Desvende os segredos de um planejamento de marketing eficaz! O artigo revela como um bom planejamento de marketing é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Aprenda o que é, por que é importante, e como criar um plano de marketing que realmente traga resultados. Bora ler?👇
Principais assuntos deste post
- Importância do Planejamento de Marketing: O artigo enfatiza que o planejamento de marketing é um dos pilares mais importantes para a estratégia de qualquer empresa, sendo decisivo para o sucesso do negócio.
- Definição e Objetivos: É essencial entender o que é um planejamento de marketing, que basicamente é um plano completo com tudo o que a empresa deve fazer para atingir certos objetivos através do marketing.
- Execução e Monitoramento: Além de criar um plano, é fundamental colocá-lo em prática e monitorar os resultados. O planejamento de marketing deve ser acompanhado de informações, dados, ferramentas e resultados que permitam fazer ajustes conforme necessário.
- O ambiente digital dá oportunidade para quem executar boas estratégias de marketing. Você pode aprender a fazer, conhecendo o nosso Kit Marketing Digital, clicando no botão abaixo:
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Um dos fatores mais decisivos para o sucesso de uma empresa é a qualidade do seu plano ou planejamento de marketing. Apesar de não ser o único fator, existem muitos exemplos de empresas que dependeram bastante do planejamento de marketing para dar certo.
Por isso, esse é um tema de alta relevância e qualquer empreendedor que pensa grande precisa entender do assunto.
Neste artigo, você vai entender o que é um planejamento de marketing, por que isso é tão importante para o seu negócio e quais são os “segredos” para construir um plano eficaz e que traga resultados.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- O que é o planejamento de marketing?
- Para que serve e qual o objetivo do planejamento de marketing?
- Como fazer seu planejamento de marketing?
- Exemplos de planejamento de marketing de sucesso
- Vá além do planejamento e execute!
O que é o planejamento de marketing?
A primeira coisa que você deve fazer, antes de tudo, é entender o que é um planejamento de marketing. E isso é, basicamente, ter um plano completo, com tudo o que a empresa deve fazer para atingir certos objetivos através do marketing.
É bom deixar claro que o marketing não é apenas a imagem de uma empresa. O marketing é a relação que a sua empresa e o seu produto têm com os seus clientes – os atuais, que compram de você agora, e os clientes em potencial, que vão comprar no futuro.
Na prática, um planejamento de marketing é um plano detalhado para fidelizar clientes que você já tem e atrair os clientes que você ainda não tem, sempre com o objetivo final de vender mais.
Esse plano deve ser escrito e, como já dissemos, completo. Ele precisa ter seus principais objetivos, juntos das metas, estratégias e caminhos que serão utilizados para atingi-los.
Ele também precisa ser acompanhado de informações, dados, ferramentas e resultados que vão te dar uma visão sobre o cenário e mostrar se o plano está dando certo. Isso te permite fazer os ajustes necessários para ter bons resultados.
Todo planejamento funciona exatamente como um mapa e nele você consegue ver o destino onde quer chegar e os caminhos que precisa trilhar para completar a viagem.
No caso do planejamento de marketing, funciona exatamente assim, sendo quase um passo a passo ou um manual que deve guiar todas as suas ações (que envolvem o marketing da empresa).
+Dica: Se você se interessa por planejamento de marketing, provavelmente vai se interessar pelo nosso artigo sobre Marketing Digital Para E-Commerce, onde listamos alguns passos para gerar vendas em lojas online. Clique aqui para ler.
Para que serve e qual o objetivo do planejamento de marketing?
Todo planejamento de marketing tem o objetivo principal de gerar mais vendas e mais faturamento para o caixa de uma empresa. No entanto, assim como tudo na gestão de um negócio, o marketing e seu planejamento precisam ser feitos com estratégia.
Podemos dizer que um planejamento de marketing serve para que o relacionamento entre uma empresa e seus clientes seja sempre agradável e benéfico para os dois lados.
Sim, é esse o objetivo de todo marketing e ter um bom planejamento aumenta as suas chances de atingir este objetivo.
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É essencial entender que o planejamento de marketing é um elemento de estratégia – que é uma necessidade básica para uma empresa que quer dar certo.
Ter uma estratégia é saber o que você está fazendo. O antigo sábio e general chinês Sun Tzu dizia que, dentro de uma estratégia, nenhum passo é dado em vão. Você consegue perceber o quanto isso é importante?
Acontece que, quando você tem um estratégia, todas as suas ações são guiadas por ela e têm, cada uma, um objetivo. Você não age por acaso, não dá nem um passo em vão e não depende de sorte.
No Brasil, por exemplo, a maioria absoluta das empresas não têm nenhum tipo de estratégia. Quais consequências disso? Uma delas é que a maioria dessas empresas fecha em menos de 5 anos.
A empresa que tem um planejamento de marketing está garantindo que sua relação com seu cliente (que é a origem de todo o seu faturamento) será sempre vantajosa e nunca irá se deteriorar. Ter um planejamento de marketing é ter mais chances de faturar bem.
Como fazer seu planejamento de marketing?
Agora você já entende, de certa forma, o quão importante e decisivo é ter um planejamento de marketing. O que você precisa saber, além disso, é como fazer um.
Se você pensa que precisa ser um publicitário para ter alguma chance de construir um planejamento de marketing inteligente e eficaz, está enganando. Por mais que seja preciso estudar e ter conhecimento, você pode, sim, fazer isso.
Existem algumas coisas que você precisa ter em mente para esboçar um planejamento de marketing, por exemplo:
- Qual é o seu público alvo;
- Se o seu objetivo é atrair mais clientes novos, vender ainda mais para os clientes que já tem ou um pouco das duas coisas?
- Quais serão os canais que você vai usar para colocar seu marketing em ação;
- Em quanto tempo você quer atingir determinados objetivos (o que envolve criar metas, que servem como pequenos pedaços de objetivos maiores);
- Saber se vai precisar de novos profissionais ou contratar empresas para executar tarefas de comunicação, como social media, copywriting, tráfego pago, marketing de conteúdo, etc;
- Entender a importância do ambiente digital, as oportunidades que ele oferece e saber o que são cada uma das funções do tópico acima.
- Ter ferramentas ou métricas para acompanhar os resultados de cada fase da estratégia;
- Saber quais são os erros e acertos do marketing dos seus concorrentes, evitar cometer os mesmo erros e repetir os acertos, se isso for adequado.
Olhando para esse tanto de tópicos, pode parecer difícil, para um empreendedor sozinho, realizar o seu próprio planejamento de marketing. Mas na prática, tudo isso é bem mais simples, desde que você tenha uma noção do que está fazendo.
Não se preocupe, ao fim deste artigo, vamos te dizer exatamente o que você precisa saber para dar o primeiro passo e começar a elaborar seu planejamento de marketing através da internet.
+Dica: Esperamos que este artigo esteja deixando clara a importância da estratégia na hora de empreender. Para entender mais a fundo sobre esse assunto, recomendamos fortemente que você leia o livro Sua Estratégia Precisa de Uma Estratégia. Clique aqui para saber mais ou adquirir o livro.
Exemplos de planejamento de marketing de sucesso
Quando dizemos que o planejamento de marketing foi um dos fatores mais decisivos para o sucesso de algumas das empresas mais bem sucedidas de hoje, estamos falando de casos reais e que servem como exemplo para qualquer empresa.
O mais conhecido talvez seja o da Starbucks. Quando Howard Schultz assumiu o comando da empresa em 1982, havia apenas uma pequena rede de cafeterias em uma única cidade.
Hoje, a Starbucks é simplesmente uma das marcas mais conhecidas e tem dezenas de milhares de lojas em todo o mundo.
Isso aconteceu graças a dois fatores: o senso de empreendedorismo de Schultz e ao tipo de relação que a cafeteria consegue ter com seus clientes (o que costumamos chamar de marketing).
Um exemplo brasileiro que, vez ou outra citamos aqui no blog, foi o do banco Nubank. No caso, o planejamento de marketing da empresa tem muito de estratégias focadas na experiência e satisfação do cliente.
Está gostando do artigo? Leia mais artigos sobre Marketing Digital no nosso blog
Concentrando esforços em satisfazer seus clientes, a fintech brasileira conseguiu mais 70 milhões de clientes (sem gastar milhões com marketing).
A lógica por trás desse tipo de estratégia é simples: os clientes, satisfeitos com a empresa, se tornam praticamente fãs e passam a recomendá-la para seus amigos e familiares, que também se tornam clientes, sem que a empresa pague anúncios para atraí-los.
Enfim, esses são apenas dois entre milhares de exemplos onde o planejamento de marketing foi o fator mais decisivo para o sucesso de uma empresa.
+Dica: O tipo de estratégia que o Nubank usou pode ser chamada de Customer Success. Escrevemos um artigo completo, explicando como esse tipo de estratégia pode ajudar o seu negócio. Clique aqui para ler.
Vá além do planejamento e execute!
Agora, saindo dos exemplos de grandes empresas e voltando para o seu caso, independente do tamanho da sua empresa, tudo isso precisa sair do papel e se tornar realidade.
Na verdade, antes de qualquer coisa, você precisa começar a ter um planejamento de marketing próprio, que esteja de acordo com a realidade da sua empresa em aspectos como:
- O tamanho e prazo dos objetivos;
- A capacidade de atendimento e produção;
- Os recursos disponíveis para serem usados a favor do seu marketing
Você deve imaginar que a internet, as redes sociais e o ambiente digital como todo abriram portas para que empresas de todas as áreas e tamanhos pudessem ter estratégias reais de marketing.
Por isso, ressaltamos a importância de entender e usar o ambiente digital a seu favor. Você aprende tudo o que precisa saber para fazer isso em três leituras simples e indispensáveis:
- Marketing Digital Na Prática – Como Criar Do Zero Uma Estratégia de Marketing Digital Para Promover Negócios ou Produtos, de Paulo Faustino;
- Marketing de Conteúdo – A Moeda do Século XXI, de Rafael Rez;
- Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios – Como Vender Através das Maiores Redes Sociais do Mundo, de Luciano Larrossa.
Estes três livros reúnem, juntos, o conteúdo necessário para que todo empreendedor consiga melhorar os resultados da sua empresa usando o Marketing Digital.
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Outro livro que não poderia ficar de fora desta lista é o Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios, do especialista em anúncios Luciano Larrossa.
Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.
A ideia é simples: levar o seu produto para os lugares com a maior quantidade de tráfego do mundo todo! E não importa se você vai produzir conteúdos ou anunciar nas plataformas – este livro vai te guiar por tudo isso nas 3 plataformas.
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