PostsTim Hurson

Um guia pioneiro sobre o Pensamento Produtivo

O modelo de pensamento produtivo é uma estrutura comprovada. Podemos de fato pensar melhor, mais eficazmente e mais solidamente se aplicarmos essa ferramenta genial, empregada por várias empresas e indivíduos para criar soluções originais para problemas empresariais de grande complexidade e solucionar problemas pessoais prementes. Tanto no âmbito pessoal quanto no empresarial, o pensamento produtivo pode mudar significativamente a vida das pessoas.

Concebido para lhe ensinar a pensar produtivamente, este livro se concentra e se fundamenta em princípios objetivos e consistentes, mostrando como é possível e essencial separarmos o pensamento criativo e crítico, estendermo-nos no problema, batalharmos pelo “terceiro terço”, isto é, pelas idéias mais criativas e inovadoras, como verdadeiros garimpeiros de ouro, e buscarmos analogias inesperadas, como bem nos recomenda o filósofo Heráclito, para quem “A analogia inesperada é mais pungente do que a óbvia”. A analogia inesperada é o cerne do pensamento produtivo. 

O modelo de pensamento produtivo (MPP) compõe-se de seis etapas intimamente entrelaçadas:

1ª Etapa: O que está havendo? Investigar e compreender verdadeiramente qual é o desafio que temos à nossa frente.

2ª Etapa: O que é sucesso? Prever o resultado ideal e estabelecer critérios de sucesso.

3ª Etapa: Qual é o problema? Identificar com precisão o problema ou oportunidade real.

4ª Etapa: Gerar respostas. Relacionar as várias soluções possíveis.

5ª Etapa: Forjar a solução. Determinar qual solução é a melhor. Em seguida, potencializá-la.

6ª Etapa: Alinhar recursos. Criar um plano de ação.

A princípio, Tim Hurson explica como todos nós construímos barreiras interiores contra o pensamento produtivo, identificando os hábitos de pensar que limitam seriamente nosso comportamento. Para isso, ele apresenta três conceitos bastante representativos e significativos, metáforas que nos fazem meditar a respeito de nós mesmos e conhecer nosso manancial de possibilidades: a “mente de macaco”, o “cérebro reptiliano” ou, em suas palavras, o “cérebro de jacaré”, e o “elefante agrilhoado”. Em seguida, ao longo do livro, ele nos mostra como é possível superar essas barreiras.

Mais do que qualquer outra coisa, o pensamento produtivo é uma atitude que nos permite contemplar os problemas e transformá-los em oportunidades. Ao final desse disciplinado processo de brainstorming, você terá desenvolvido um plano de ação concreto, complementado por cronogramas e prazos.

 Pense Melhor (o futuro de sua empresa depende disso… assim como o seu)

Este livro apresenta várias ferramentas de brainstorming originais idealizadas por Hurson, por meio das quais é possível desenvolver habilidades para criar, organizar e processar idéias. Para identificar suas melhores idéias, você pode usar, por exemplo, os cinco Cs: colher, cumular, coligar, clarificar e constituir. E para transformar uma idéia embrionária em uma solução autêntica, ele oferece a ferramenta POWER, por meio da qual procuramos identificar os pontos positivos, as objeções, as alternativas, as lapidações e os antídotos em relação às idéias que geramos.

Para criar o futuro, primeiramente precisamos ter habilidade para imaginá-lo. O pensamento produtivo pode ajudá-lo a pôr isso em prática.

Tim Hurson, sócio-criador da empresa de formação de capital intelectual thinkX  (www.thinkxic.com), que oferece treinamento, assistência e consultoria a empresas internacionais sobre pensamento produtivo e inovação, além de membro do corpo docente e do conselho de administração da Fundação de Educação Criativa, é diretor-fundador da Facilitators Without Borders (FWB).

Adquira já o seu!

Artigos relacionados
LançamentosTim HursonVendas

Venda mais, melhor e sempre - como vender mais sem pressionar seus clientes, seus colegas – e a si mesmo.

Todo mundo sabe que a primeira regra em vendas é de que “não existe ponto final”. Porém, e se…
Saiba Mais
Posts

11 frases inspiradoras para você começar o ano com tudo!

Começo de ano é época de reavaliação. Por isso, reunimos aqui 11 frases inspiradoras para…
Saiba Mais
Posts

Mercado editorial brasileiro ganha dois novos selos

A DVS Editora – especializada em livros de negócios e de desenvolvimento pessoal – aproveita…
Saiba Mais