A importância das Mídias Sociais para empresas

Leia abaixo o prefácio do livro Monitoramento e métricas de mídias sociais: do estagiário ao CEO (DVS Editora), de Diego Monteiro (fundador da plataforma de monitoramento SCUP) e Ricardo Azarite (head de mídias sociais no Kekanto), e entenda a importância das mídias sociais quando utilizadas de maneira correta por uma empresa. 

Nas interações sociais que tenho em torno da temática das mídias sociais, sejam elas em rodinhas de cerveja, em conversas informais ou em palestras, o assunto mais quente e que mais provoca sentimentos inconsistentes é a tal da medição do retorno sobre investimento (um sentimento que ROI por dentro). Arrisco dizer que além do retorno, também existem outras inquietudes sobre a medição da performance de ações e reações em mídias sociais. Talvez pelo simples fato de que nós, humanos, ignoramos a ciência e paciência requeridas quando queremos melhorar a forma como interpretamos nosso empirismo nos negócios.

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Buscamos sempre o caminho mais fácil: “Se deu certo com ele vai dar certo comigo”, “Vamos fazer como nosso concorrente”, “Se o guru falou é porque dá certo”. Será que medir está tão misturado com nosso cotidiano que esquecemos de tratá-lo como tal? Afinal de contas, tomamos a dose correta de remédio para o efeito sair como desejamos, compramos roupas sabendo que medida precisamos e nossos edifícios ficam de pé porque usamos as medidas certas de largura e distância entre pilares.

Como utilizar mídias sociais em empresasNesta altura, Peter Drucker deve estar mandando sinais paranormais para nos lembrar da sua célebre frase: “Se você não pode medir, você não vai conseguir gerenciar”. E para que serve medir a performance do seu negócio? Cito pelo menos quatro razões-chave para justificar: melhorar sua tomada de decisão, aprender e ajustar para evoluir seu desempenho, abrir alas para que você consiga estipular metas a serem alcançadas e agir em tempo para corrigir algo em rota de colisão. Será que vale a pena investir um tempo para entender e interpretar melhor o que estamos fazendo nas mídias sociais?

Dados quantitativos derivados da nossa experimentação ajudam a complementar nossas percepções, discussões, entendimento e, até mesmo, podem explicar resultados qualitativos que são mais difíceis de mensurar. Albert Einstein uma vez disse que “nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado”. Essa é a beleza e a verdadeira ciência da medição de desempenho: nunca sabemos a resposta correta e a incerteza apimenta nosso cotidiano profi ssional. No frigir dos ovos, todos queremos saber o que podemos tirar das mídias sociais para justifi car o investimento em tempo e dinheiro nelas e, uma vez fazendo algo nesse ambiente, como acompanhar de maneira efetiva.

Para sanar dúvidas de forma definitiva, este livro tem uma metodologia bem estruturada e poderosa para ajudar sua empresa ou seus negócios florescerem nas mídias sociais. Os autores aceleram o seu entendimento e aprendizado introduzindo o conceito do “Ciclo de Mídias Sociais” (SMC – abreviatura do inglês Social Media Cycle) e estabelecem três níveis de maturidade deste ciclo: um caminho evolutivo prático e objetivo para que a adoção das mídias sociais ocorra de forma progressiva e gere valor para seus negócios sem colocar a carroça na frente dos bois. Com isso, você já parte com metodologia e objetivos nas mãos. Falta executar e monitorar.

E falando em monitorar, o livro está recheado de exemplos de métricas e formas de acompanhamento das ações em mídias sociais, sejam elas feitas e executadas internamente, por equipe própria ou externamente. As métricas também não estão sozinhas. O livro ajuda a refletir sobre os seus processos de negócios e como sua equipe está estruturada.

Recomendo a leitura para quem deseja aprender sobre mídias sociais e recomendo adotar este livro como guia prático para múltiplas consultas futuras.

Prefácio do livro Monitoramento e métricas de mídias sociais: do estagiário ao CEO.
De Fabio Cipriani

Autor de “Estratégia em Mídias Sociais – Como Romper o Paradoxo das Redes Sociais e Tornar a Concorrência Irrelevante”

Uma ideia sobre “A importância das Mídias Sociais para empresas

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