Liderança

Livros sobre liderança: 6 melhores livros para líderes de qualquer negócio

Sobre o que vamos falar?

  • Liderar é, dentre outras coisas, ter a responsabilidade de gerir empresas e pessoas e melhorar a vida de todos os envolvidos nesse processo.
  • Além disso, um líder precisa trabalhar duro para atingir bons resultados para si e para os outros. Daí a importância de se ler bons livros sobre liderança.
  • Neste artigo, listamos e comentamos 7 livros sobre liderança que são indispensáveis para líderes que pensam grande.
  • Sabemos que os líderes devem tomar decisões importantes sobre suas equipes. Por isso, separamos para você o livro Grandes decisões sobre pessoas! Clique no botão abaixo e confira:

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Liderar um negócio é assumir a missão de melhorar a vida dos clientes, colaboradores, sócios e de toda a empresa. Fazer isso envolve uma série de habilidades e virtudes que um líder deve desenvolver.

Poucos livros sobre liderança abordam esse aspecto da missão real de um líder e das virtudes que ele precisa ter.

Por isso, neste artigo vamos falar de pelo menos 7 livros sobre liderança que são praticamente indispensáveis para líderes que pensam grande e querem chegar longe.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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1. Grandes Decisões Sobre Pessoas, de Claudio Fernández

Grandes Decisões Sobre Pessoas, de Claudio Fernández

Uma verdade que não podemos ignorar é que um líder, além de gestor de uma empresa, é um gestor de pessoas.

Por ser um gestor de pessoas, ele tem de lidar, primeiro, com a responsabilidade que isso significa. E, segundo, com a complexidade e as dificuldades que surgem ao ter de lidar com pessoas.

Nós, humanos, somos seres valiosos, mas também somos seres complexos. Se você parar para pensar, existem fatores infinitos que influenciam o nosso comportamento de formas diferentes. Um líder precisa lidar com isso.

Apesar de difícil, é possível se tornar um bom gestor de pessoas. O consultor e especialista global em talento e liderança Claudio Fernández-Aráoz ensina isso em seu livro Grandes Decisões Sobre Pessoas.

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O livro, que foi recomendado pela revista Exame como um dos melhores sobre gestão de pessoas, traz um conteúdo único sobre a habilidade de contratar, desenvolver e gerir pessoas e preenche uma lacuna no mercado de formação de líderes.

Uma grande empresa não existe sem ter grandes pessoas dentro. E é o líder que torna isso possível, ao contratar, preparar, gerir e desenvolver grandes pessoas.

Por isso, Grandes Decisões Sobre Pessoas é um dos livros sobre liderança mais necessários para gestores e empreendedores.

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+Dica: Se você se interessa por livros sobre liderança, certamente vai gostar do nosso artigo Gestão de Pessoas: Saiba Como Gerir As Pessoas Da Sua Empresa. Clique aqui para ler o artigo.

2. Como, de Dov Seidman

Como, de Dov Seidman

Bons livros sobre liderança também precisam abordar temas que são específicos do contexto que as empresas e os líderes precisam encarar atualmente.

Por mais que alguns princípios e fundamentos de liderança sejam permanentes e tenham, para os líderes de hoje, o mesmo valor e importância que tinham para os líderes de séculos atrás, é essencial falar sobre os contextos de hoje.

Grandes líderes do passado só poderiam sobreviver ao mundo de hoje e aos seus desafios caso se aperfeiçoassem e entendessem que o contexto atual tem questões diferentes que exigem respostas e posturas diferentes.

O mundo dos negócios é um exemplo perfeito disso. Dov Seidman, presidente e fundador da LRN, empresa de gerenciamento americana, fala sobre isso em seu livro Como: Por Que o Como Fazer Algo Significa Tudo Nos Negócios.

Seidman explica que, nas últimas décadas, houve uma grande mudança nos fatores mais determinantes para o sucesso de empresas e pessoas.

 

Se antes, o mais importante era o que uma empresa fazia, no mundo de hoje isso se tornou algo básico, fácil de ser copiado e reproduzido por qualquer concorrente.

Diante disso, o modo como uma empresa executa sua missão e seus objetivos se tornou mais decisivo para o seu sucesso no mercado e mais relevante aos olhos de consumidores e investidores.

Pode parecer uma visão muito peculiar, mas a ascensão de algumas das maiores empresas do mundo indica essa tendência. Quem não se lembra de Howard Schultz, da Starbucks, dizendo que “cultura e valores superam estratégia”?

O autor, inclusive, traz uma série de relatos reais, entrevistas, pesquisas e estudos de caso para abordar o assunto.

Ao longo do livro, Seidman explica os fatores que influenciaram essa mudança e apresenta estruturas, modelos e ações para adequar a sua empresa a esse contexto de forma que isso possa influenciar seus resultados.

Se estamos falando de livros sobre liderança que abordam o cenário de hoje e, claro, considerando as projeções para o futuro, “Como” é uma leitura extremamente útil.

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+Dica: Ainda sobre a frase de Howard Schultz sobre cultura e valores, nós comentamos sobre ela e outras frases no 7 Lições de Grandes Empreendedores Que Você Precisa Conhecer. Você pode ler o artigo, clicando exatamente aqui.

3. Humor de Segunda a Sexta, de Eduardo Zugaib

Humor de Segunda a Sexta, de Eduardo Zugaib

Como dito alguns parágrafos acima, o aspecto humano da liderança. Enquanto líderes antiquados e provavelmente impopulares consideram isso como um mero enfeite, a verdade é que chega ser quase uma questão de “sobrevivência”.

Aquele ar de tensão, centralização e “poder”, na maioria das vezes é alimentado pelo ego inflado de líderes que são mais temidos que respeitados.

Esse tipo de ambiente pressiona a todos de modo negativo e tende a influenciar os resultados sempre da pior maneira, limitando o crescimento individual e coletivo. É sempre uma péssima ideia.

O publicitário brasileiro Eduardo Zugaib percebeu isso, depois de anos repetindo essa fórmula que, apesar de antiquada, estressante e nada inteligente, ainda é muito adotada em várias empresas.

Segundo ele, depois de uma explosão emocional, fruto dessa postura, ele decidiu corrigir esse erro, deu alguns passos para trás e foi pesquisar em conteúdos e livros sobre liderança uma alternativa para isso.

O resultado foi o livro Humor de Segunda A Sexta, em que ele compila 252 pequenos textos e te ensina a exercer uma liderança leve, criativa e voltada para o desenvolvimento humano.

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4. Flaps! Liderança AdaptÁgil, de João Marcelo Furlan

Flaps! Liderança AdaptÁgil, de João Marcelo Furlan

Outro aspecto pouco falado em alguns cursos e livros sobre liderança é a importância da adaptação. Mas, diferente do que você pode imaginar, não estamos falando dos colaboradores que se adaptam ao líder.

Antes de engajar, desenvolver e guiar os membros de sua equipe a atingir resultados melhores, o líder precisa entender e se adaptar a cada um deles.

Baseado nessa ideia, o CEO da Enora Leader João Marcelo Furlan criou um processo de liderança que ele batizou de Liderança Adaptágil.

O autor foi um dos CEOs mais jovens do Brasil, aos 25 anos. A partir dessa experiência, ele criou um verdadeiro manual para a liderança e gestão de pessoas, que funciona como uma formação intensiva para líderes que querem alavancar resultados e suas carreiras.

Este manual é o seu livro Flaps! Liderança Adaptágil, que promete transformar qualquer pessoa em um líder de alto desempenho em 6 passos.

Além de explicar o modelo de liderança Adaptágil e ensinar a executá-lo na prática, o livro apresenta uma tabela em que você pode se guiar e até monitorar o próprio desenvolvimento.

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Bônus 1 – Máxima Influência, de Kurt Mortensen

Máxima Influência, de Kurt Mortensen

Outra habilidade que é simplesmente indispensável para líderes é a persuasão – a capacidade de influenciar as emoções e ações das outras pessoas.

Examinando todos os maiores líderes, é praticamente impossível encontrar um que não tenha domínio sobre a persuasão e influência. Então, entre os livros sobre liderança que citamos acima, a persuasão também precisa estar presente.

O escritor e estudioso Kurt Mortensen diz que a persuasão é o motor para o sucesso e te ensina a desenvolvê-la em seu livro Máxima Influência – um dos livros mais lidos e respeitados sobre o tema em todo o mundo.

Em Máxima Persuasão, Mortensen afirma que existem 12 leis universais da persuasão e influência, baseadas em 12 “atalhos cerebrais” profundos e inconscientes.

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Bônus 2 – 1.440 Minutos, de Claudio Zanutim

1.440 Minutos, de Claudio Zanutim

Produtividade é um tema que acaba afetando praticamente todo mundo que trabalha, estuda – ou que faz as duas coisas.

Além de livros sobre liderança, persuasão, gestão de empresas e pessoas, a gestão do tempo também é importante e precisa ser cada vez mais estudada, inclusive por líderes.

Para isso, nossa recomendação é o livro 1440 minutos, onde Claudio Zanutim e Daniel Serban falam sobre a importância e o caminho para aproveitar bem cada minuto do seu dia.

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