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Joe Pulizzi 03 jan

O que o Marketing de Conteúdo Épico de Joe Pulizzi vai te ensinar sobre vender mais

Se você ainda não ouviu falar em Joe Pulizzi, provavelmente está perdendo algumas estratégias práticas e eficazes para aumentar as suas vendas. Afinal, foi ele quem criou uma das empresas de mídias comerciais de mais rápido crescimento nos últimos anos.

Pulizzi é empreendedor, autor, palestrante e uma grande referência em marketing de conteúdo no mundo. Seu trabalho é apreciado pelos mais diversos setores voltados ao desenvolvimento de negócios bem-sucedidos.

Entre as startups que Pulizzi fundou, está o Content Marketing Institute, organização especializada em educar empresas a criarem conteúdo que definitivamente gera resultados. Mas será que ele oferece estratégias apenas para marcas comerciais?

Muito além do setor corporativo, Joe Pulizzi ensina empreendedores, profissionais de marketing e comunicadores a terem sucesso a partir de um conteúdo épico, isto é, criado com o cliente em mente e entregue para ele na hora certa. Quer saber de que forma?

Entenda a seguir como uma de suas principais obras ensina de forma prática a contar uma história diferente, sair na frente da sua concorrência e conquistar mais clientes com menos marketing!

Desvendando o marketing de conteúdo

“Marketing de conteúdo é tudo sobre contar uma história convincente”. – Joe Pulizzi

Os padrões de consumo se transformaram nos últimos anos. Os clientes não se importam mais com conteúdos irrelevantes e mensagens de venda em massa. É preciso criar uma mensagem que eles realmente querem se envolver, não é mesmo?

A primeira parte do Marketing de Conteúdo Épico de Joe Pulizzi é dedicada totalmente a esse assunto. Nos primeiros capítulos você irá encontrar todas as respostas sobre marketing de conteúdo, desde:

  • O que é?
  • A história
  • Por que investir?
  • O modelo de negócios
  • Os argumentos desse marketing
  • As empresas de mídia de amanhã

As informações presentes nesses tópicos oferecem as ferramentas para começar a entender o papel da criação e divulgação de conteúdos que vendem mais. Logo, você já consegue ter uma boa ideia das estratégias que podem ser aplicadas ao seu negócio.

Definição do nicho e estratégia do seu conteúdo

Joe Pulizzi

“Pare de escrever sobre tudo. Tantas marcas tentam criar conteúdo para falar sobre tudo, ao invés de focar sobre o nicho no qual se posicionam como especialistas. Ninguém se preocupa com sua receita especial. Encontre o seu nicho e vá ainda mais fundo nele”. – Joe Pulizzi

Na segunda parte do livro, Joe explica como identificar um nicho para o seu conteúdo e como criar uma estratégia para que ele possa render impactos positivos para o seu negócio. Entre os temas que ele aborda estão:

  • O que é marketing de conteúdo épico;
  • O objetivo de conseguir assinaturas;
  • A persona do público;
  • Definição do ciclo de envolvimento;
  • Definição do seu nicho de conteúdo;
  • A declaração de missão do marketing de conteúdo.

Em poucas palavras, a ideia desta seção é estabelecer uma estratégia que possa te levar diretamente a maiores lucros e crescimento. Provavelmente é isso que você deseja.

Gerenciando o processo de conteúdo

“Não vá ‘com tudo’ no marketing de conteúdo desde o início. Comece com um programa piloto e medições específicas. A prova estará nos resultados”. – Joe Pulizzi

Saber como administrar o seu conteúdo, a fim de posicionar o seu negócio como autoridade em seu segmento, reflete a terceira parte do livro de Joe. Em uma estrutura eficaz, ele mostra etapas importantes para a gestão do seu conteúdo, tais como:

  • Construção do seu calendário editorial;
  • Gestão do processo de criação de conteúdo;
  • Tipos de conteúdo;
  • Encontrando os seus ativos no conteúdo;
  • Extração de conteúdo dos funcionários;
  • A plataforma de conteúdo;
  • O plano de canal de conteúdo em ação.

Essa gestão será fundamental para você agir estrategicamente, atendendo às necessidades de informação dos seus clientes, fazendo com que eles verdadeiramente se interessem por você!

Divulgação de suas histórias

“As empresas de mídia nunca terão o tipo de recursos e a flexibilidade que você possui”. – Joe Pulizzi

Joe ensina como divulgar as suas histórias de maneira efetiva para atrair os seus clientes e conquistá-los. Isso tudo com os recursos do marketing tradicional que você já possui. Na quarta parte do seu livro estão elencados assuntos como:

  • Mídia social para marketing de conteúdo;
  • Técnicas alternativas de promoção de conteúdo;
  • Aproveitamento do modelo do influenciador social para conteúdo de marketing.

Com didática, o leitor aprende que o conteúdo se trata do cliente e não da sua empresa. Assim, você não precisa mais perder dinheiro tentando chamar a atenção deles com anúncios pagos. Basta se comunicar com eles de modo dinâmico e, assim, vender!

Fazendo o conteúdo funcionar

Joe Pulizzi

“Os seus clientes estão expostos a mais de 5.000 mensagens de marketing por dia. Será que as suas mensagens estão se destacando dos seus concorrentes e causando o devido impacto?” – Joe Pulizzi

Você já parou para pensar se a sua mensagem está sendo consumida pelo seu público? Em caso negativo, a sua comunicação não está funcionando. No último capítulo do livro, Joe Pulizzi explica como fazer o seu conteúdo funcionar em dois passos simples:

  1. Medindo o impacto do seu marketing de conteúdo;
  2. Trabalhando na evolução da sua história épica.

Para o autor, o marketing de conteúdo gera resultados efetivos qualquer tipo de negócio. Assim, o conteúdo soma aspectos, como relevância e significado ao marketing geral, permitindo contar aos potenciais clientes quem você é e ainda qualificá-los.

Com um passo a passo eficaz…

Joe Pulizzi nos ajuda a explorar novas oportunidades para conquistar mais clientes todos os dias. “Ele estabelece os objetivos, princípios e estratégias principais de forma fácil de entender, inspiradora e divertida”, afirma Julie Fleischer, diretora de mídia na Kraft Foods.

Mas antes de mergulhar nesse mar de benefícios, você precisa responder uma pergunta para si mesmo…  

Estou preparado para vender mais com Joe Pulizzi?

A sua disposição hoje pode ditar o seu sucesso para os próximos anos. O marketing de conteúdo é um recurso poderoso que envolve menos riscos, maximiza as indicações boca a boca, tem uma vida útil longa e atrai os clientes certos.

Joe defende que o futuro da mídia não está destinado a grandes marcas, mas sim a marcas comuns, como a sua. Para isso, você precisa estar disposto para vender mais e se preparar.

A obra épica de Joe pode te ajudar com isso. Então, não perca tempo e tenha à sua disposição esse verdadeiro guia de Marketing de Conteúdo que pode te fazer vender mais.

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