Mídias Sociais

Crie sua linha editorial para social media em 5 passos

Sobre o que vamos falar?

  • As redes sociais podem ser uma verdadeira mina de ouro, para empresas e influenciadores.
  • Mas só é possível disputar espaço nesse ambiente se você tem estratégia e segue fundamentos, como ter uma linha editorial para social media.
  • Existem 5 passos que empresas e influenciadores podem seguir para construir suas linhas editoriais.
  • O Kit Mídias Sociais reúne todo o conteúdo que você precisa para ter resultados. Clique no botão abaixo para saber mais:

Quero Usar as Redes Sociais de Forma Inteligente e Estratégica

 

Existem dois fatos que não podemos ignorar sobre as redes sociais. O primeiro é que elas têm um potencial gigantesco para criar negócios lucrativos. Não tenha dúvidas quanto a isso.

Mas o segundo fato é quase um contrapeso: por mais potencial que elas tenham, as redes sociais se tornaram um ambiente disputado e é difícil conquistar a atenção de muitas pessoas sem ter uma estratégia.

Por isso, é indispensável seguir alguns fundamentos, como criar uma linha editorial para social media e ter qualidade nos conteúdos. Neste artigo, ensinamos como criar uma linha editorial para social media tanto para marcas, quanto para influenciadores.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


Instagram DVS Editora

Passo a passo para criar uma linha editorial nas Redes Sociais para a sua Marca

Passo a passo para criar linhas editoriais nas Redes Sociais para a sua Marca

Além de pessoas (ou influenciadores), as redes sociais também são um ambiente favorável para divulgar a marca de um negócio.

Por mais que um perfil de aparência “institucional” não pareça atraente em um momento, acredite, seguindo os passos certos você consegue, sim, atrair seguidores e gerar vendas através das redes sociais.

Parte indispensável desse processo é criar uma linha editorial para social media da sua marca ou negócio. Você pode fazer isso seguindo os 5 passos abaixo:

1 Sua marca tem um público

A primeira coisa que você precisa entender é que sua marca tem um público um tanto específico, ou que chamamos de público alvo. O maior princípio de qualquer comunicação, principalmente nas redes sociais é adequar sua mensagem ao público.

Acontece que ninguém consegue falar com todas as pessoas ao mesmo tempo. Todo negócio tem um público alvo e você precisa entender isso.

Então, o primeiro passo para criar uma linha editorial para social media é ter em mente que o seu público alvo é o mais importante. E, daqui em diante, toda a estratégia, todos os conteúdos e toda linguagem destes precisam ser voltados para o seu público alvo.

 

2 Defina uma boa identidade visual e tom de voz

Tem gente que não acredita no poder de perfis de empresas nas redes sociais. Isso porque estes perfis não seriam tão “humanizados” quanto os perfis de influenciadores.

Isso seria, sim, uma desvantagem. Mas pode ser muito bem contornado com uma identidade visual e um tom de voz próprios da sua marca.

Essas duas coisas formam o que seria a personalidade de um negócio e, se forem bem feitas e bem executadas em uma linha editorial para social media, caem no gosto das pessoas. Uma marca precisa ter sua identidade ou personalidade.

+Dica: Outro tema que pode ajudar muito na comunicação de um influencer é a persuasão. Clique aqui para ler nosso artigo sobre esse assunto.

3 Defina objetivos e metas

Essa regra não vale apenas para criar uma linha editorial para social media, mas serve também para qualquer atividade que exija estratégia: defina objetivos e estabeleça metas.

Seria interessante definir o objetivo principal em uma frase simples. Por exemplo: “Atrair seguidores, aproximá-los da empresa através do conteúdo e, então, transformá-los em clientes”.

Repare que, apesar de ser um exemplo bem generalista, é algo preciso e que te dá um direcionamento do que fazer. É óbvio que, na realidade, o seu objetivo deve ser um pouco mais específico que esse exemplo, mas certamente será algo parecido.

Também é essencial entender que grandes objetivos precisam ser divididos em metas. O seu objetivo é como o destino em que você quer chegar. As metas são os passos que você dá em direção a eles.

Estabelecer metas de seguidores, engajamento e de conversões a cada semana, mês, trimestre, etc. é uma parte importante em uma linha editorial para social media.

+Dica: Objetivos e metas são algo essencial em um negócio. Em um artigo, falamos sobre este assunto. Clique aqui para ler.

4 Escolha os temas e faça um calendário

É impossível dar o quarto passo sem ter seguido o primeiro. Isso porque, para definir os temas da sua linha editorial para social media, você precisa levar em consideração o seu público alvo.

Os temas que serão abordados no seu conteúdo precisam ser do interesse do seu público, resolvendo seus problemas e dúvidas e sendo realmente úteis a ele.

Por isso, escolha temas que tenham a ver com o tipo de solução que seu produto ou serviço oferece e que, ao mesmo tempo, sejam valiosos e agreguem algo ao seu público.

Outro ponto indispensável é manter alguma frequência nos conteúdos. Para isso, você deve fazer um calendário de conteúdos, onde define as datas em que cada conteúdo será publicado.

Olha, parece ser apenas um detalhe, mas ter um calendário de conteúdos e manter a frequência é essencial para os resultados em qualquer rede social.

Aproveite os lançamentos em promoção na DVS Editora!

-20%
ESTADO DA ARTE EM VENDAS
ESTADO DA ARTE EM VENDAS - Claudio Zanutim e Renato Martinelli
De: R$ 44,00
Por : R$ 35,20
Economize: R$ 8,80 (20% de desconto)

-20%
A FÓRMULA DO YOUTUBE
A FÓRMULA DO YOUTUBE - Derral Eves
De: R$ 89,00
Por : R$ 71,20
Economize: R$ 17,80 (20% de desconto)

-20%
CONTEÚDO S.A. - SEGUNDA EDIÇÃO - TOTALMENTE REVISADA E AMPLIADA
CONTEÚDO S.A. - SEGUNDA EDIÇÃO - TOTALMENTE REVISADA E AMPLIADA - Joe Pulizzi
De: R$ 94,00
Por : R$ 75,20
Economize: R$ 18,80 (20% de desconto)

5 Análise resultados e seja constante

Uma grande vantagem que as redes sociais oferecem é acompanhar os resultados e métricas do seu perfil. Se a rede social que você escolher oferece métricas, faça proveito disso e as avalie constantemente.

Se, caso contrário, a rede social não oferece métricas, procure por aplicativos e programas que farão isso para você.

As métricas e resultados indicam o que está dando certo e o que está dando errado e são a melhor forma de guiar a sua linha editorial para social media.

Vale ressaltar que os resultados, nos primeiros dias e semanas, podem ser fracos. Isso é normal, o importante é manter a sua estratégia de forma constante, para que os resultados possam surgir e te direcionar.

Passo a passo para criar uma linha editoriai nas Redes Sociais para você – (Para quem quer ser influencer)

Passo a passo para criar linhas editoriais nas Redes Sociais para você - (Para quem quer ser influencer)

Agora, se você quer seguir outro caminho e criar uma linha editorial para social media com o objetivo de ser um(a) influenciador(a), terá um caminho “mais fácil”, já que o seu conteúdo tende a ser mais humanizado.

No entanto, ter estratégia e seguir uma linha editorial simples mas bem feita são duas atitudes indispensáveis. Confira, nas próximas linhas, os passos que você precisa seguir na sua linha editorial para social media.

+Dica: Um influenciador precisa se comunicar bem. Leia nosso artigo sobre como ter uma boa comunicação, clicando aqui.

1 Com quem você está falando?

Assim como um perfil de empresa, um perfil de influencer também tem um público alvo, independente de qualquer outra coisa.

O público alvo é um elemento fundamental em qualquer comunicação. Isso significa que um influenciador fala diretamente com seu público alvo e deve, ao máximo, manter sua linguagem e seus assuntos alinhados a esse público.

O primeiro passo, tanto para criar uma linha editorial para social media, quanto para qualquer outra comunicação, é entender da forma mais clara possível quem é o seu público alvo e adequar toda a mensagem de acordo com esse público.

2 Quem você é?

A maior vantagem de um influenciador digital é que ele tem um perfil “humanizado”, ou seja, os seus seguidores olham para e se identificam, por verem nele as mesmas características humanas que eles têm.

Esse é o grande trunfo do influencer e é a razão pela qual alguns influenciadores fazem tanto sucesso. Então o segundo passo é uma prioridade: ter uma personalidade real, genuinamente humana e demonstrar isso de forma natural.

Parece simples fazer isso, mas muitos influenciadores cometem o erro de forjar uma personalidade falsa e “perfeita”. Por mais que pareça uma boa ideia, fingir ser perfeito é o maior erro que você pode cometer.

Pessoas reais querem seguir pessoas tão reais quanto elas. Na maioria das vezes em que alguém finge ter uma personalidade que não tem, nós percebemos, ainda que de forma inconsciente e criamos uma antipatia natural (afinal, ninguém gosta de mentirosos).

3 Objetivos e metas

Toda linha editorial para social media precisa seguir essa regra e ter objetivos claros, divididos em metas atingíveis.

No caso de um perfil de influenciador, a regra de ter objetivos e metas é praticamente a mesma.

Você resume seu principal objetivo em uma frase, por exemplo: “atrair certo tipo de seguidores, produzir conteúdos que sejam úteis e interessantes para eles e, após um tempo, começar a ofertar meus produtos e serviços”.

A partir disso, estabelece metas quanto ao crescimento de seguidores, engajamento, conversões, etc. a cada semana, mês ou período que julgar adequado.

4 Defina os posts de forma estratégica

Por mais que a gente esteja falando sobre um perfil humanizado, sua linha editorial para social media ainda é parte de uma estratégia – isso, se você quiser ter grandes resultados.

Cada comunicação, cada post, cada stories, têm uma função estratégica e precisa estar alinhado aos interesses do seu público, à sua personalidade e aos seus objetivos.

Um detalhe importante é sobre os formatos de cada conteúdo. No Instagram, por exemplo, cada formato tem uma função diferente. Stories servem para falar com o público mais próximo, que já te segue, reels servem para atrair mais seguidores e outros conteúdos.

Definir um calendário para a publicação de cada conteúdo é uma boa forma de organizar isso, desde que você siga o que definiu.

5 Testar validar e continuar

Enquanto estiver produzindo conteúdo, um influenciador vai aprender muita coisa. O ambiente digital e as redes sociais são um excelente terreno para fazer testes e colher os resultados.

Então teste cada tipo de post, analise os seus resultados, veja o que dá certo e o que dá errado, enfim, aproveite ao máximo essa oportunidade de medir as métricas e resultados e use a seu favor.

Faça isso e mantenha a constância na produção de conteúdo. Frequência é um dos principais fatores para que um perfil cresça na internet.

No começo, os resultados podem não empolgar, o que é normal. Com o tempo, esses resultados serão cada vez mais confiáveis e vão te mostrar o que você deve ou não fazer.

Domine a comunicação em redes sociais

Domine a comunicação em redes sociais

As redes sociais são a melhor vitrine que você pode ter no século 21. Nelas, as pessoas conversam umas com as outras, interagem, fazem amigos, opinam, compram produtos e contratam serviços.

Para um negócio que sabe explorar as vantagens delas, as redes sociais se tornam verdadeiras minas de ouro. No entanto, é um ambiente disputado e quem não tem estratégia nem sabe como se comunicar nele, dificilmente consegue resultados.

O melhor caminho é entender como usar as redes sociais do jeito certo, para atrair seguidores e transformá-los em clientes fiéis e recorrentes. Para isso, recomendamos o nosso Kit Mídias Sociais, que reúne quatro livros indispensáveis:

Juntos, esses livros reúnem o conteúdo suficiente para que você aprenda a usar as redes sociais a favor da sua estratégia e consiga resultados muito acima da média. Para saber mais sobre o Kit Mídias Sociais, é só clicar no botão abaixo:

Quero Usar as Redes Sociais de Forma Inteligente e Estratégica

Os Melhores Livros sobre Mídias Sociais: Torne-se um especialista nas Redes Sociais

Kit Mídias Sociais - Redes Sociais

O atual momento do marketing digital tem sido muito oportuno para o profissional que gerencia redes sociais, o social media. Alguns fatores criam um ambiente muito favorável para estes profissionais.

A profissão de social media é uma das que mais oferecem oportunidades no mercado digital. O cenário atual é muito oportuno para quem quer trabalhar na área.

Isso porque, ao mesmo tempo em que mais de 4 bilhões de pessoas já usam redes sociais, a maioria das empresas ainda não deram seu primeiro passo nesse meio.

No entanto, as redes sociais vêm se tornando competitivas e é preciso ter preparo e entender de estratégia para aproveitar as chances. Por isso, trouxemos algumas sugestões de livros para social media.

Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios

Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios

Se você quer se destacar nas vendas online, o livro "Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios" de Luciano Larrossa é a sua escolha certa.

O autor oferece técnicas eficazes para a criação de conteúdo atrativo e persuasivo nas três principais redes sociais da atualidade, e ensina como definir objetivos claros para cada plataforma, escolher o público-alvo e utilizar as ferramentas de publicidade para impulsionar resultados ainda mais expressivos.

Não basta apenas criar uma conta nas redes sociais e esperar os resultados, é preciso saber o que publicar, quando publicar e como criar anúncios eficazes. Com este livro, você terá tudo o que precisa para dominar essas redes sociais e alcançar o sucesso nas vendas online.

O autor, que já gerenciou mais de 2 milhões de euros em anúncios para seus clientes e ajudou centenas de alunos em seus cursos, reuniu todo o seu conhecimento em uma obra extremamente completa, com mais de 150 imagens e exemplos concretos.

Seja você um empreendedor, profissional de marketing, estudante ou apenas um curioso, este livro é perfeito para quem deseja aumentar suas vendas através das maiores redes sociais do mundo.

Com uma linguagem simples e direta, em poucas horas você será capaz de sentir o que uma boa estratégia pode fazer pelo seu negócio. Comece agora mesmo a dominar as vendas online! Para adquirir o livro, é só clicar no botão abaixo.

Compre Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios

 

Vídeos que Vendem Mais

Vídeos que Vendem Mais

O livro Vídeos que Vendem Mais de Camilo Coutinho é uma obra que ensina aos leitores como utilizar vídeos para alavancar os negócios.

O autor apresenta técnicas eficazes para a criação de vídeos persuasivos e atrativos, capazes de aumentar as vendas e o engajamento dos clientes.

O livro aborda temas importantes como a definição de objetivos claros para cada vídeo, a escolha do público-alvo, a criação de roteiros eficientes e a escolha dos equipamentos adequados para a produção.

Além disso, o autor ensina como utilizar as redes sociais para divulgar os vídeos e aumentar seu alcance.

Com uma linguagem clara e objetiva, Vídeos que Vendem Mais é indicado para empreendedores e profissionais de marketing que desejam aprimorar suas estratégias de vídeo marketing. O livro oferece um guia completo e prático para a criação de vídeos que geram resultados positivos para os negócios. Para adquirir o livro, é só clicar no botão abaixo.

Compre Vídeos que Vendem Mais

Instagram Para Negócios

Instagram Para Negócios

Instagram para Negócios é um livro escrito por Julia Munhoz que aborda a importância do Instagram para a construção da marca e o sucesso dos negócios.

A autora ensina aos leitores como utilizar essa plataforma para criar uma estratégia de marketing digital eficiente, aumentar a visibilidade da marca, conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

O livro apresenta conceitos importantes sobre o uso do Instagram, como a definição de objetivos claros, a identificação do público-alvo, a criação de conteúdo relevante e a análise de métricas para a avaliação de resultados.

Além disso, a autora traz dicas valiosas para a criação de um perfil atrativo, como a escolha de uma boa foto de perfil, a elaboração de uma bio eficiente e a criação de um feed harmônico.

Com uma linguagem simples e didática, Instagram para Negócios é indicado para empreendedores e profissionais de marketing que desejam se aprimorar em estratégias de mídias sociais.

O livro oferece um guia prático e completo para a criação de uma presença eficiente no Instagram e para a construção de uma marca forte e bem-sucedida na internet. Para adquirir o livro, é só clicar no botão abaixo.

Compre o Instagram Para Negócios

O Estrategista em Mídias Sociais

O Estrategista em Mídias Sociais

O Estrategista em Mídias Sociais é um livro que aborda a importância de se ter uma estratégia eficiente de mídias sociais para o sucesso de uma empresa nos dias de hoje.

O autor, Christopher Barger, ex-diretor de mídias sociais da General Motors e responsável pelo blog da IBM, descreve os desafios que grandes empresas enfrentam ao lançar programas de mídias sociais e ensina ao leitor como lidar com políticas internas, apresentar ideias de maneira cativante e transformar a organização em um canal de mídia.

O livro é indicado para profissionais da área de comunicação e marketing que buscam aprimorar seus conhecimentos em mídias sociais e aprender a utilizar adequadamente todos os recursos organizacionais para vencer a burocracia e obter resultados em tempo real.

Com uma linguagem clara e objetiva, o livro oferece orientações práticas para construir a infraestrutura adequada de mídias sociais para sua empresa e aumentar seus lucros utilizando a mais poderosa ferramenta profissional do universo. Para adquirir o livro, é só clicar no botão abaixo.

Compre O Estrategista em Mídias Sociais

Kit de Mídias Sociais - Redes Sociais

Kit de Mídias Sociais - Redes Sociais

Apesar do momento favorável e de ser uma das profissões mais vantajosas no mercado digital atualmente, ficou quase impossível ser um bom social media sem ter conhecimento estratégico.

Os quatro livros para social media acima, juntos, oferecem uma visão estratégica e completa para atuar e ter bons resultados nas redes sociais. Eles podem ser adquiridos juntos no nosso Kit Mídias Sociais - Redes Sociais.

  • Instagram, WhatsApp e Facebook Para Negócios, de Luciano Larrossa.
  • Vídeos Que Vendem, de Camilo Coutinho.
  • Instagram Para Negócios, de Júlia Munhoz.
  • O Estrategista Em Mídias Sociais, de Christopher Barger.

Para adquirir o Kit Mídias Sociais completo e dominar a comunicação e estratégia em redes sociais, basta clicar no botão abaixo:

Artigos relacionados
Mídias Sociais

Atraia e Converta: O Guia Definitivo da Copy para Redes Sociais

Descubra o segredo por trás de uma copy para Redes Sociais eficaz, que desvenda as técnicas e…
Saiba Mais
Mídias SociaisPosts Superiores

Bio para Threads: 90 ideias e exemplos de Bio para seu o perfil

Um guia completo com 90 ideias, frases e exemplos de bio para o Threads, além de dicas sobre como…
Saiba Mais
Mais LidosMídias Sociais

O que é Threads? Tudo sobre a nova concorrente do Twitter

Threads é uma nova ferramenta do Instagram, que promete ser a principal concorrente do Twitter.
Saiba Mais