Storytelling

StorySelling: Aprenda essa habilidade para ter sucesso na carreira

Sobre o que vamos falar?

  • Ter sucesso na carreira vai além de se dedicar mais, ser mais produtivo ou coisas assim.
  • Habilidades de comunicação são um dos fatores mais relevantes para o sucesso em qualquer área da vida.
  • O StorySelling é uma dessas habilidades e te permite atingir objetivos em qualquer ambiente humano, através da influência e persuasão.
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Quero Aprender a Fazer o StorySelling

 

Todo mundo já ouviu que, para ter sucesso na carreira ou nos negócios, basta ter dedicação, esforço e muito trabalho duro. Apesar disso não ser mentira, é uma resposta simplista e que não dá clareza real sobre como atingir nossos objetivos.

Podemos observar que existem certas características e habilidades que pessoas com sucesso na carreira têm em comum. Algumas delas têm a ver com a forma como apresentam suas idéias e visões às outras pessoas, ou seja, têm a ver com comunicação.

Neste artigo, vamos falar sobre uma habilidade de comunicação específica, utilizada estrategicamente para fechar contratos, receber promoções, realizar vendas e ter sucesso na carreira e nos negócios: o chamado StorySelling.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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A habilidade que define o sucesso na carreira

A habilidade que define o sucesso na carreira

Você provavelmente sabe que as habilidades de comunicação influenciam o sucesso de algumas pessoas no mundo profissional e dos negócios. Isso, convenhamos, não é novidade.

No entanto, a habilidade de que vamos falar hoje merece uma atenção especial, pois reúne importantes elementos da psicologia e da persuasão de forma estratégica e prática. Essa habilidade costuma ser chamada de StorySelling.

Unindo uma técnica milenar e muito conhecida (o StoryTelling, com T) e ferramentas de psicologia e neurociência, o StorySelling é um poderoso instrumento de influência e persuasão em qualquer ambiente – e pode te ajudar a ter sucesso na carreira.

 

Isso porque, apesar de poderoso e muito persuasivo, o StorySelling utiliza de mecanismos discretos e sutis para prender a atenção das pessoas, despertar emoções e influenciar decisões sem que ninguém perceba.

Pessoas que dominam técnicas e habilidades parecidas com essa, que influenciam sem incomodar ou sem serem percebidas costumam atingir objetivos pessoais e profissionais de forma mais constante e assertiva.

E é por isso que, se você quer conquistar sucesso na carreira e nos negócios, deve prestar atenção no que estamos tentando dizer e aprender o máximo possível sobre essa técnica tão eficaz.

Confira, nos próximos parágrafos, uma explicação clara do que é o StorySelling e porque ele é tão decisivo para o sucesso na carreira e nos negócios.

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StorySelling: impulsiona o sucesso na carreira e nos negócios

StorySelling: impulsiona o sucesso na carreira e nos negócios

Bem, devemos começar explicando o que é o StorySelling e qual seria a real diferença entre ele e o famoso StoryTelling.

StorySelling pode ser definido como uma técnica de persuasão especial, que utiliza estruturas de histórias de forma estratégica com um objetivo final bem definido: fazer com que o ouvinte ou leitor tome uma ação.

Isso significa que, apesar de ser baseado no StoryTelling, o StorySelling vai além da contação de histórias.

Trata-se de uma comunicação estratégica, que é sempre construída com o objetivo de influenciar uma pessoa e levá-la a tomar uma decisão. E essa capacidade pode ser extremamente decisiva para atingir objetivos como ter sucesso na carreira e nos negócios.

O que você precisa entender é que não estamos falando apenas de contar histórias. Estamos falando de construir uma comunicação lógica e estratégica, que lança mão de elementos da psicologia e neurociência para que o ouvinte tome uma decisão logo em seguida.

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Se o uso de histórias simples, já influenciou povos e nações, unir isso a técnicas de persuasão silenciosas e estratégicas, pode te dar “superpoderes” para lidar com pessoas em todos os ambientes possíveis.

Parece exagero? Saiba que existem explicações lógicas e científicas que explicam como o StorySelling é capaz de influenciar o cérebro humano e, assim, ser utilizado para realizar vendas, conquistar promoções, propor ideias e, enfim, influenciar as ações das pessoas.

Vamos explicar de forma simples os 4 elementos que tornam o StorySelling tão poderoso em uma comunicação e, por consequência, tão decisivo para o sucesso na carreira, nos negócios ou simplesmente na vida pessoal.

+Dica: Lições de StoryTelling, de James Mcsill é um best seller internacional, que fala sobre o poder das histórias e explica como você pode utilizá-lo. Clique aqui para saber mais.

Ele reúne os 4 elementos mais importantes de uma comunicação

Ele reúne os 4 elementos mais importantes de uma comunicação

Como já dissemos, existem explicações racionais para o poder de influência que o StorySelling tem no cérebro das pessoas.

A maioria deles tem a ver com as histórias, que são a base dessa técnica e servem como estrutura para que ela possa existir. No entanto, tudo isso é potencializado com o uso estratégico e guiado por um objetivo final – essa seria a “fórmula” do StorySelling.

Entenda, nas próximas linhas, como o StorySelling impacta o cérebro humano e, assim, se torna capaz de influenciar emoções, pensamentos, convicções e decisões de pessoas em qualquer ambiente e usar habilidade para conseguir sucesso na carreira e nos negócios.

1. Atrai e prende a atenção das pessoas

Os primeiros segundos costumam ser os mais relevantes em uma comunicação estratégica. Isso porque é nesse pouco tempo que alguém decide se vai ou não dar atenção ao que você está dizendo.

Quando, em qualquer contexto, você falha nessa parte e não consegue despertar o interesse inicial da pessoa ao ponto de prender sua atenção, ou ela vai te ignorar, ou vai apenas fingir que te ouve.

Caso isso aconteça, todo o esforço seria em vão. No entanto, as histórias são reconhecidas cientificamente por despertar o interesse das pessoas e prender a atenção delas por muito tempo, se for necessário.

Um dos diversos estudos científicos sobre a neurociência das histórias, indica que as histórias tendem a ser a forma mais eficiente de fazer as pessoas prestarem mais atenção em algo e reterem informações durante curtos e longos períodos.

Vale lembrar que a atenção das pessoas, nos dias de hoje, é algo cada vez mais disputado, seja pessoalmente ou no ambiente virtual e é quase impossível conseguí-la sem usar técnicas inteligentes, como o StorySelling.

 

2. Gera sensações e impacto emocional

Além de prender a atenção das pessoas, é preciso criar o processo de persuasão, que depende principalmente de influenciar as emoções das pessoas.

Um fato bem conhecido entre os estudiosos de neuromarketing é que 80% das nossas decisões são emocionais.

São raras as ocasiões em que você só precisa argumentar e usar a razão das pessoas para convencê-las de algo. Quase sempre, a emoção é o combustível das decisões. O StorySelling também vai direto nisso.

A neurociência explica, em vários estudos, que histórias ativam diferentes partes do cérebro e são capazes de despertar sensações e gerar impacto emocional de diversas formas.

Um dos motivos é que o cérebro humano não identifica as diferenças entre a realidade e a imaginação.

Claro, você sabe que existe essa diferença. Mas estamos falando da parte mais “inconsciente” (e profunda) do cérebro.

Por causa disso, ao ouvir uma história triste, por exemplo, imaginamos o cenário dessa história e ficamos emocionalmente imersos dentro dele. Assim, é normal ter sentimentos reais como tristeza, empatia, medo, empolgação, etc. durante essa história.

De qualquer jeito, se você quer ter sucesso na carreira, nos negócios, nas vendas ou na vida pessoal, precisa influenciar as emoções das pessoas. E, como estamos dizendo, o StorySelling também é extremamente útil para isso.

+Dica: Você que aprender mais sobre a técnica de escrita persuasiva utilizada pelos melhores marketeiros do mundo? Paulo Maccedo ensina tudo o que você precisa saber em seu livro Copywriting, Volume 1. Clique aqui e saiba mais.

3. Tem um apelo racional

Apesar das emoções serem a parte principal do processo de persuasão, a razão sempre tem algum espaço no comportamento humanos. Somos 80% emoção, mas também é preciso lidar com os 20% de razão que nos influenciam.

Uma crença comum e muito respeitada entre profissionais de copywriting e de marketing no geral, é que as pessoas tomam decisões emocionais e, no fim do processo, precisam justificá-las com argumentos racionais.

A falta de lógica em uma comunicação muito emotiva pode, sim, colocar tudo a perder. O StorySelling resolve esse dilema de maneira simples.

Histórias, em qualquer caso, são construídas com uma sequência lógica de acontecimentos.

Se bem feita, uma história emocionante, pode convencer o lado emocional e racional de uma pessoa através da sequência de acontecimentos realistas que ela apresenta.

E, se você for mais além, e construir uma narrativa onde esses acontecimentos e fatos tenham alguma ligação com a realidade do seu ouvinte, esse mecanismo se torna ainda mais eficiente.

4. É construído com estratégia

Agora vem a parte que difere totalmente o StorySelling de outras técnicas baseadas na contação de histórias. A verdade é que não adianta construir uma história cativante, emocionante e que faça sentido, se ela não vai te levar a um objetivo real.

Esse objetivo real pode ser a conquista de um cargo, um voto de confiança, uma venda, uma proposta de negócios, receber um investimento, assinar um contrato ou até mesmo um pedido de casamento.

Enfim, qualquer objetivo que dependa da decisão de outra pessoa e, no caso, que te ajude a ter sucesso na carreira ou em outro aspecto da vida.

No fim, o mais importante aqui, neste conteúdo, é atingir o seu objetivo – o sucesso na carreira. E todos esses poderes das histórias só são úteis se forem utilizados para esse objetivo.

Então, estamos falando em construir uma comunicação estratégica, onde cada parte da narrativa contribui com o objetivo e leva o ouvinte ou leitor a um único destino: a decisão, o “sim” que você precisa ouvir.

O StorySelling só existe quando as histórias são criadas dessa maneira, levando as pessoas ao que chamamos de Call To Action (ou chamada para a ação) e, assim, geram uma decisão real e relevante.

Como você pode aprender essa técnica?

Como você pode aprender essa técnica?

Se você leu este texto até aqui, percebeu que dominar uma técnica como o StorySelling é extremamente decisivo para ter sucesso na carreira ou em outras áreas da vida que envolvam pessoas.

Por isso, resolvemos reunir um conteúdo completo e didático, que ensina qualquer pessoa a utilizar essa técnica para influenciar pessoas e atingir objetivos em qualquer ambiente humano. O Kit StorySelling reúne três livros indispensáveis sobre o tema:

Quero Aprender a Fazer o StorySelling

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