Sobre o que vamos falar?
- Um dos principais profissionais de uma equipe de Marketing de Conteúdo é o Gestor de Conteúdo. Ele é responsável pelo gerenciamento e monitoramento de toda a produção feita pela sua equipe.
- Desde o “boom” do mercado digital, 7 a cada 10 empresas escolheram o Marketing de Conteúdo como estratégia de vendas, e ,por este motivo, a demanda por gestores de conteúdo qualificados só cresceu nos últimos anos.
- Leia este artigo para saber, em detalhes, quais são as principais atividades de um gestor de conteúdo, quanto pode ganhar no mercado e como fazer para trabalhar com isso.
- Para te ajudar a trilhar o caminho mais prático e escalável na gestão de conteúdo, preparamos um kit com especialistas que já passaram pelo que você está passando agora e tiveram as mesmas dúvidas. Confira no botão abaixo!
O Marketing de Conteúdo tem sido uma das principais alternativas para aumentar o faturamento de empresas desde 1895.
Gerar relacionamento com os clientes, usar conteúdos altamente relevantes para o público e educar os potenciais clientes são estratégias que funcionam e geram resultados a longo prazo.
De acordo com a pesquisa Content Trends, mais de 70% das empresas usam o poder do Marketing de Conteúdo para atrair, engajar e vender.
Em meio a um mercado com altas demandas de profissionais de Marketing de Conteúdo qualificados, esse é um prato cheio de oportunidades para os redatores freelancers e gestores de conteúdo.
Para quem já conhece um pouco da criação de conteúdo e pretende crescer na profissão, o próximo passo é se tornar um gestor.
É isso que você está buscando? Então, fique com a gente até o final e veja tudo sobre o assunto.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- O que é um Gestor de Conteúdo?
- O que faz um gestor de conteúdo?
- Quanto um Gerente de Conteúdo ganha?
- Quais habilidades um Gestor de Conteúdo precisa ter?
- O que eu preciso saber para me tornar um gerente de conteúdo?
O que é um Gestor de Conteúdo?
Em geral, uma empresa que precisa produzir conteúdo para a internet contrata uma Agência de Marketing, redatores freelancers ou tem um departamento focado apenas nisso.
Para ambos os casos, é preciso de uma equipe inteira para que o conteúdo passe pelas principais etapas de produção.
Já que a produção de conteúdo precisa de uma equipe e planejamento, é preciso ter um gerente de conteúdo também.
Mas, afinal, o que é um gestor de conteúdo?
Ele é o profissional responsável por gerir os projetos em que a equipe de Marketing de Conteúdo está trabalhando.
Ele é a peça fundamental para que um projeto possa ir para frente, fazendo o planejamento de pautas, briefings, calendário editorial, além de direcionar a equipe de redatores e resolver problemas que possam surgir na hora da produção e revisão dos textos.
Em outras palavras, o Gestor de Conteúdo é o líder de uma equipe de Marketing de Conteúdo. Como líder, ele deve entender profundamente os processos; por isso que, geralmente, os gerentes de conteúdo passam pela redação primeiro.
Dica: Se você pretende ser um gerente de conteúdos, a melhor atitude que pode tomar agora é se aprofundar nos conceitos de redação; o livro essencial para te ajudar nesta etapa é o “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, do Rafael Rez.
O que faz um gestor de conteúdo?
1. Planejamento
Todo projeto, antes de ser feito, precisa passar por um planejamento. Assim também ocorre com os projetos e campanhas de Marketing de Conteúdo.
Então, antes dos profissionais colocarem a mão na massa, o Gestor de Conteúdo é responsável por tudo que envolve o planejamento:
- Definição dos objetivos de cada conteúdo;
- Escolha dos Indicadores de Desempenho;
- Alinhamento dos objetivos com o Marketing Estratégico da empresa;
- Coleta de dados sobre o público-alvo (pesquisa de mercado);
- Criação da persona;
- Definição dos canais de comunicação; e
- Criação do calendário editorial.
Cada uma dessas atividades precisam ser feitas antes do início da produção de conteúdo. Só assim a equipe terá informações concretas para produzir de acordo com a necessidade do público, aumentando os resultados dos textos.
Falamos com detalhes sobre algumas dessas etapas no texto “Passo a passo para a criação de conteúdo como redator freelancer”.
2. Execução e coordenação
Feito o planejamento dos conteúdos, a função seguinte do Gestor de Conteúdo é executar o que foi planejado e coordenar o trabalho da equipe.
Mas isso não é feito exclusivamente por ele, pois a execução do projeto envolve toda a equipe que está sob a sua gestão.
As principais tarefas de um Gestor de Conteúdo na execução de um projeto são:
- Definir os temas e os títulos de cada texto;
- Alinhar o conteúdo dos textos com a estratégia de conteúdo;
- Estruturar os textos de acordo com um funil de conversão;
- Orientar a equipe na produção do conteúdo;
- Corrigir e revisar o conteúdo produzido; e
- Publicar o conteúdo.
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3. Monitoramento
Quando o conteúdo é publicado nos canais de comunicação da marca, a última tarefa do gestor para aquele conteúdo é o monitoramento das métricas.
Monitorando o conteúdo, o Gestor de conteúdo vai conseguir:
- Analisar as métricas com os Indicadores de Performance;
- Saber se os conteúdos estão cumprindo os objetivos esperados e definidos no planejamento;
- Verificar se a taxa de conversão aumentou após as publicações;
- Verificar se o conteúdo está tendo engajamento do público; e
- Reconhecer os possíveis erros que passaram despercebidos na execução para corrigi-los e melhorar os próximos conteúdos.
É por meio do monitoramento do conteúdo que o gerente de conteúdo tem em mãos todos os dados necessários para saber quais foram os acertos e os erros da produção de conteúdo.
Quanto um Gerente de Conteúdo ganha?
Segundo o site Glassdoor, a média do salário de um gestor de conteúdo no Brasil é de R$4.524,00, caso trabalhe em uma agência ou empresa como contratado.
Em geral, um gestor de conteúdo em começo de carreira inicia ganhando 2.500,00, podendo ganhar em torno de R$9.000,00 no futuro.
No entanto, se um Gestor de Conteúdo preferir trabalhar como freelancer, ele pode precificar o seu trabalho de acordo com o valor que achar melhor.
Dica: Se você preferir se tornar um prestador de serviços, pode basear seus valores de gestão de acordo com o que um contratado ganha ou com o preço cobrado em empresas concorrentes.
O bom de empreender é que você pode cobrar por cada cliente, em vez de ter um vínculo empregatício. Mas é preciso procurar seus próprios clientes e emitir Nota Fiscal.
Um gerente de conteúdo é mais valorizado e aumenta as chances de ganhar mais na área quando ele conhece todo o processo de conteúdo e gestão de forma profunda. Para isso, é necessário contar com especialistas que já fazem processos que funcionam.
Criamos um KIT de Marketing de Conteúdo com livros essenciais para qualquer gestor que precisa de um caminho claro e prático para começar ou se aperfeiçoar na área, contando com grandes nomes, como o Rafael Rez e Joe Pulizzi. [Confira o KIT clicando aqui]
Quais habilidades um Gestor de Conteúdo precisa ter?
Independente da área, um bom profissional precisa ter habilidades únicas para ser visto de forma diferente pelos clientes; com o gestor de conteúdo, não é diferente!
Para conseguir liderar uma equipe de Marketing de Conteúdo, um Gerente de Conteúdo precisa ter uma série de habilidades importantes.
Seja na fase de planejamento, de execução ou de monitoramento, estas habilidades serão extremamente úteis para seu trabalho. Algumas delas são:
- Profundo conhecimento em Marketing Digital – especificamente em Marketing de Conteúdo;
- Capacidade de liderança e resolução de problemas;
- Visão analítica;
- Domínio dos indicadores;
- Atenção às tendências do mercado;
- Comunicação clara com a equipe.
Se você quer saber mais sobre como liderar sua equipe de conteúdo, fizemos um conteúdo sobre as habilidades de um líder; veja aqui.
O que eu preciso saber para me tornar um gerente de conteúdo?
Além de ter que desenvolver habilidades muito úteis, o gerente de conteúdo precisa adquirir um conhecimento profundo sobre Marketing de Conteúdo.
Cada detalhe sobre como escrever conteúdo, quais canais usar para se comunicar com o público, como fazer um funil de conversão eficiente… o gestor de conteúdo precisa dominar tudo isso e mais um pouco!
Se você quer se aprofundar no estudo do Marketing de Conteúdo para trabalhar na área, confira o Kit de Marketing de Conteúdo da DVS Editora.
Você terá em mãos tudo o que um gestor de conteúdo precisa saber para criar e executar uma estratégia de conteúdo eficiente.
Você vai entender sobre temas, como:
- Modelo de negócio para Marketing de Conteúdo;
- Ciclo de envolvimento;
- Criação de calendário editorial;
- Tipos de conteúdo;
- Círculo dourado do conteúdo;
- Linha editorial e tom de voz;
- A importância do Storytelling para uma marca;
- Criação de persona;
- Tipos de persona;
- A função de um blog na criação do conteúdo;
- Estratégias de tráfego para conteúdo;
- Os melhores canais para investir em conteúdo;
- E muito mais!
Então, se você quer dominar este assunto e se tornar um gerente de conteúdo de sucesso, adquira já o seu KIT de Marketing de Conteúdo clicando no botão abaixo.
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