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7 dicas para ter uma alta produtividade

Sobre o que vamos falar?

  • Ter uma alta produtividade tem mais a ver com gerir bem o seu tempo e organizar as suas tarefas do que com trabalhar por mais tempo e fazer mais esforço.
  • Inclusive, ser mais produtivo pode ser menos cansativo do que procrastinar muito para terminar uma tarefa.
  • Neste artigo, trazemos 7 dicas muito práticas e bem eficientes para você desenvolver uma alta produtividade no trabalho e ter todas as vantagens que isso pode oferecer.
  • Também falamos da importância de estudar e ler livros sobre desenvolvimento pessoal e alta produtividade, como você encontra nos 3 livros do nosso Kit de Desenvolvimento Pessoal. Clique no botão para adquirir:

Quero Dominar Aprender Sobre Produtividade e Desenvolvimento Pessoal

Desenvolver uma alta produtividade é um dos primeiros passos para quem quer subir alguns degraus na vida profissional ou nos estudos.

Em qualquer área, os profissionais e empreendedores mais bem sucedidos costumam ser vistos como referências de alta produtividade.

No artigo de hoje, trouxemos 7 dicas para você desenvolver isso e ser definitivamente mais produtivo sem se sacrificar muito.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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7 dicas eficientes para ter uma alta produtividade

7 dicas eficientes para ter uma alta produtividade:

Desenvolver uma alta produtividade não é tão difícil quanto parece. Muita gente associa alta produtividade a uma rotina dura e cansativa – mas a neurociência mostra o contrário.

Ter uma produtividade acima da média tem muito mais a ver com organização, descanso e relaxamento do que com hora extra e cansaço.

Muito mais do que forçar você a trabalhar de forma mais intensa, é importante deixar as coisas mais favoráveis ao seu cérebro e usar tanto ele, quanto o tempo, de forma estratégica e inteligente. E fazer isso pode ser simples, seguindo estas 7 dicas.

1. Faça o planejamento sempre um dia antes

Se estamos falando em usar o cérebro e o tempo com inteligência, não podemos ignorar a importância de um planejamento. A maioria das pessoas não consegue manter o controle do seu tempo sem ter um plano claro do que vai fazer.

Precisamos entender que, nos dias de hoje, existe uma verdadeira indústria da distração, com redes sociais, videogames, séries, filmes e outras formas de entretenimento.

A única forma de garantir que as suas tarefas não serão feitas de forma caótica, cansativa e improdutiva é ter um plano sobre o que você vai fazer no próximo dia.

Ao final de cada dia, liste suas tarefas para o dia seguinte e, de preferência, coloque os horários em que cada uma será cumprida.

Entenda que este planejamento é o seu mapa da produtividade. É por meio dele que você vai chegar onde quer. E pode ser ainda melhor se você aliar isso com a próxima dica.

+Dica: Assim como as pessoas, empresas também precisam de planejamento. Mais precisamente, de planejamento estratégico, como você pode aprender no livro Sua Estratégia Precisa de Uma Estratégia. Clique aqui e confira.

2. Utilize o método ABCD para priorizar o que é mais importante

Em qualquer contexto, definir prioridades é essencial para fazer as coisas darem certo. O mesmo vale para a sua autogestão – a gestão da sua vida e do seu tempo.

O famoso método ABCD é uma forma muito eficiente de definir as tarefas mais importantes e facilitar a execução de tudo o que você tem a fazer no dia.

Esse método consiste em criar uma lista com todas as tarefas e separá-las de acordo com o grau de importância e urgência. Divida essa lista em:

  • Tarefas A: São as mais importantes, que terão graves consequências se você não cumprir. Elas devem ser vistas como urgentes e devem receber prioridade máxima.
  • Tarefas B: Tarefas importantes, que terão consequências pouco graves se você não cumprir. Mas estas consequências tendem a se tornar mais graves com o tempo. As tarefas B precisam ser feitas depois das tarefas A, para evitar futuros problemas.
  • Tarefas C: As tarefas C trazem boas consequências caso você as cumpra, mas se deixar de cumprí-las, não terá problemas. Ler um livro, assistir aquele documentário ou conversar com alguém, dependendo do caso, podem ser exemplos de tarefas C.
  • Tarefas D: O que você coloca na lista D, é algo que você pode delegar, ou seja, pedir para que outra pessoa faça, sem problema nenhum. Se você tem um cargo de liderança ou gerência, é comum ter tarefas do tipo.
  • Tarefas E: Por fim, as tarefas da lista E são inúteis e você pode eliminá-las para não ocupar o seu tempo com bobagens.

Antes de começar o seu dia – ou, como sugerimos na segunda dica, no dia anterior – pegue tudo o que você tem para fazer e defina, de acordo com a sua situação, em que letra cada tarefa deve ficar.

3. Faça pausas durante o trabalho

Um dos maiores inimigos da alta produtividade é o cansaço mental. O cansaço mental é tão desgastante quanto o cansaço físico e você precisa lidar com ele.

Depois de algumas horas de trabalho, a sua mente pode se sentir cansada e pelo tanto de trabalho que fez e de informação que absorveu. Isso é natural.

Quando o cansaço mental chega, tentar vencê-lo “na marra” pode ser um erro. O melhor é lidar com ele de forma inteligente, fazendo pequenas pausas durante o trabalho.

Na prática, você pode colocar um alarme a cada 1 hora, para fazer pelo menos 10 ou 15 minutos de pausa.

Além de driblar o cansaço mental, esse pequeno “afastamento” torna o trabalho mais leve e prazeroso e ajuda a sua mente a funcionar melhor, principalmente se o seu trabalho exigir muita atenção ou criatividade.

4. Não tente fazer tudo de uma vez

Não tente fazer tudo de uma vez

Se estamos falando sobre cansaço mental e da importância de ter planejamento, organização e prioridades para ter alta produtividade, você deve ter notado que fazer várias coisas de uma vez não é nada produtivo.

Mais uma vez: produtividade não tem nada a ver com fazer um monte de coisas “ao mesmo tempo” e sim em administrar a relação entre o seu tempo, a sua energia e as sua tarefas, seguindo dicas como estas que estamos mostrando.

Ao tentar cumprir várias tarefas de uma vez em um curto espaço de tempo, você está indo na contramão de tudo o que dissemos sobre alta produtividade neste artigo.

5. Comece sempre pelo mais difícil

Nossa quinta dica é que você praticamente replique aquela ideia do método ABCD: sempre que for possível, faça as tarefas mais difíceis primeiro.

Existe um grande risco em adiar tarefas difíceis. O nosso cérebro é programado para se proteger de coisas perigosas e cansativas.

Ao adiar deixar a tarefa mais difícil para depois, o seu subconsciente vai trabalhar para que você fuja dessa tarefa. Você entra em um ciclo de procrastinação que pode ser fatal para a sua produtividade.

+Dica: Se você quer entender melhor como o seu cérebro funciona e como usar isso a seu favor, o livro Programado Para Resistir é uma leitura indispensável. Clique aqui para saber mais sobre o livro.

6. Desligue as notificações do seu celular

O celular, sem dúvidas, mina a produtividade de milhões de pessoas. Deixá-lo de lado e desativar as notificações pode ser uma ótima decisão.

O excesso de notificações desperta a nossa curiosidade e, assim, dispersa o foco. Mas o maior problema não é esse. Acontece que as notificações podem ser apenas uma isca para a sua atenção.

Você abre uma rede social por causa de uma notificação “inofensiva” e facilmente perde 10, 20 minutos ou até mais navegando pela timeline ou assistindo aos viciantes vídeos curtos.

Isso não acontece por acaso. As redes sociais fazem de tudo para que você passe o máximo de tempo nelas, pois é a sua atenção que gera receita com anúncios e impulsionamentos.

Por causa disso, foi criada uma verdadeira indústria da distração, com uso de inteligência artificial para mapear os seus interesses e oferecer conteúdos sempre cativantes.

Então não é difícil que você perca horas do seu dia em frente à tela do celular. Existe muita gente trabalhando para que isso aconteça.

+Dica: Você pode usar essa indústria da distração a seu favor, como ensinamos no artigo A Importância das Mídias Sociais Para as Empresas. Clique aqui para ler.

7. Mantenha seu local de trabalho organizado

Manter o seu local de trabalho limpo e organizado tem dois benefícios diretos. O primeiro é que, se você lida com papéis e itens físicos neste ambiente, vai trabalhar mais rápido.

O segundo é que o seu cérebro tende a ficar mais disposto e à vontade por trabalhar em um ambiente organizado.

Como busca sempre evitar coisas cansativas e desgastantes, o nosso cérebro escaneia tudo o que vê, para detectar esse tipo de coisa.

Quando você vê um texto grande e com parágrafos muito longos, por exemplo, sente menos vontade de ler. O mesmo vale para um ambiente desorganizado: você se sente mais cansado e com menos vontade de trabalhar.

Estar focado ajuda no seu desenvolvimento pessoal e profissional

Estar focado ajuda no seu desenvolvimento pessoal e profissional

Ter foco é indispensável para realizar grandes feitos ou fazer parte do seleto grupo de profissionais de alta performance.

Dominar essas capacidades de gerenciar bem o seu tempo e a sua energia física e mental e desenvolver a alta produtividade te dará uma grande vantagem em qualquer área.

Por isso, leve a sério todas as dicas que trouxemos hoje e procure inseri-las na sua rotina de trabalho ou de estudos.

O foco é uma habilidade muito valiosa hoje em dia

Como já dissemos, hoje o mundo passa por uma verdadeira crise de produtividade, graças ao nosso estilo de vida atual e, também, dessa “indústria da distração”.

A improdutividade virou uma preocupação para a maioria das pessoas e um problema real para diversas empresas. Mas desenvolver a alta produtividade torna um cenário tão ruim em um mar de oportunidades.

Ser produtivo é uma necessidade mínima que se tornou difícil. Ter alta produtividade, neste contexto, é uma vantagem absurda.

 

Leia bons livros sobre alta produtividade e desenvolvimento pessoal

Leia bons livros sobre produtividade e desenvolvimento pessoal

Por isso, mais do que dois alvos, a alta produtividade e o desenvolvimento pessoal devem ser dois objetos de estudo para quem quer se destacar.

Dominar, ao máximo, essas duas coisas faria de você um profissional ímpar e, certamente, muito bem remunerado.

Para te ajudar nisso, deixamos aqui uma última sugestão, que vai te dar conhecimento prático e teórico sobre alta produtividade e desenvolvimento pessoal: o nosso KIT de Desenvolvimento Pessoal.

O Kit de Desenvolvimento pessoal é composto por 3 livros que abordam esse tema de forma precisa e transformadora:

  • Do Mindset ao Mindflow, de Tiago Petreca. O livro mostra como o autoconhecimento pode ser poderoso para desenvolver habilidades e explorar todo o potencial que temos sem nos dispersar.
  • Plano de Trabalho para Toda Vida, de Eduardo Zugaib. Na obra, o autor traz alguns princípios para você assumir o controle e o verdadeiro protagonismo na sua vida.
  • 1440 Minutos, de Claudio Zanutim e Daniela Serban é uma conversa bem humorada sobre a importância de gerir bem cada minuto do seu dia.

Estes três livros estão reunidos no nosso Kit de Desenvolvimento Pessoal. Para adquirir o Kit completo, clique no botão abaixo:

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