O modelo de pensamento produtivo é uma estrutura comprovada. Podemos de fato pensar melhor, mais eficazmente e mais solidamente se aplicarmos essa ferramenta genial, empregada por várias empresas e indivíduos para criar soluções originais para problemas empresariais de grande complexidade e solucionar problemas pessoais prementes. Tanto no âmbito pessoal quanto no empresarial, o pensamento produtivo pode mudar significativamente a vida das pessoas.
Concebido para lhe ensinar a pensar produtivamente, este livro se concentra e se fundamenta em princípios objetivos e consistentes, mostrando como é possível e essencial separarmos o pensamento criativo e crítico, estendermo-nos no problema, batalharmos pelo “terceiro terço”, isto é, pelas idéias mais criativas e inovadoras, como verdadeiros garimpeiros de ouro, e buscarmos analogias inesperadas, como bem nos recomenda o filósofo Heráclito, para quem “A analogia inesperada é mais pungente do que a óbvia”. A analogia inesperada é o cerne do pensamento produtivo.
O modelo de pensamento produtivo (MPP) compõe-se de seis etapas intimamente entrelaçadas:
1ª Etapa: O que está havendo? Investigar e compreender verdadeiramente qual é o desafio que temos à nossa frente.
2ª Etapa: O que é sucesso? Prever o resultado ideal e estabelecer critérios de sucesso.
3ª Etapa: Qual é o problema? Identificar com precisão o problema ou oportunidade real.
4ª Etapa: Gerar respostas. Relacionar as várias soluções possíveis.
5ª Etapa: Forjar a solução. Determinar qual solução é a melhor. Em seguida, potencializá-la.
6ª Etapa: Alinhar recursos. Criar um plano de ação.
A princípio, Tim Hurson explica como todos nós construímos barreiras interiores contra o pensamento produtivo, identificando os hábitos de pensar que limitam seriamente nosso comportamento. Para isso, ele apresenta três conceitos bastante representativos e significativos, metáforas que nos fazem meditar a respeito de nós mesmos e conhecer nosso manancial de possibilidades: a “mente de macaco”, o “cérebro reptiliano” ou, em suas palavras, o “cérebro de jacaré”, e o “elefante agrilhoado”. Em seguida, ao longo do livro, ele nos mostra como é possível superar essas barreiras.
Mais do que qualquer outra coisa, o pensamento produtivo é uma atitude que nos permite contemplar os problemas e transformá-los em oportunidades. Ao final desse disciplinado processo de brainstorming, você terá desenvolvido um plano de ação concreto, complementado por cronogramas e prazos.
Pense Melhor (o futuro de sua empresa depende disso… assim como o seu)
Este livro apresenta várias ferramentas de brainstorming originais idealizadas por Hurson, por meio das quais é possível desenvolver habilidades para criar, organizar e processar idéias. Para identificar suas melhores idéias, você pode usar, por exemplo, os cinco Cs: colher, cumular, coligar, clarificar e constituir. E para transformar uma idéia embrionária em uma solução autêntica, ele oferece a ferramenta POWER, por meio da qual procuramos identificar os pontos positivos, as objeções, as alternativas, as lapidações e os antídotos em relação às idéias que geramos.
Para criar o futuro, primeiramente precisamos ter habilidade para imaginá-lo. O pensamento produtivo pode ajudá-lo a pôr isso em prática.
Tim Hurson, sócio-criador da empresa de formação de capital intelectual thinkX (www.thinkxic.com), que oferece treinamento, assistência e consultoria a empresas internacionais sobre pensamento produtivo e inovação, além de membro do corpo docente e do conselho de administração da Fundação de Educação Criativa, é diretor-fundador da Facilitators Without Borders (FWB).