Sobre o que vamos falar?
- A gamificação tem sido uma ótima maneira de melhorar o desempenho das empresas no mercado. Neste artigo, você vai saber qual é a importância da dinâmica de jogos nas empresas e porque você deve começar a usá-las.
- Além disso, você também vai conhecer quais são os tipos de gamificação existentes e o que fazer para começar a gamificar a sua empresa e aumentar seus resultados.
- E mais: você também vai saber quais são os exemplos de gamificação de empresas que tiveram excelentes resultados com o uso de jogos e competições.
- Se você quer se aprofundar no uso das práticas de gamificação e saber, com profundidade, como utilizar essas técnicas, adquira o Kit de Gamificação preparado pela DVS Editora.
Muitas empresas utilizam dinâmicas baseadas em jogos para motivar funcionários e fazê-los trabalhar com mais empenho. Outras utilizam os jogos para melhorar a experiência do cliente.
É fato que muitas grandes empresas que se consolidaram no mercado utilizaram a estratégia de gamificação em seus negócios, com o objetivo principal de recompensar o bom trabalho de seus funcionários.
Se você quer saber como aumentar o desempenho da sua equipe e aumentar seus resultados de maneira eficiente, continue lendo este artigo até o final e se inspire com os exemplos de gamificação que listamos para você!
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- 5 exemplos de gamificação nas empresas
- Por que você deveria aplicar a gamificação na sua empresa?
- Quais são os tipos de gamificação?
- Como começar a gamificar minha empresa?
- Faça o seu próprio case de sucesso com a gamificação
5 exemplos de gamificação nas empresas
Uber
Um dos grandes exemplos de gamificação que souberam ampliar a experiência dos usuários, conectando motoristas do aplicativo e passageiros foi a Uber. Isso foi feito por uma medida simples: o uso de estrelas para classificar a competência dos motoristas.
A dinâmica é simples: Ao fim da corrida, o passageiro qualifica de uma a cinco estrelas o desempenho do motorista na corrida. Assim, a marca soube usar um recurso que condiciona os motoristas a dirigirem com cuidado e a tratar bem os passageiros.
O uso dessa técnica de gamificação faz com que o serviço da Uber mantenha um padrão de qualidade, pois os motoristas que não prestarem um bom serviço serão punidos no sistema de gamificação.
Duolingo
Um dos grandes exemplos de gamificação utilizado para engajar os usuários e fazer com que eles permanecessem interagindo no aplicativo foi feita pelo aplicativo de idiomas Duolingo.
Este exemplo de gamificação consiste na premiação e classificação dos usuários, à medida que fossem evoluindo de fase e tinha como objetivo reter os usuários do aplicativo e melhorar o aprendizado dos idiomas.
Assim, o aplicativo conta hoje com o uso de recursos, como: XP do usuário, sequência de níveis do idioma e gemas que servem para adquirir itens na loja no aplicativo. São muitas ferramentas de gamificação feitas com o intuito de intensificar o estudo de idiomas estrangeiros.
Ebay
O site de leilões Ebay também se mostrou extremamente eficaz em gamificar o seu próprio sistema de licitações. A estratégia de gamificação utilizada consiste na competição entre os usuários que desejam comprar determinado produto leiloado.
A sacada que os executivos da Ebay tiveram foi justamente fazer do ambiente virtual um programa de leilões onde um comprador poderia aumentar o valor da proposta de compra sobre os outros, gerando disputa entre os usuários.
Com base nessa estratégia, os vendedores que leiloavam produtos no site eram recompensados com feedbacks positivos, que os classificavam entre os melhores vendedores do site, mostrando que eram vendedores confiáveis. Este é um dos exemplos de gamificação que diferenciam o Ebay de todos os concorrentes.
KFC
Com o aniversário de 50 anos da empresa, o KFC decidiu lançar um tipo de gamificação completamente disruptivo: o uso de um programa de realidade aumentada para engajar seus clientes.
Esse programa de gamificação voltado para realidade aumentada foi chamado de KFC Gold Hunt, e consistia na caça a “baldes de ouro” espalhados dentro e ao redor dos estabelecimentos KFC. Um dos exemplos de gamificação muito semelhante ao jogo mobile Pokémon GO.
Por meio dessa estratégia de gamificação, os usuários tinham a oportunidade de concorrer a tokens de ouro reais, além de outros prêmios secundários, sempre que conseguissem “caçar” os baldes de ouro.
Samsung Nation
O site corporativo da Samsung (Samsung Nation) foi criado exclusivamente para a base de fãs da marca. Uma ideia que para alguns pode soar apelativa em relação a outras marcas, mostrou-se muito eficaz!
A gamificação aplicada no site Samsung Nation recompensa os usuários que interagem positivamente com postagens dos produtos da marca nos portais da internet. Essas recompensas consistem em ganhar pontos e desbloquear emblemas distintivos na área do usuário na plataforma.
O uso desta técnica foi bastante eficaz nos EUA para a marca Samsung, e mostrou para as outras marcas do mercado que tem uma forte base de clientes fiéis à empresa. Um dos exemplos de gamificação que para uns soou agressivo, foi uma grande jogada de branding.
Por que você deveria aplicar a gamificação na sua empresa?
Engana-se quem pensa que a gamificação se trata apenas de joguinhos para passar o tempo ou entreter os funcionários. Técnicas de gamificação são poderosas maneiras de aumentar a eficiência do seu time e fidelizar clientes.
Estudos apontam que 90% dos funcionários das empresas tornam-se mais produtivos com a aplicação do gamification, aumentando a produção da empresa e, consequentemente, expandindo o faturamento gerado.
Gamificar os setores das empresas tem sido uma tendência muito forte do mercado. Uma tendência que dificilmente vai passar e que tem o poder de conduzir todo o mercado para as práticas de jogos dentro das organizações.
Prova disso é que o valor estimado do mercado de gamificação no mundo chegará à casa dos 32 bilhões de dólares em 2025, mostrando que o uso de jogos nas empresas irá se expandir ano após ano.
Para que você, empreendedor, consiga aproveitar essa grande onda (ou tsunami) do mercado e sair na frente de inúmeras empresas que ainda não utilizam a prática de jogos, aprender essas técnicas e conhecer exemplos de gamificação é extremamente necessário!
Quais são os tipos de gamificação?
Existem dois tipos de gamificação que você pode utilizar dentro de uma organização: a gamificação estrutural e a gamificação de conteúdo. Esses dois tipos são classificações que podem te auxiliar na aplicação do uso de jogos.
Confira abaixo o que são eles detalhadamente.
Gamificação estrutural
A gamificação estrutural consiste no uso de dinâmicas de jogos em torno do sistema interno das empresas. Aos mecanismos de funcionamento das empresas, no entanto, são adicionadas práticas de gamification para incentivar uma maior eficiência dos processos organizacionais.
Grandes exemplos de gamificação estrutural são os sistemas de recompensa utilizados em aplicativos, que premiam os usuários com melhor desempenho com emblemas e conquistas distintivas.
Ou, então, o uso de técnicas de competição entre usuários, que engajam e fazem as pessoas buscarem um desempenho mais alto, melhorando os seus resultados através do desejo pela recompensa.
No caso da gamificação estrutural, não há mudança no funcionamento dos sistemas das empresas, mas somente a inserção de minijogos e medidas de premiação úteis para o engajamento das pessoas com as organizações.
Gamificação de conteúdo
Já a gamificação de conteúdo funciona de uma maneira diferente. Essa estratégia de gamificação é voltada para os materiais de ensino e aprendizagem disponibilizados para funcionários e clientes das marcas.
Como indica o nome dessa estratégia, esse tipo de gamificação tem como objetivo tornar o conteúdo produzido mais atrativo, de modo que as pessoas queiram consumi-lo com mais vontade.
Alguns exemplos de gamificação de conteúdo aplicadas nas organizações são o uso de designs criativos que chamem a atenção do público e a narração de histórias que despertem o interesse do interlocutor (storytelling).
+ Dica: Quer saber como contar boas narrativas e captar a atenção do seu público, gerando interesse pelo seu produto? Leia agora o texto “Storytelling: o que é, como funciona e como aplicar no marketing da sua empresa”.
Como começar a gamificar minha empresa?
Existem alguns critérios importantes para levar em consideração se você quer gamificar a sua empresa. Para reconhecer quais estratégias utilizar dentro da sua empresa, você terá que identificar os principais problemas.
Identificando os principais problemas que a sua empresa enfrenta, você vai saber como incentivar as pessoas dentro e fora da sua empresa com maior eficiência, melhorando a interação delas com seu negócio.
Após identificar os problemas, você terá as informações necessárias para desenhar um processo de gamificação eficaz, que corresponda diretamente às necessidades da sua empresa.
Se você identificou que o maior problema que a sua empresa enfrenta é a pouca produtividade, desenhar um processo de gamificação baseado na competição entre funcionários pode ser uma ótima alternativa.
Já se o problema identificado é a falta de interação dos seus clientes com o aplicativo da sua empresa, é fundamental que você busque gamificar a experiência dos usuários com o software utilizado.
Para que você consiga ter maior clareza na aplicação de práticas de jogos, veja agora os seguintes exemplos de gamificação.
+ Dica: o uso de tecnologias empresariais é um grande aliado das práticas de gamificação. Quer saber como a tecnologia pode melhorar seu desempenho no mercado? Leia o artigo “Tecnologia empresarial: como as inovações tecnológicas podem revolucionar a sua empresa”.
Faça o seu próprio case de sucesso com a gamificação
A gamificação é uma atividade que não pode faltar nas organizações de hoje. De acordo com a tendência que acompanha o mercado das dinâmicas de jogos no trabalho, a gamificação veio para ficar!
Diferentemente da grande maioria das práticas empresariais, a gamificação não é uma moda, ou algo que simplesmente vai passar com o tempo, mas um fator que diferencia as empresas que a utilizam do resto da concorrência.
Gamificar não é a solução para todos os problemas das empresas, mas pode resolver de forma extremamente eficaz problemas básicos que praticamente todas as empresas sofrem, como: produtividade, qualidade de produção, retenção de clientes e aumento das vendas.
Empresas que gamificam optam por um caminho inovador e obtêm ótimos resultados com isso. Portanto, se você quer aplicar essa técnica dentro da sua empresa, a DVS Editora preparou um Kit exclusivo de gamificação.
Confira abaixo os livros que você vai adquirir com o Kit Gamification:
- Gamificar, de Brian Burke
- Jogar para Aprender, de Sharon Boller e Karl Kapp
- Gamification, de Flora Alves
- Construindo um Negócio Melhor Com a Utilização do Método Lego Serious Play, de Per Kristiansen e Robert Rasmussen
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