Sobre o que vamos falar?
- Neste artigo, você vai saber como inovar dentro do seu negócio utilizando os Dez Tipos de Inovação e porque esta metodologia pode aumentar seu faturamento, multiplicando seus resultados.
- Saiba como a sua empresa pode ser transformada com os Dez Tipos de Inovação, identificando oportunidades de melhorias dentro da sua organização e se destacando dos concorrentes.
- Quer aplicar todos os tipos de inovação no seu próprio negócio? Adquira agora o livro Dez Tipos de Inovação, de Larrey Keeley, Ryan Pikkel, Brian Quinn e Helen Walters clicando no botão abaixo.
Você tem atingido os resultados que gostaria com a sua empresa? Se a resposta é não, talvez a sua maior falha esteja na ausência de inovação no seu negócio.
Para que você compreenda melhor este tema, separamos logo abaixo alguns insights de Larry Keeley, e seus colaboradores, autores do livro “Dez tipos de inovação – a disciplina de criação de avanços de ruptura”, que demonstram a importância de inovar na sua empresa:
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- O que são os 10 tipos de inovação?
- Quais são os 10 tipos de inovação?
- Como inovar no seu produto/serviço?
- Mas você tem conseguido alcançar os resultados esperados com o seu projeto de inovação?
- 6 dicas para inovar na sua empresa
- É isso que desejam ensinar os autores do livro “Dez Tipos de Inovação”
O que são os 10 tipos de inovação?
Os dez tipos de inovação são segmentações dentro de uma empresa que fazem com que o produto ou serviço final seja bem desenvolvido. Ou seja: são as principais áreas de uma empresa que trabalham na construção de um produto excelente.
Por meio destas 10 principais áreas, uma empresa consegue entregar um serviço/produto de qualidade, gerar valor para o seu cliente e fazer com que ele queira continuar comprando da marca.
Sem que se invista dinheiro e tempo na otimização destes dez tipos de inovação, facilmente uma empresa é ultrapassada por seus concorrentes de mercado, de modo que grande parte dos seus clientes migrem para outras marcas.
Você, como dono de um negócio, pode escolher estrategicamente qual o melhor tipo de inovação para atender os seus clientes.
Cada área de inovação tem um efeito prático na sua organização. Entenda quais são as principais necessidades da sua empresa e aplique seus esforços em melhorá-la e criar novas soluções inovadoras.
Quais são os 10 tipos de inovação?
Cada tipo de inovação tem uma função específica na construção da sua empresa, de modo que o seu cliente seja impactado de diferentes modos, de acordo com as inovações que você desejou aplicar.
Então, se você quer saber quais são os dez tipos de inovação no seu negócio, leia abaixo:
1. Modelo de lucro
Como a sua empresa ganha dinheiro? De onde vem a sua receita? É disso que se trata o modelo de lucro, um tipo de inovação importantíssimo para o seu modelo de negócio, que tem a capacidade de auxiliar o escalonamento da sua empresa.
O objetivo deste tipo de inovação é fazer com que a empresa consiga ter uma margem de lucro alta, desenvolvendo soluções inovadoras para o mercado atual.
Desenvolvendo o seu modelo de lucro, você terá os recursos necessários para desenvolver os outros nove tipos de inovação e conseguir encontrar meios de aumentar o seu faturamento mensal.
Uma ferramenta que pode ajudar você a criar o seu “modelo de lucro” é o Canvas.
2. Network (Rede)
Além do modelo de lucro, um dos dez tipos de inovação fundamentais para toda empresa – especialmente as start-ups – é o Network.
Em poucas palavras: network é a sua rede de contatos profissional; é por onde você conhece outras pessoas que trabalham no mesmo nicho que o seu e podem contribuir com a sua empresa.
Através desta rede de contatos, você pode trocar conhecimentos com pessoas da sua área, conseguir novos serviços por indicação e aumentar o reconhecimento da sua marca, ganhando espaço e credibilidade no mercado por meio do “boca a boca”.
3. Estrutura
Como estão distribuídos os seus ativos na sua empresa? Ou seja: diante de toda a estrutura da sua organização, em quais lugares e como estão sendo ordenados os bens financeiros e humanos da companhia?
Fazer a si mesmo estas perguntas é fundamental para que você consiga encaixar seus funcionários no trabalho correto, construir políticas de premiação, proteger o caixa da sua empresa, investir em produtos mais lucrativos em detrimento de outros etc.
Portanto, conheça profundamente o funcionamento da sua empresa e o modo como cada setor interno está conectado. Desta forma, você vai conseguir identificar e corrigir possíveis problemas estruturais.
4. Processo
Quanto custa manter o seu processo de produção? O atual processo que a sua empresa utiliza está encarecendo o seu produto final? O serviço que você oferece poderia estar sendo oferecido em menos tempo?
Estas perguntas são extremamente importantes para quem quer produzir mais em menos tempo, entregar um produto/serviço de excelência para seu cliente e ainda alcançar uma alta margem de lucro nas vendas.
Se o seu processo de produção está excessivamente demorado, afetando o custo mensal da sua empresa, certamente esta é uma área que precisa de uma solução inovadora, que corrija esses problemas.
5. Desempenho do produto
Nenhum cliente gostaria de obter um produto defeituoso. Imagine você pagar caro em um celular e, ao abrir a caixinha, perceber que há uma rachadura na tela.
Ninguém quer ter uma experiência como esta. E para que algo parecido não aconteça com o seu cliente, é sempre importante que você trabalhe no desempenho do seu produto, seja tornando ele mais resistente, aprimorando o sistema operacional etc.
Tenha em vista que o modo como o seu comprador enxerga a sua marca depende do tipo de experiência que ele tem ao comprar seu produto. Portanto, se você quer que seu cliente volte a comprar da sua empresa, invista no desempenho do produto, entregando uma experiência satisfatória para ele.
+ Além de conhecer os dez tipos de inovação, saiba como melhorar a experiência do cliente lendo nosso artigo “Como vender mais: 7 dicas práticas para fazer as suas vendas decolarem”.
6. Sistema de produto
Este tipo de inovação corresponde aos tipos de produto que você vende. Ou seja: quais são as opções de entrega que você oferece aos seus clientes?
Negócios que só vendem produtos caros ou que só vendem produtos baratos podem estar deixando de ganhar muito dinheiro, por causa da sua falta de opções.
Portanto, saiba que é fundamental para o desempenho do seu negócio que você ofereça mais de uma opção de compra, com diferentes tipos de produtos.
Um sistema de produtos bem estruturado, que ofereça produtos complementares, tem a capacidade de aumentar as suas vendas e atrair ainda mais pessoas para o seu negócio.
7. Serviço
Assim como é ideal que uma empresa ofereça mais de um tipo de produto, para que você consiga entregar um valor ainda maior para o seu cliente, é importante que você ofereça serviços de ticket mais alto.
Uma das empresas que acertaram ao oferecer serviços de valor mais alto é a Netflix. Ela oferece aos seus consumidores três tipos de planos de assinatura: o Básico, o Padrão e o Premium.
Do Básico ao Premium, a variedade de vantagens que o assinante pode adquirir só aumenta, podendo assistir a filmes em definição 4K e usar o serviço de streaming em uma quantidade maior de telas.
Portanto, assim como a Netflix, entregue um valor maior pelo seu serviço aumentando o ticket. Esta é uma ótima forma de inovação para que a sua empresa consiga entregar um serviço de qualidade e lucrar com isso.
8. Canal
O canal por onde você entrega o seu produto é um fator importante na retenção dos seus clientes. Por isso, saiba como o seu produto está sendo entregue e se os seus clientes estão sofrendo alguma dificuldade para usá-lo.
Se você vende um curso online, por exemplo, saiba se a plataforma de hospedagem consegue entregar com eficiência o seu infoproduto. Da mesma forma, se você vende produtos eletrônicos em um e-commerce, busque otimizar sempre o seu site, de modo que ele fique veloz e intuitivo para o comprador.
Para saber se o seu canal de distribuição está sendo eficiente e entregando devidamente o seu produto, você pode fazer pesquisas com o seu público, enviando a ele um formulário com perguntas sobre a entrega do produto.
9. Marca
Como o seu cliente vê a sua empresa? Esta é uma questão fundamental para o relacionamento que os seus consumidores têm com o seu negócio.
Uma boa marca é reconhecida no mercado por diversos fatores, como: comprometimento com o cliente, entrega de um serviço de qualidade, valores e missão da empresa, entre outros.
Para que a sua marca esteja entre as melhores do seu nicho, é ideal que cada um destes fatores sejam priorizados e desenvolvidos. Cada aspecto da sua empresa é fundamental para o estabelecimento da sua marca no mercado.
10. Envolvimento do cliente
O último dos dez tipos de inovação é o envolvimento do cliente. Pergunte-se: será que o seu cliente se sente envolvido com a sua empresa? Quais meios você está utilizando para manter a sua marca mais próxima do seu cliente?
Atualmente, existem várias formas de manter o seu cliente conectado à sua marca. Bancos utilizam aplicativos que facilitam o uso dos seus serviços, empresas de diversos nichos produzem conteúdo nas redes sociais, outras promovem sorteios e descontos relâmpagos.
Pense bem no modo como a sua empresa está envolvendo o seu cliente e como você pode aprimorar este tipo de inovação.
Como inovar no seu produto/serviço?
A principal pergunta que você deve se fazer quando for criar um produto ou serviço é: como posso gerar valor para o meu cliente?
A partir desta pergunta, você vai conseguir identificar quais são as principais necessidades do seu cliente, e como o seu produto/serviço pode melhor atendê-las. Este é o primeiro passo para uma inovação efetiva.
Após isso, faça uma pesquisa de mercado para saber se os seus concorrentes estão fazendo algo parecido. Esse é o momento para você criar algo original, que não seja uma simples réplica dos outros produtos/serviços do mercado.
Entendendo as necessidades do seu público e conhecendo os seus concorrentes, você vai saber em quais aspectos você precisa inovar no seu produto, se destacando de todas as empresas do mercado.
Outra ferramenta extremamente útil para o aumento das suas vendas é o Marketing Digital, saiba como utilizá-lo nas suas vendas lendo nosso artigo “Como criar Estratégias Digitais vendedoras para suas campanhas de venda?”
Mas você tem conseguido alcançar os resultados esperados com o seu projeto de inovação?
Por muitos anos, o único tipo de inovação que as empresas consideravam era o lançamento de novos produtos. No entanto, criar novos produtos é apenas uma das várias maneiras de inovar.
O modelo 10 Tipos de Inovação fornece algumas formas de identificar novas oportunidades de inovação, além da criação de novos produtos e uma forma viável de implementá-las. Com disciplina e constância, é possível aplicar os dez tipos de inovação na sua empresa.
Segundo o livro Dez Tipos de Inovação – a disciplina da criação de avanços de ruptura:
“A inovação pode ser alcançada de forma simples e sistemática. Com disciplina, você é capaz de implementar um processo de inovação dentro da sua empresa que será sustentável, duradouro e, por que não, de sucesso.”
Portanto, tenha essa afirmação em mente quando decidir inovar nos mais diversos segmentos da sua empresa, de modo que você consiga viabilizar suas ideias.
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6 dicas para inovar na sua empresa
Empresas que se destacam e conseguem se tornar líderes de mercado são aquelas que mais investem em inovação.
Portanto, se você quer fazer a sua empresa chegar a este patamar e conquistar um lugar privilegiado diante dos concorrentes, confira as dicas abaixo:
- Atenda primeiramente às necessidades do seu cliente
- Não copie seu concorrente! Crie um produto ou serviço original
- Tenha coragem de ser criativo
- Crie um processo de trabalho ágil e de baixo custo
- Contrate profissionais especializados nos segmentos da sua empresa
- Promova treinamentos internos para seus funcionários
É isso que desejam ensinar os autores do livro “Dez Tipos de Inovação”
O livro Dez tipos de Inovação mostra ao leitor como encarar todas as segmentações de inovação e utilizá-las para entregar valor ao cliente e se destacar no mercado.
O trabalho é fruto de mais de trinta anos de pesquisa, tomando como exemplos desde pequenos empreendimentos até empresas de porte internacional.
O objetivo deste livro é apresentar a eficácia da inovação e como obtê-la de modo consistente e sustentável.
Após analisar cerca de 2 mil exemplos de inovação eficientes – aplicados por empresas como Dell, Toyota, Gillette e muitas outras –, os autores identificaram padrões para chegar a um sistema de alta performance, e concluíram que qualquer proposta eficiente é fruto da combinação de dez tipos de inovação.
Segundo os autores do livro:
“Acreditamos que se trata de uma estrutura que qualquer pessoa pode utilizar favoravelmente, desde um diretor executivo a um estagiário de administração, de qualquer setor e de qualquer empresa, grande ou pequena. Ela nos oferece uma forma de compreender as complexidades dos negócios modernos e é apresentada de uma maneira que esperamos que você considere simples e objetiva”
O modelo dos 10 Tipos de Inovação é uma ferramenta útil que pode ser utilizada para diagnosticar oportunidades de inovação. Esse modelo facilita a identificação precisa de erros internos em empresas de todos os portes.
Portanto, se você quer se aprofundar nos dez tipos de inovação e saber quais aspectos da sua empresa estão precisando de melhorias para se destacar no mercado, adquira o livro de Larry Keeley.
Você vai aprender como identificar com precisão pontos de melhoria na sua empresa e quais meios utilizar para entregar com eficiência o seu produto ou serviço, com base em análises dos mais variados tipos de empresas.
Se quiser construir uma empresa inovadora, que consiga ultrapassar os seus concorrentes de mercado e criar verdadeiros fãs para a sua marca, adquira o livro Dez Tipos de Inovação clicando no botão abaixo:
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