e é essa gestão que guia as publicações de conteúdo de forma assertiva e alinhada com o público.

Para fazer um bom planejamento e ter sucessão na gestão de mídias sociais, não cometa esses erros:

  • Não definir objetivos;
  • Não estabelecer o público;
  • Não interagir;
  • Não ser constante nas postagens;
  • Não mensurar os resultados;
  • Não mudar o que está errado ou não ter o resultado esperado.

Construa um negócio bem-sucedido na rede social mais importante do mundo

Construa um negócio bem-sucedido na rede social mais importante do mundo

As redes sociais deixaram de ser apenas diversão, ganharam o status de rede de negócios e o Instagram se tornou um dos canais mais importantes para sua empresa se conectar, divulgar, sem custo, serviços e produtos no feed, stories e reels.

Gerir uma rede social inclui definição de estratégia e posicionamento, planejamento de publicações, execução e monitoramento de ações, levantamento e análise de resultados.

Para você que quer fazer um gerenciamento de sucesso, existem quatro pilares que vão aumentar a sua autoridade e as vendas da sua marca no Instagram:

  • Estratégia — Como planejar e conquistar os seus objetivos no Instagram;
  • Conteúdo — Os segredos dos conteúdos para Feed, Stories, IGTV, Reels e Lives;
  • Anúncios — Crie anúncios vendedores e impactantes através do Instagram;
  • Mensuração de Resultados — Saiba como medir o sucesso das suas ações no Instagram.

No livro Instagram Marketing — Como Criar Marcas Vencedoras através da rede social mais importante do mundo, de Rafael Terra, você também tem um capítulo com tendências de Instagram Marketing para a sua marca sair na frente da concorrência e criar uma estratégia efetiva, inovadora e vencedora. Clique no botão abaixo para saber mais sobre o livro:

QUERO CRIAR UMA ESTRATÉGIA EFETIVA, INOVADORA E VENCEDORA

Os Melhores Livros sobre Mídias Sociais: Torne-se um especialista nas Redes Sociais

Kit Mídias Sociais - Redes Sociais

O atual momento do marketing digital tem sido muito oportuno para o profissional que gerencia redes sociais, o social media. Alguns fatores criam um ambiente muito favorável para estes profissionais.

A profissão de social media é uma das que mais oferecem oportunidades no mercado digital. O cenário atual é muito oportuno para quem quer trabalhar na área.

Isso porque, ao mesmo tempo em que mais de 4 bilhões de pessoas já usam redes sociais, a maioria das empresas ainda não deram seu primeiro passo nesse meio.

No entanto, as redes sociais vêm se tornando competitivas e é preciso ter preparo e entender de estratégia para aproveitar as chances. Por isso, trouxemos algumas sugestões de livros para social media.

Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios

Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios

Se você quer se destacar nas vendas online, o livro "Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios" de Luciano Larrossa é a sua escolha certa.

O autor oferece técnicas eficazes para a criação de conteúdo atrativo e persuasivo nas três principais redes sociais da atualidade, e ensina como definir objetivos claros para cada plataforma, escolher o público-alvo e utilizar as ferramentas de publicidade para impulsionar resultados ainda mais expressivos.

Não basta apenas criar uma conta nas redes sociais e esperar os resultados, é preciso saber o que publicar, quando publicar e como criar anúncios eficazes. Com este livro, você terá tudo o que precisa para dominar essas redes sociais e alcançar o sucesso nas vendas online.

O autor, que já gerenciou mais de 2 milhões de euros em anúncios para seus clientes e ajudou centenas de alunos em seus cursos, reuniu todo o seu conhecimento em uma obra extremamente completa, com mais de 150 imagens e exemplos concretos.

Seja você um empreendedor, profissional de marketing, estudante ou apenas um curioso, este livro é perfeito para quem deseja aumentar suas vendas através das maiores redes sociais do mundo.

Com uma linguagem simples e direta, em poucas horas você será capaz de sentir o que uma boa estratégia pode fazer pelo seu negócio. Comece agora mesmo a dominar as vendas online! Para adquirir o livro, é só clicar no botão abaixo.

Compre Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios

 

Vídeos que Vendem Mais

Vídeos que Vendem Mais

O livro Vídeos que Vendem Mais de Camilo Coutinho é uma obra que ensina aos leitores como utilizar vídeos para alavancar os negócios.

O autor apresenta técnicas eficazes para a criação de vídeos persuasivos e atrativos, capazes de aumentar as vendas e o engajamento dos clientes.

O livro aborda temas importantes como a definição de objetivos claros para cada vídeo, a escolha do público-alvo, a criação de roteiros eficientes e a escolha dos equipamentos adequados para a produção.

Além disso, o autor ensina como utilizar as redes sociais para divulgar os vídeos e aumentar seu alcance.

Com uma linguagem clara e objetiva, Vídeos que Vendem Mais é indicado para empreendedores e profissionais de marketing que desejam aprimorar suas estratégias de vídeo marketing. O livro oferece um guia completo e prático para a criação de vídeos que geram resultados positivos para os negócios. Para adquirir o livro, é só clicar no botão abaixo.

Compre Vídeos que Vendem Mais

Instagram Para Negócios

Instagram Para Negócios

Instagram para Negócios é um livro escrito por Julia Munhoz que aborda a importância do Instagram para a construção da marca e o sucesso dos negócios.

A autora ensina aos leitores como utilizar essa plataforma para criar uma estratégia de marketing digital eficiente, aumentar a visibilidade da marca, conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

O livro apresenta conceitos importantes sobre o uso do Instagram, como a definição de objetivos claros, a identificação do público-alvo, a criação de conteúdo relevante e a análise de métricas para a avaliação de resultados.

Além disso, a autora traz dicas valiosas para a criação de um perfil atrativo, como a escolha de uma boa foto de perfil, a elaboração de uma bio eficiente e a criação de um feed harmônico.

Com uma linguagem simples e didática, Instagram para Negócios é indicado para empreendedores e profissionais de marketing que desejam se aprimorar em estratégias de mídias sociais.

O livro oferece um guia prático e completo para a criação de uma presença eficiente no Instagram e para a construção de uma marca forte e bem-sucedida na internet. Para adquirir o livro, é só clicar no botão abaixo.

Compre o Instagram Para Negócios

O Estrategista em Mídias Sociais

O Estrategista em Mídias Sociais

O Estrategista em Mídias Sociais é um livro que aborda a importância de se ter uma estratégia eficiente de mídias sociais para o sucesso de uma empresa nos dias de hoje.

O autor, Christopher Barger, ex-diretor de mídias sociais da General Motors e responsável pelo blog da IBM, descreve os desafios que grandes empresas enfrentam ao lançar programas de mídias sociais e ensina ao leitor como lidar com políticas internas, apresentar ideias de maneira cativante e transformar a organização em um canal de mídia.

O livro é indicado para profissionais da área de comunicação e marketing que buscam aprimorar seus conhecimentos em mídias sociais e aprender a utilizar adequadamente todos os recursos organizacionais para vencer a burocracia e obter resultados em tempo real.

Com uma linguagem clara e objetiva, o livro oferece orientações práticas para construir a infraestrutura adequada de mídias sociais para sua empresa e aumentar seus lucros utilizando a mais poderosa ferramenta profissional do universo. Para adquirir o livro, é só clicar no botão abaixo.

Compre O Estrategista em Mídias Sociais

Kit de Mídias Sociais - Redes Sociais

Kit de Mídias Sociais - Redes Sociais

Apesar do momento favorável e de ser uma das profissões mais vantajosas no mercado digital atualmente, ficou quase impossível ser um bom social media sem ter conhecimento estratégico.

Os quatro livros para social media acima, juntos, oferecem uma visão estratégica e completa para atuar e ter bons resultados nas redes sociais. Eles podem ser adquiridos juntos no nosso Kit Mídias Sociais - Redes Sociais.

  • Instagram, WhatsApp e Facebook Para Negócios, de Luciano Larrossa.
  • Vídeos Que Vendem, de Camilo Coutinho.
  • Instagram Para Negócios, de Júlia Munhoz.
  • O Estrategista Em Mídias Sociais, de Christopher Barger.

Para adquirir o Kit Mídias Sociais completo e dominar a comunicação e estratégia em redes sociais, basta clicar no botão abaixo:

Artigos relacionados
Mídias Sociais

Atraia e Converta: O Guia Definitivo da Copy para Redes Sociais

Descubra o segredo por trás de uma copy para Redes Sociais eficaz, que desvenda as técnicas e…
Saiba Mais
Mídias SociaisPosts Superiores

Bio para Threads: 90 ideias e exemplos de Bio para seu o perfil

Um guia completo com 90 ideias, frases e exemplos de bio para o Threads, além de dicas sobre como…
Saiba Mais
Mais LidosMídias Sociais

O que é Threads? Tudo sobre a nova concorrente do Twitter

Threads é uma nova ferramenta do Instagram, que promete ser a principal concorrente do Twitter.
Saiba Mais