Mídias Sociais

Os segredos por trás de um Instagram de Sucesso em 2023

Sobre o que vamos falar?

  • Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, o Instagram ainda é, e continuará sendo, a melhor rede social para empresas que querem se relacionar mais com clientes e aumentar seu faturamento através da internet.
  • É claro que, para isso, não basta produzir conteúdo de qualquer jeito, sem o mínimo de planejamento e estratégia.
  • Mas, como você vai ver neste artigo, ter uma estratégia e caprichar na produção de conteúdo pode ser mais simples e vantajoso que parece.
  • Mostramos o que está por trás de um Instagram de sucesso e como você pode aplicar isso. Também dissemos como você pode se aprofundar no assunto para ter resultados ainda mais sólidos, no livro de Rafael Terra, clicando no botão:

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É surpreendente como o Instagram, uma das 3 maiores redes sociais do mundo, tem se mostrado uma ferramenta poderosa para qualquer tipo de negócio.

A verdade é que as constantes mudanças no algoritmo e nas regras da plataforma não conseguem “estragar” a rede social ou torná-la menos atraente para empreendedores de todos os níveis.

Portanto, se você quer saber como se posicionar corretamente nessa rede social e ter um Instagram de sucesso em 2023, engajar sua audiência e aumentar seus lucros de maneira simples, continue lendo o artigo até o final.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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Os segredos de um Instagram de sucesso

Os segredos de um Instagram de sucesso

O que muita gente ainda não entendeu é que um Instagram de sucesso é usado de forma estratégica. Isso quer dizer, basicamente, que cada post na rede deve ter um objetivo. Mas como assim?

É simples. No Instagram, você sempre deve ter alguns objetivos em mente, como atrair as pessoas para te seguirem, engajar os posts e fazer com que eles tenham muitas interações e, é claro, vender.

Na prática, podemos resumir tudo em 5 passos para construir um Instagram de sucesso para qualquer tipo de negócio.

1. Tenha uma linha editorial bem construída

O primeiro passo é construir uma boa linha editorial. Uma linha editorial é, em um Instagram de sucesso, um planejamento do que vai ser postado em cada dia.

Na linha editorial você vai definir de forma geral a maior parte do que será postado. É comum fazer esse planejamento de acordo com cada dia da semana, mas isso depende de quantos posts semanais você fará.

Ao planejar a linha editorial, você define alguns aspectos que vão nortear cada um dos seus posts, como:

  • O formato do post – se é reels, imagem estática, carrossel, etc.;
  • Qual o objetivo mais imediato do post, que pode ser gerar mais engajamento com comentários, compartilhamentos, reter atenção do público, chamar para uma compra;
  • O que você quer transmitir com aquele post. Você pode associar isso a algum sentimento ou gatilho mental no público, como gerar autoridade, medo, escassez, criar mais conexão, dentre outros.

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2. Produza conteúdo de qualidade

Você só vai ganhar algo postando conteúdo no Instagram se produzir um conteúdo de qualidade. Isso parece óbvio, mas muitos empreendedores simplesmente não fazem isso.

Inclusive, muita gente pensa que o Instagram não é uma boa ferramenta para vender por causa disso. Na maioria das vezes, os maus resultados no Instagram são fruto de conteúdos ruins e falta de estratégia.

Um conteúdo de qualidade não é apenas aquele que usa assuntos em alta para se promover e ficar “enchendo linguiça”. Um conteúdo de qualidade é, sobretudo, útil ao público.

Talvez o maior fundamento do marketing de conteúdo, em qualquer meio, seja agregar valor, de algum jeito, às pessoas que vão consumir este conteúdo. Um exemplo perfeito é este artigo que você está lendo.

+Dica: O empresário Rafael Rez ensina como empresários podem usar o conteúdo para expandir seus negócios e aumentar suas vendas no livro Marketing de Conteúdo, A Moeda do Século XXI. Clique aqui para adquirir.

3. Mostre os bastidores do seu conteúdo

Mostre os bastidores do seu conteúdo

Há quem estime que as chances de uma pessoa comprar algo dobram, quando o vendedor é tido como um amigo ou como uma pessoa próxima.

Sendo ou não verdade, fato é que a amizade pode ser um fator muito determinante na hora de vender para o seu público. Isso não quer dizer que você precise frequentar a casa de cada seguidor e conhecê-los todos pelo nome.

Em um Instagram de sucesso, você precisa causar uma sensação de proximidade, de uma certa intimidade, com os seus seguidores.

Mas isso deve ser feito com o máximo de naturalidade possível, para que seja uma sensação legítima. Para isso, existem os stories.

Em um Instagram de sucesso, os stories são alimentados todos os dias, mostrando os bastidores da empresa e do conteúdo que ela produz. Esse contato mais próximo gera conexão e ajuda o público a ter uma amizade genuína com a empresa.

+Dica: Os stories costumam ser muito associados ao storytelling, a arte de contar histórias. Entenda por que isso é tão importante e como usar, no nosso artigo sobre Storytelling. Clique aqui para ler.

4. Interaja com os seus seguidores

Uma vantagem absurda que você tem, ao usar o Instagram é o contato direto com o público. Você pode interagir, conversar, entender e criar uma conexão genuína.

Uma das melhores coisas que você pode fazer é dedicar algum tempo para interagir com os seguidores, respondendo mensagens e comentários de forma natural e descontraída.

Essa é a postura de uma empresa que valoriza a atenção e a preferência de seus seguidores, que são atuais ou futuros clientes.

Cada vez que um seguidor responde seus stories ou comenta um post, é sinal de que a sua estratégia de gerar engajamento está dando certo.

Cabe a você reagir bem a isso, retribuindo a atenção e deixando a empresa cada vez mais próxima destes seguidores “engajados”. Só não esqueça de manter uma interação natural e genuína.

 

5. Foque na comunicação com o público

Uma coisa que deve ter ficado clara para você é que, bbbbmm
Os posts e o conteúdo devem falar a língua do público, agradar ao público, ser úteis ao público, sempre.

Um erro comum no Instagram de algumas empresas é o dono do negócio querer que os posts e conteúdos produzidos estejam do seu próprio agrado.

Muito além de um capricho sem sentido, isso é um erro grave, que pode comprometer todo o seu trabalho feito nessa rede social.

Um conteúdo que é produzido para agradar alguém que não seja o público alvo da empresa é um desperdício de tempo, energia e, vale ressaltar, de dinheiro.

+Dica: Para entender como esse foco no cliente pode ser algo poderoso, vale a pena ler o nosso artigo Sucesso do Cliente: Fidelize Seu Cliente Usando Customer Success. Clique aqui e leia o artigo.

Por que o Instagram é bom para o marketing digital?

Por que o Instagram é bom para o marketing digital?

Quem tem algum conhecimento sobre marketing digital deve saber que o Instagram é quase o “queridinho” nesse assunto.

Tanto para tráfego orgânico, aquele que você constrói apenas postando, sem aplicar dinheiro, como para tráfego pago, que é quando você investe para que uma publicação alcance mais gente, o Instagram é muito utilizado.

Isso tem motivos bem precisos. O primeiro deles é que estamos falando da terceira maior rede social de todo o mundo, com quase 1 bilhão e meio de usuários. As pessoas estão no Instagram. A lógica é que as empresas também estejam.

Porém, existem outros fatores que fazem com que ter um Instagram de sucesso seja extremamente vantajoso para os negócios.

As características e possibilidades dessa rede social são muito oportunas. Nela você pode fazer contato com o público de várias formas.

Vídeos curtos, vídeos longos, lives, imagens estáticas, carrosséis com imagens, os textos das legendas e dos stories – sem contar com as reações que o público pode usar para interagir nos stories.

Esse leque de possibilidades é uma vantagem tremenda para quem souber usar. Ao ter diferentes formatos para produzir conteúdo, você tem diferentes formas de estimular os sentidos do público e de “entrar em sua mente”, no bom sentido.

Algumas pessoas se sentem mais confortáveis consumindo conteúdos leves, através de imagens. Outras, preferem ler textos como legendas. Também têm aquelas que preferem vídeos ou que gostam da interação mais “íntima” dos stories.

O Instagram permite que você chegue por todos estes caminhos ao público, basta você explorar as vantagens de cada formato do jeito certo.

Aliado a isso, o Instagram tem, desde sua origem, uma interface simples e agradável. Em outras palavras, é fácil e satisfatório para o nosso cérebro usar aquela rede social, o que faz as pessoas passarem mais tempo usando-a.

+Dica: Paulo Faustino te ensina a criar uma estratégia de marketing digital para qualquer negócio do zero, no livro Marketing Digital na Prática. Clique aqui para ler.

Estar no Instagram é estar na internet

Estar no Instagram é estar na internet

Por mais que seja listado como a terceira maior rede social do mundo, podemos colocar o Instagram como a principal destas redes.

Acontece que hoje, nenhuma rede social no mundo, reúne todas as características e vantagens que o Instagram proporciona aos seus usuários, sejam eles pessoas físicas ou empresas.

Outras redes sociais podem superar em termos de números totais de usuários, mas todas apresentam sérias limitações quanto à interface e à possibilidade de formatos que esta rede social apresenta.

Só existem duas únicas formas de uma rede social alcançar ou superar o Instagram neste sentido.

No caso de uma rede social concorrente, seria perdendo sua identidade original e reformulando sua proposta inicial, o que seria uma mudança muito radical e arriscada.

E a outra possibilidade, seria uma nova rede social surgir e ascender, crescer no meio de tantas outras – o que, além de ser improvável, exigiria que essa suposta rede copiasse o Instagram de forma explícita, o que não seria bem visto.

Por todos estes motivos, ter um Instagram de sucesso deve ser o objetivo de toda empresa que quer ter uma presença digital. Estar no Instagram é estar na internet.

 

Como fazer o seu perfil bombar com o marketing digital

Como fazer o seu perfil bombar com o marketing digital

Sempre é possível – e necessário – se aprofundar em uma estratégia para ter os melhores resultados possíveis com ela.

Quanto ao Instagram, é a mesma coisa. Para ter resultados maiores a curto e longo prazo, você precisa entender melhor como usar a rede social para atingir esse objetivo.

Um Instagram de sucesso pode ser uma verdadeira fábrica de seguidores que curtem, engajam, compram e se tornam clientes fiéis da sua empresa.

Se você quer ter um manual de como fazer isso ainda este ano, o livro Instagram Marketing, de Rafael Terra, é uma leitura indispensável.

No livro, o autor traz uma explicação clara e metódica de como empreendedores de todos os nichos podem explorar o potencial comercial desta rede. Para adquirir a obra, basta clicar no botão abaixo.

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